Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA sábado, 1 de OUTUBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA sábado, 1 de OUTUBRO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia Nacional do Idoso. Dia Internacional da Música. Dia Mundial da Urticária. Dia Internacional da 3ª Idade. Dia Nacional do Vereador. Dia do Vendedor. Dia Mundial do Vegetarianismo.

Católicos celebram Santa Teresa de Lisieux ou Santa Terezinha do Menino Jesus, São Bavão, São Nicécio de Tréveris, São Remígio de Reims, 

RONDÔNIA

1941 – Assinado o Tratado de Washington entre Brasil e Estados Unidos, pelo qual retorna a exploração da borracha nativa na Amazônia e gera o Banco da Borracha (atual Basa). 

2017 – Tendo como manchete principal “Rondônia perde seu maior historiador – O Alto Madeira deixa de circular”, chega às bancas e aos assinantes a última edição do jornal que em abril completou 100 anos.


BRASIL

1913 – Nasce Hélio Gracie, responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil (m. 2009). Em 1977 — Jogando pelo New York Cosmos (EUA), Pelé disputa a sua última partida oficial de futebol.

MUNDO

1752 — O cientista Benjamin Franklin (EUA) realiza a experiência da pipa, provando a eletricidade dos raios. 1774 — Ato do Marquês de Pombal  extingue a Inquisição portuguesa. 1908 — Henry Ford lança o “Ford T”, o 1º carro popular da história. 1958 — Criada a Nasa (agência espacial norte-americana). 1971 - Criação do parque temático Walt Disney World, na Flórida (EUA).


FOTO DO DIA

1980 – “Uma imagem vale mais que mil palavras”, frase atribuída a Confúcio, o filósofo chinês. No caso presente, o texto explica melhor a risada. De que estão rindo todos? Talvez uma reação a uma piada dita pelo governador Jorge Teixeira, ou por quem na outra ponta da linha. Manhã de muito sol em março de 1980 em Ji-Paraná, inauguração do DDI – sistema que permitiria ao morador local falar com o resto do mundo, via telefone. Teixeira convidou para inaugurar um português que há anos saíra de sua aldeia e migrara para a beira do Rio Machado. E a conversa, de pouco minutos, mudou, por que o “portuga” resolveu falar com toda a aldeia, em quase uma hora, o sol torrando o cérebro de cada um. Quando Teixeira pode conversar com a parentada do lusitano, a melhor explicação seria: “Rir é o melhor remédio”, ainda que “se ria” sem graça. (F. Machado)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025

RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de abril de 2025

RONDÔNIAEm 1917 – O jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso em Porto Velho, deixa de circular e em seu lugar é editado o jornal Alt

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)