Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 - 12h06
Lúcio Albuquerque
Para muitos, como o treinador de futebol Zagallo, um número termiando em 3 (o 13) é associado a sorte. Para outros, pelo contrário, é azar puro. Já outros, como é meu caso, o 3 é um número pelo menos interessante, até porque sou o terceiro filho e meu pai foi terceiro filho e minha mãe foi terceira filha, além de termos, eu e a Fátima (cujo nome é múltiplo de 3) três filhas, consequentemente três genros, e uma das filhas ter três filhas também. Fiz três vestibulares, passei em todos, e há uma estranha coincidência com esse n úmero, inclusive pelo fato de sermos seis irmãos, múltiplo de três.
Mas, e o número 3 na relação com fatos importantes que aconteceeram, e até mudaram o mundo? Bom apenas para registrar e lembrar, Cristo viveu 33 anos. Mas, sem irmos muito longe, que tal darmos olhada nos acontecimentos ocorridos com o número 3 desde o início do Século XX.
1903 - Pressionado pela ação de seringueiros e seringalistas na região boliviana conhecida por Acre, o governo brasileiro assina com aquele país o Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil assume aquela área e paga em forma, inclusive, com a construção de uma ferrovia chamada Madeira-Mamoré, por onde começou o que hoje é Rondônia.
1913 - Menos de um ano depois de inaugurada a Madeira-Mamoré já deu claros sinais de que será deficitária. E o governo brasileiro determina ao general Cândido Rondon que sirva de cicerone ao ex-presidente Theodor Roosevelt numa viagem pela Amazônia.
1923 - Fundado na Alemanha o que seria depois o Partido Nazista.
1933 - Adolf Hitler assume como presidente e chanceler da Alemanha.
1943 - Navios brasileiros são torpedeados por submarinos alemães e cresce no Brasil o clamor pela entrada do país na II Guerra Mundial. É instalado o SEMTA, direcionado a alistar e mandar para a Amazônia 30 mil pessoas, especialmente nordestinos, no que seria mais tarde conhecido por "soldados da borracha". O presidente Getúlio Vargas cria vários Territórios Federais, um deles o do Guaporé, depois Rondônia.
1953 - O Brasil cria a Petrobras. Na Ásia está no fim a Guerra da Coréia.
1963 - O jornalista Vinícius Abraão Coutinho Danin e outro companheiro sai de Porto Velho, os dois numa única lambreta, pela rodovia BR-364 e vai ao presidente João goulart, em Brasília, pedir que mantenha aberta a rodovia. Em meio a enormes greves gerais, materializa-se finalmente o que seria em 1964 o movimento militar que substituiu presidentes eleitos por generais escalados, e eleitos por um Congresso com dois partidos autorizados. Em Dallas, EUA, o presidente John Kennedy foi assassinado num episódio em que ficou claro que não havia interesse em investigar mesmo a autoria. E o mundo vê o Papa João XXIII promover a maior mudança comportamental da Igreja católica em muitos séculos.
1973 - A crise do Petróleo muda a economia mundial e o Brasil inicia a pesquisar mais forte o álcool como fonte alternativa ao petróleo.
1983 - Estado criado em 1981 e implantado em 1982, Rondônia tem sua primeira constituição promulgada a 6 de agosto. No Brasil cresce a mobilização para a volta da escolha do presidente da República pelo voto e o Congresso começa a discutir um projeto chamado "Diretas-Já" e que acabou não sendo aprovado.
1993 - O mineiro Itamar Franco altera a forma de governar e abre espaço a que haja a grande reforma munetária do país, implantando o Real logo a seguir.
2003 - O PT chega ao Poder. Deu no que deu....
2013 - ????????????????????
Bom, e não esqueçam que estamos em pleno Século XXI, número também divisível por 3.
Inté outro dia, se Deus quiser.....
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e