PERGUNTAR NÃO OFENDE
Pela Eucatur, uma passagem Vilhena/Porto Velho sai a quase 120 reais. Pelas concorrentes, de Porto Velho a Vilhena, sai a 72 reais. Por quê?
ENEM
Prova de história regional do Enem, segundo ouvi de um professor, e alunos, tem indicação de três livros, todos romanceados em cima de fatos reais. Pior: pelo menos um deles fora do mercado. Quem é que inventa isso?
ANALFABETISMO
Enquanto há críticas a um promotor que quer processar um deputado eleito para a bancada de São Paulo (e levando com ele algumas malas), a revista Exame deste mês de dezembro publica que um percentual alto de estudantes na faixa de 15 a 24 anos são incapazes de formar um raciocínio sobre aquilo que lêem. Ah! Mas, segundo a propaganda oficial, paga, claro, com nosso dinheiro mas não daqueles que se beneficiam eleitoralmente dela, a Educação está muito bem neste país. Só na propaganda!
VIAGEM
SE você vai sair de férias, de carro, faça antes uma boa revisão, verifique documentos e não corra, porque a pressa pode acabar suas férias mais cedo. Se leva criança, atenção com o banquinho, mande travar as portas traseiras para só abrir por fora e gique atento para evitar que ela - ou outro passageiro, baixe o vidro e bote a cabeça de fora. De quebra, beba muita água (escrevi ÁGUA) e faça com que os outros também bebam água. Mas há outras dicas importantes que estarei citando nas próximas colunas.
GOLPE
Há novo golpe na praça: alguém liga dizendo que é da operadora do cartão e que seu cartão pode ter sido clonado em outra cidade. Aí faz perguntas, lembrando que a conversa está sendo gravada, e pede os números do seu cartão, para verificar se é ele mesmo. A saída é: se alguém ligar para isso, desligue, ligue o 0800 da operadora e confira se é verdade.
ELEIÇÃO
A Academia Guajaramirense de Letras realiza esta semana eleição para a diretoria. O presidente Paulo Saldanha deve ser reconduzido o que, aliás, será o reconhecimento ao bom serviço que ele vem realizando ali.
SHOPPING
A Polícia deve dar atenção para o entorno do shopping: há citações de assalto na região e com a proximidade do natal com certeza isso vai aumentar. É melhor agir na preventiva do que apenas registrar a ocorrência e, em muitos casos, ligar para o rabecão.
CARNAVAL
Sugiro a leitura da coluna do Zé Katraka, no Diário da Amazônia deste final de semana. O assunto é o Bloco da Cobra, produto típico da boemia de Porto Velho quando a cidade acabava na Joaquim Nabuco.
ENFERMEIROS
Pelo que andei ouvindo, há algo de errado com o Plano de Cargos da Prefeitura de Porto Velho com relação aos enfermeiros. Que tal abrir uma nova discussão sobre o assunto?
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)