Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa


Religião ou tradição? O peixe nosso de cada Semana Santa - Gente de Opinião
Tradição católica de comer pescado neste período pode ter vindo da presença do peixe várias vezes na Bíblia

Para muitos católicos durante todo o período da Quaresma – que acaba nesta quarta-feira da Semana Santa – o consumo da “carne vermelha” é colocado de lado e a base da alimentação é o peixe que, apesar de sempre ter seu preço muito aumentado nessa fase nas feiras e supermercados, é o mais procurado.

A traidção e a cultura religiosa vem acontecendo e passando de pai para filho e daí em diante, apesar de muitas pessoas fazerem a opção pelo pescado não por fé mas, sim, por busca de uma saúde melhor.

No entanto, quando chega a Semana Santa – este ano iniciada domingo passado e terminando no próximo domingo – esteja o preço como estiver a busca pelo pescado é aumentado, e talvez seja até porque o peixe está sempre presente em vários trechos da Bíblia, seria como um mergulho num profundo significado simbólico da fé.

Segundo Renata Rocha (*) “carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística”.

Comer peixe no lugar de carne, mais do que um valor material, esta troca tem um profundo significado simbólico da fé, conforme religiosos costumam lembrar.

Representa também o jejum, mas é fundamental que o cristão vá além disso: segundo religiosos o jejum também deve ser acompanhado de três outros itens: a penitência, a oração e a caridade.

(http://www.portalsatc.com/site/interna.php?i_conteudo=5923)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)