Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Políticos de olho na disputa em Guajará - Por Lúcio Albuquerque


 

Atenção

Vencedor pode não assumir prefeitura

Apesar de estar com tudo marcado, e a estrutura pronta para a eleição suplementar em Guajará-Mirim, o pleito pode nem ser realizado ou, então o vencedor da disputa do dia 2 de abril – dentro de 38 dias – pode nem ser empossado ou, então, tomar posse e ter que deixar o cargo.

O diretório regional do PMDB, partido ao qual é filiado o candidato Antonio Bento, ganhador da disputa do ano passado mas impugnado pela Justiça Eleitora, confirmou ontem que houve recurso da decisão do TSE, agora ao STF.

Conforme a direção do PMDB estadual, o partido nem o candidato retiraram o recurso impetrado no STF, agora em relação à decisão do TSE, então está sendo esperada uma decisão final.

Conforme um advogado especializado em legislação eleitoral, ouvido pelo AM, dependendo do julgamento do recurso a favor do candidato Antonio Bento, a eleição do dia 2 pode nem ser realizada, se a decisão do Supremo for favorável ao ganhador da eleição de 2016.

Da mesma forma explicou que se o entendimento dos membros do STF for diferente do resultado do julgamento no TSE, ainda que seja fruto de uma reunião após a eleição marcada para dia 2 de abril e, ainda que seja empossado o ganhador entre os dois candidatos em disputa, vai prevalecer então a decisão do colegiado maior, no caso o do Supremo Tribunal Federal, e aí Antonio Bento deverá tomar posse.

Nono maior colégio eleitoral do Estado, a disputa marcada para dia 2 de abril, na eleição suplementar de Guajará-Mirim, chama a atenção de políticos dos mais diversos partidos, de olho no resultado final da disputa que reúne dois candidatos, um do PSB e outro do DEM, com vistas à eleição estadual de 2018.

Aproximadamente 30 mil eleitores, inscritos até 2 de novembro do ano passado conforme a resolução do TRE a respeito da eleição suplementar, poderão votar. O total representa em torno de 2,5% do eleitorado rondoniense, composto por um pouco mais de 1 milhão, 127 mil cidadãos.

Guajará terá eleição suplementar em razão do vencedor da disputa do ano passado, o ex-vereador Antonio Bento, ter tido cassada sua candidatura pelo TRE e, em decisão seguinte do Tribunal Superior Eleitoral, houve a manutenção do ato.

A explicação para o interesse político da eleição suplementar em Guajará-Mirim é simples e foi resumida por um deputado que tem como base eleitoral a Zona da Mata, distante mais de 500 KM da “Pérola do Mamoré”. Segundo ele, é preciso estar atento, porque tendo a prefeitura é possível solidificar o caminho para a próxima disputa.

Há dois candidatos inscritos – as inscrições já foram encerradas – o vereador e atual prefeito interino Sérgio roberto Bouez da Silva, filiado ao PSB e liderando a coligação “Ação e Trabalho”, tendo como vice Antonio Nogueira Neto. O outro candidato é Cícero Noronha Filho, filiado ao Democratas, liderando a coligação “Guajará para o Povo” e seu vice é Davino Gomes Serrath.

 Fonte: Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)