Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

ORÇAMENTO 2018 – CONFÚCIO PODE FICAR NA MÃO DOS ESTADUAIS


Lúcio Albuquerque, repórter

Citado seguidamente como provável candidato a senador o governador Confúcio Moura deve dar atenção à fase final do atual ano legislativo, fortalecendo sua base dentro da Assembleia, para ter a aprovação do orçamento/2018, previsto para 7,8 bilhões de reais.

Atualmente, conforme informação da própria Assembleia, o orçamento 2018 está com o deputado Cleiton Roque, de Pimenta Bueno, relator da matéria e que, ainda da mesma fonte, estaria aguardando o encaminhamento, pelos deputados, de propostas de emendas – que devem se limitar apenas a movimentação de previsões orçamentárias de um para outro ente, mas não podem alterar o valor final.

CASO BIANCO

A atenção de Confúcio com relação ao projeto orçamentário de 2018 foi lembrada por um técnico da ALE, citando que por se tratar de uma eleição estadual a matéria pode acabar gerando dificuldades para aprovação este ano, deixando para o próximo período legislativo.

Caso isso aconteça, levaria o governador a administrar o Estado, ano que vem, podendo usar apenas um duodécimo a cada mês, mas com base no valor correspondente no orçamento em vigor em 2017.

Isso já aconteceu antes, quando o governador entrou em choque com a presidência da Assembleia, como ocorreu durante a tramitação do orçamento de 2001, ocasião em que o deputado Natanael Silva presidia o legislativo.

Na ocasião, lembram servidores mais antigos da ALE, Bianco teve dificuldades para conseguir administrar o Estado em 2002 podendo gastar só o duodécimo previsto no orçamento de 2001, e em pleno ano eleitoral quando o governador tentou e não conseguiu a reeleição.

Na ocasião a aprovação do orçamento, que pela Constituição deveria ter acontecido até dezembro, só foi autorizada mesmo já no início do segundo semestre de 2002 – com os prejuízos inerentes ao interesse público, deixado de lado pela disputa política.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)