Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA domingo, 30 de OUTUBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA domingo, 30 de OUTUBRO - Gente de Opinião

HOJE É 

Dia da Merendeira Escolar.  Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Dia do Ginecologista. Dia do Material Bélico (EB). Dia do Balconista. Dia do Comerciário. Dia do Fisiculturista.

Católicos celebram São Marcelo, São Germano

RONDÔNIA

1913 – Pelo decreto 741 o governador Jonatas Pedrosa (AM) eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

1953 – O diretor Francisco Ferreira de Oliveira (Departamento de Segurança e Guarda do Guaporé), publica portaria proibindo o fumo “nos teatros e cinemas do Território”. 

2021 – Falece o jornalista Sílvio Santos, folclorista, compositor, sambista, escritor, membro da Academia Rondoniense de Letras, autor da coluna “Lenha na Fogueira” sob pseudônimo “Zé Catraca”.

BRASIL

1969 – O Brasil tem novo presidente da República, o general Garrastazu Médici, o 28º desde a república.  1973 – Com a sanção do presidente Médici, é criada a secretaria do meio ambiente, órgão que mais tarde forma o Ibama. 1988 – Ayrton Senna conquista seu 1º campeonato de Fórmula 1.

MUNDO 

1938 — Milhões de moradores de Nova York entram em desespero, quando uma adaptação para o rádio do romance de ficção  A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, dirigida por Orson Welles, é transmitida. 2014 — A Suécia é o primeiro estado membro da União Europeia a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina.


FOTO DO DIA

Em qualquer campo da atividade humana, a covid-19 fez milhões de vítimas. Em Rondônia, mais precisamente dentre os que gostam de literatura, o mal também fez suas vítimas, nomes importantes, por exemplo a historiadora guajaramirense Lúcia Teresa, da Academia Guajaramirense de Letras e o poeta e cronista João Batista Correia, da Academia de Letras de Rondônia. Na História, três nomes importantes também se perderam, o memorialista Anísio Gorayeb, o historiador Francisco Matias e o jornalista Sílvio Santos, que o mundo da cultura rondoniense conheceu pelo apelido dado a ele (conforme contava) por um irmão mais velho: Zé Catraca, autor da única coluna ligada à cultura na imprensa rondoniense, a “Lenha na Fogueira”. Há um ano a covid levou Zé Catraca (foto) para o “expresso da meia-noite”, certamente para que ele faça a coluna por lá, no “Valhalla”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)