Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - Só nossa história e os personagens BOM DIA 14 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - Só nossa história e os personagens BOM DIA 14 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Pecuária. Dia Nacional do Meteorologista. Dia Mundial da Normalização. Dia Mundial da Visão.

Católicos lembram São Calisto.

RONDÔNIA

1956 – Jayme Araújo dos Santos toma posse como governador, o primeiro a ocupar o cargo com a nova denominação: Território de Rondônia. 1963 – Paulo Eugênio Pinto Guedes toma posse como governador do Território. 

BRASIL

1952 — Fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 1969 — O governo brasileiro edita os Atos Institucionais números 16 e 17. 

1873 – Nasce o francês Jules Rimet, criador da Copa do Mundo, em 1930. 1884 —George Eastman recebe patente do governo (EUA) pela invenção do novo filme fotográfico rolo. 1943 - II Guerra Mundial: Revolta dos prisioneiros no campo de extermínio de Sobibor (Polônia) contra os nazistas. 1944 — Acusado de conspirar para assassinar Adolf Hitler, o marechal Erwin Rommel é forçado a cometer suicídio. 1947- Charles Yeager é o primeiro homem a viajar à velocidade maior que a do som. 1949 – No Congresso (EUA) começa investigação contra suspeitos de ter vínculo com o comunismo. 1962 — A Crise dos mísseis de Cuba começa quando uma aeronave de reconhecimento americana tira fotografias de mísseis balísticos soviéticos sendo instalados em Cuba. 1964 — Martin Luther King Jr. recebe o Prêmio Nobel da Paz por combater a desigualdade racial através da não violência. 1947- Charles Yeager torna-se o primeiro homem a viajar a uma velocidade maior que a do som.

FOTO DO DIA

Cena comum nas pequenas vilas rondonienses na década de 1970, ao longo da BR-364 ou já nas extensões a partir da BR: a chegada de um ônibus transportando passageiros, oficialmente trazidos em viagens “de turismo”, esses aí já encontrando uma comunidade razoavelmente arrumada. Eram famílias inteiras, em busca de uma oportunidade na vida. A viagem era de uma dificuldade enorme, no caso desse grupo, vindo de ônibus, o que oferecia um pouco mais de conforto e segurança do que os milhares que chegaram em carrocerias de caminhões “pau-de-arara” onde chuva ou sol, e a poeira, eram componentes a mais para a viagem dos que se aventuravam em direção à “terra sem homens para homens sem terra”, como dizia uma das campanhas oficiais da “Marcha para o Oeste”. Muitos deixaram suas vidas pelo caminho, mas a grande parte encontrou um espaço novo para ajudar a construir o Estado. (Arquivo. Aleks Palitot)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

Gente de Opinião Sábado, 18 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)