Domingo, 20 de novembro de 2022 - 11h13
COMEMORA-SE
Dia Internacional da Criança (ONU), Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, Dia do Auditor Interno. Dia do Biomédico, Dia do Técnico em Contabilidade, Dia Nacional da Consciência Negra.
Católicos celebram São Gelásio I, São Félix de Valois, Santo Edmundo, São Gregório de Decápoles (Igreja Ortodoxa)
RONDÔNIA
20 – 1953 – O deputado federal Aluízio Ferreira comunica que o Território do Guaporé terá um novo governador, o coronel Ênio Pinheiro, substituindo Jesus Hosanah. (Alto Madeira 20.11.1953)
20 – 1990 – Membros da coligação “Vontade do Povo”, cujo líder o senador Olavo Pires foi assassinado no início do returno da campanha ao governo estadual, publicaram uma “Carta aberta” declarando apoio à candidatura de Osvaldo Piana a governador. (Alto Madeira 20.11.1990).
BRASIL
1695- No quilombo dos Palmares, morre o líder negro Zumbi. 1889- A Argentina e o Uruguai são os primeiros países a reconhecer a República do Brasil.
MUNDO
1959- A ONU aprova a Declaração Universal dos Direitos da Criança. 1962 — Fim da Crise dos Mísseis de Cuba: A União Soviética retira seus mísseis de Cuba.
1985- Lançada a 1ª versão do sistema operacional Windows.
FOTO DO DIA
Como capitão, em 1945, o engenheiro militar Ênio Pinheiro (FOTO) comandou a 2ª Companhia Rodoviária Independente em Porto Velho, cidade onde voltaria 8 anos depois, já como coronel, para ser o 7º governador do Território do Guaporé e outra vez no mesmo posto, em 1961, quando o Guaporé dera lugar a Rondônia, nos dois casos por indicações de seu primo e deputado federal Aluízio Ferreira, então a grande liderança política da região. Em 1945, quando Aluízio governava o Guaporé, o tenente engenheiro Fernando Gomes, que chefiava a equipe de campo que abria uma rodovia (no traçado por onde depois foi feita a BR-364) desapareceu na região de “São Pedro”, fato que gerou várias suposições, incluindo suspeições sobre Aluízio, o então governador, que teria tido duas divergências com o tenente, cujo sumiço nunca foi esclarecido.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri