Quinta-feira, 9 de junho de 2022 - 06h05
HOJE É
Dia da Imunização. Dia Nacional do Porteiro. Dia Internacional dos Arquivos, "Dia Nacional de Anchieta" (Dec 55.588/1965).
Católicos lembram São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”. Santos Primo e Feliciano (Mártires). São Columba, também celebrado por Ortodoxos, Anglicanos e Luteranos e Igreja Luterana. Beata Ana Maria Taigi.
RONDÔNIA
1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e em seu lugar criando o Incra. 1975 – Humberto da Silva Guedes assume como governador do Território e implanta a estrutura básica para o Estado.
BRASIL
1880 - Fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. 1892 – Parte do Rio de Janeiro a Comissão Cruls, nomeada pelo presidente Floriano Peixoto para demarcar o local, no Planalto Central, onde seria construída a futura capital do país.
MUNDO
68 — Morre, por suicídio, Nero, imperador romano. 1870 – Morre Charles Dickens, na obra “Oliver Twist” (1873), cita a delinquência gerada pelas condições precárias da sociedade. 1934 — Primeira aparição de Pato Donald, personagem de Walt Disney. 1948 — UNESCO funda o Conselho Internacional de Arquivos.
FOTO DO DIA
José Guedes (e) e Tomás Correia (D), importantes atores políticos na fase inicial do Estado. Guedes, goiano, eleito vereador da capital (PMDB) em 1982, renunciou em 1985 ao assumir a prefeitura, o último prefeito nomeado de Porto Velho. Deputado federal em 1986, em 1988 participou da fundação do PSDB; eleito prefeito em 1992. Tomás Correia, cearense, promotor de Justiça na época do Território, não foi incluído no grupo formador do Ministério Público estadual por ser considerado pelo governador Jorge Teixeira seu “inimigo pessoal”. Tomás foi eleito deputado e um dos que escreveram em 1983 a primeira Constituição estadual. Acusado de “falta de decoro” por Teixeira, que pedia sua cassação, não aprovada pelos outros deputados. Eleito vice-prefeito da capital em 1985 renunciou ao mandato de deputado e assumiu como prefeito em 1986, devido à renúncia do titular Jerônimo Santana. (Texto Lúcio Albuquerque)
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri