Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O número 3 e os anos acabados nele



Lúcio Albuquerque

Para muitos, como o treinador de futebol Zagallo, um número termiando em 3 (o 13) é associado a sorte. Para outros, pelo contrário, é azar puro. Já outros, como é meu caso, o 3 é um número pelo menos interessante, até porque sou o terceiro filho e meu pai foi terceiro filho e minha mãe foi terceira filha, além de termos, eu e a Fátima (cujo nome é múltiplo de 3) três filhas, consequentemente três genros, e uma das filhas ter três filhas também. Fiz três vestibulares, passei em todos, e há uma estranha coincidência com esse n úmero, inclusive pelo fato de sermos seis irmãos, múltiplo de três.

Mas, e o número 3 na relação com fatos importantes que aconteceeram, e até mudaram o mundo? Bom apenas para registrar e lembrar, Cristo viveu 33 anos. Mas, sem irmos muito longe, que tal darmos olhada nos acontecimentos ocorridos com o número 3 desde o início do Século XX.

1903 - Pressionado pela ação de seringueiros e seringalistas na região boliviana conhecida por Acre, o governo brasileiro assina com aquele país o Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil assume aquela área e paga em forma, inclusive, com a construção de uma ferrovia chamada Madeira-Mamoré, por onde começou o que hoje é Rondônia.

1913 - Menos de um ano depois de inaugurada a Madeira-Mamoré já deu claros sinais de que será deficitária. E o governo brasileiro determina ao general Cândido Rondon que sirva de cicerone ao ex-presidente Theodor Roosevelt numa viagem pela Amazônia.

1923 - Fundado na Alemanha o que seria depois o Partido Nazista.
1933 - Adolf Hitler assume como presidente e chanceler da Alemanha.

1943 - Navios brasileiros são torpedeados por submarinos alemães e cresce no Brasil o clamor pela entrada do país na II Guerra Mundial. É instalado o SEMTA, direcionado a alistar e mandar para a Amazônia 30 mil pessoas, especialmente nordestinos, no que seria mais tarde conhecido por "soldados da borracha". O presidente Getúlio Vargas cria vários Territórios Federais, um deles o do Guaporé, depois Rondônia.

1953 - O Brasil cria a Petrobras. Na Ásia está no fim a Guerra da Coréia.

1963 - O jornalista Vinícius Abraão Coutinho Danin e outro companheiro sai de Porto Velho, os dois numa única lambreta, pela rodovia BR-364 e vai ao presidente João goulart, em Brasília, pedir que mantenha aberta a rodovia. Em meio a enormes greves gerais, materializa-se finalmente o que seria em 1964 o movimento militar que substituiu presidentes eleitos por generais escalados, e eleitos por um Congresso com dois partidos autorizados. Em Dallas, EUA, o presidente John Kennedy foi assassinado num episódio em que ficou claro que não havia interesse em investigar mesmo a autoria. E o mundo vê o Papa João XXIII promover a maior mudança comportamental da Igreja católica em muitos séculos.

1973 - A crise do Petróleo muda a economia mundial e o Brasil inicia a pesquisar mais forte o álcool como fonte alternativa ao petróleo.

1983 - Estado criado em 1981 e implantado em 1982, Rondônia tem sua primeira constituição promulgada a 6 de agosto. No Brasil cresce a mobilização para a volta da escolha do presidente da República pelo voto e o Congresso começa a discutir um projeto chamado "Diretas-Já" e que acabou não sendo aprovado.

1993 - O mineiro Itamar Franco altera a forma de governar e abre espaço a que haja a grande reforma munetária do país, implantando o Real logo a seguir.

2003 - O PT chega ao Poder. Deu no que deu....

2013 - ????????????????????
Bom, e não esqueçam que estamos em pleno Século XXI, número também divisível por 3.

Inté outro dia, se Deus quiser.....

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)