Sábado, 1 de outubro de 2022 - 09h56
HOJE É.
Dia Nacional do Idoso. Dia Internacional da Música. Dia Mundial da Urticária. Dia Internacional da 3ª Idade. Dia Nacional do Vereador. Dia do Vendedor. Dia Mundial do Vegetarianismo.
Católicos celebram Santa Teresa de Lisieux ou Santa Terezinha do Menino Jesus, São Bavão, São Nicécio de Tréveris, São Remígio de Reims,
RONDÔNIA
1941 – Assinado o Tratado de Washington entre Brasil e Estados Unidos, pelo qual retorna a exploração da borracha nativa na Amazônia e gera o Banco da Borracha (atual Basa).
2017 – Tendo como manchete principal “Rondônia perde seu maior historiador – O Alto Madeira deixa de circular”, chega às bancas e aos assinantes a última edição do jornal que em abril completou 100 anos.
BRASIL
1913 – Nasce Hélio Gracie, responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil (m. 2009). Em 1977 — Jogando pelo New York Cosmos (EUA), Pelé disputa a sua última partida oficial de futebol.
MUNDO
1752 — O cientista Benjamin Franklin (EUA) realiza a experiência da pipa, provando a eletricidade dos raios. 1774 — Ato do Marquês de Pombal extingue a Inquisição portuguesa. 1908 — Henry Ford lança o “Ford T”, o 1º carro popular da história. 1958 — Criada a Nasa (agência espacial norte-americana). 1971 - Criação do parque temático Walt Disney World, na Flórida (EUA).
FOTO DO DIA
1980 – “Uma imagem vale mais que mil palavras”, frase atribuída a Confúcio, o filósofo chinês. No caso presente, o texto explica melhor a risada. De que estão rindo todos? Talvez uma reação a uma piada dita pelo governador Jorge Teixeira, ou por quem na outra ponta da linha. Manhã de muito sol em março de 1980 em Ji-Paraná, inauguração do DDI – sistema que permitiria ao morador local falar com o resto do mundo, via telefone. Teixeira convidou para inaugurar um português que há anos saíra de sua aldeia e migrara para a beira do Rio Machado. E a conversa, de pouco minutos, mudou, por que o “portuga” resolveu falar com toda a aldeia, em quase uma hora, o sol torrando o cérebro de cada um. Quando Teixeira pode conversar com a parentada do lusitano, a melhor explicação seria: “Rir é o melhor remédio”, ainda que “se ria” sem graça. (F. Machado)
Copa do Brasil - Capital (DF) e 1 milhão esperam o Porto Velho
O Porto Velho derrotou o Cuiabá e levou para casa 875 mil reais. Agora, à espera do time rondoniense estão mais 1 milhão de reais e o adversário,
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 28 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1940 – O governo federal projeta constituir 10 novos Territórios, um dos quais o de Guaporé. (AM – Ed. 2.379 – Pág 1)1943 – A prelazia de
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.1949 – O ministério da Fazenda informa ao governador Araújo Lim
O DIA NA HISTÓRIA 26 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Instalada, de forma definitiva a Comarca de Porto Velho, em ato solene, tendo como titular o juiz de direito José Amaro Pereira.1948