Sábado, 29 de outubro de 2022 - 06h05
HOJE É
Dia Nacional do Livro. Dia Mundial do AVC. Dia Nacional e Mundial da Psoríase. Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro. Dia Nacional do Cerimonialista (Lei 12.092/2009). Dia Nacional do Cerimonialista.
Católicos Celebram São Feliciano, São Narciso de Jerusalém, São Benedito em São Gonçalo do Amarante (RN), Beata Chiara Badano, Beato Gaetano Errico. São Abraão de Rostóvia (Igreja Ortodoxa Russa)
RONDÔNIA
1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé (FDR), tendo como presidente o médico Renato Medeiros; a FDR foi a 2ª entidade a coordenar o desporto em Porto Velho, a 1ª na década de 1920.
BRASIL
1810 -O rei D. João VI cria (RJ) Rio de Janeiro a Biblioteca Nacional (daí ser o Dia Nacional do Livro). 1945 — No poder desde 1930, Getúlio Vargas é deposto por militares de seu próprio ministério.
MUNDO
539 a.C. — Ciro, o Grande (fundou o Império Persa) entra a Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra. 1675 — Leibniz (Gottfried Wilhelm,) faz o 1º uso do s longo (∫) como símbolo da integral no cálculo. 1969 — O 1º link “de computador a computador” é estabelecido na ARPANET, precursora da Internet.
FOTO DO DIA
Fugindo da invasão francesa, o rei D. João VI chega ao Brasil em 1808 e implanta vários serviços e instituições antes, até, proibidas na então colônia, como o Banco do Brasil e o primeiro jornal impresso. Na fuga o rei trouxe também o acervo da biblioteca portuguesa, com a criação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, hoje considerada uma das 10 maiores do mundo (Unesco). A instituição é beneficiária da lei do Depósito Legal (fazendo o registro, a preservação da língua e das culturas nacionais). Em Rondônia a produção literária também é grande, com um acervo vasto que abrange os diversos segmentos da literatura – na foto uma amostra de autores e temas, registrando várias agremiações literárias, a mais antiga a Academia de Letras de Rondônia, criada em 1986.
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri