Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023 - 06h32
1918 – Acordo do prefeito Joaquim Tanajura e o diretor da EFMM Knox Little permite Porto Velho tenha as primeiras ruas iluminadas, o trecho da Avenida 7 de Setembro até a Rua da Palha (atual Natanael de Albuquerque)
1956 – O capitão Távora Buarque é o novo comandante da Guarda Territorial
1976 - Em sua coluna “Comentando” (Jornal Alto Madeira), o jornalista Simeão Tavernard denuncia o abandono que se encontra o futebol local.
COMEMORA-SE
Dia Mundial das Leguminosas (ONU). Dia do Atleta Profissional (Lei 9615/95).
Católicos celebram Santa Escolástica, Santos Zótico, Jacinto Amâncio (mártires)
BRASIL
1956 — Ocorre a Revolta de Jacareacanga de militares da Força Aérea Brasileira, abafada pelos legalistas. 1965 - Fechada a melhor empresa de aviação brasileira, a Panair do Brasil. 2014 — Morre o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, vítima do disparo de um rojão atirado por um black bloc no Rio de Janeiro. 2021 – Cancelado, devido ao covid, o carnaval carioca.
MUNDO
1755 - Morre o filósofo Montesquieu (n. 1869), autor da “teoria da separação de poderes”. 1898 – Nasce o dramaturgo Bertolt Brecht (m. 1958), grande influenciador do teatro contemporâneo.
FOTO DO DIA
Há 101 anos nascia em “Coração de Maria”, interior baiano, o garoto José Gabriel da Costa que, na região de Rondônia foi seringueiro. Ainda em “Coração de Maria” ele aprendeu a ler e escrever sem professor.
Em Porto Velho, depois de conhecer o uso da Hoasca (ayahuasca), em abril de 1959, depois de contato com usuários bolivianos. Em 1965 apenas com um grupo formado pela esposa e familiares, em Porto Velho, funda Associação Beneficente União do Vegetal.
Logo a seguir a entidade muda de nome, agora Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, num pequeno prédio na Avenida Abunã. Já conhecido por Mestre Gabriel, viu a UDV se desenvolver – atualmente são 12 núcleos só em Porto Velho.
Em 1971, em Brasília, Mestre Gabriel desencarnou.
Hoje a UDV, que tem núcleo em muitos estados e diversos países, e em todos, conforme o jornalista Montezuma Cruz, haverá comemorações pelo aniversário do mestre.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri