Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 10h05
O jornalista Roberto Gutierrez, de Ji-Paraná, era garoto em 1974 e morava com a família na nascente cidade de Ouro Preto do Oeste, mas garante que viu a Copa do Mundo de 1974 porque os técnicos da Embratel, que estavam implantando o sistema de tropodifusão, conseguiram conectar a antena e receber o sinal, ainda que em apenas uma sala.
Mas se o jornalista e seus amigos tiveram essa facilidade, outra vez o torcedor rondoniense teve de se contentar em assistir à X Copa do Mundo pelo sistema de VT. Só que no dia seguinte aos jogos.
Entusiasta do futebol, Marques
Henriques trouxe a 1ª TV portovelhense.
Em várias conversas que tive com o advogado Dílson Machado, ele narrou, o trabalho realizado por ele e uma equipe, por determinação do governador Marques Henriques em segundo mandato à frente do território de Rondônia entre abril de 1974 e junho de 1975, para instalar e fazer funcionar uma emissora de TV, a primeira de Porto Velho.
Em seu livro “TV Cultura de Porto Velho – Canal 11”, a escritora Sandra Castiel, membro da Academia de Letras de Rondônia, mostra a trajetória da emissora. Pela TV-Cultura, ainda em preto e branco, o morador de Porto Velho viu os jogos da Copa de 1974, pelo sistema de VT.
Os aparelhos eram caros, mas mesmo assim as poucas lojas de eletroeletrônicos já existentes na capital rondoniense praticamente esgotaram seus estoques, isso sem contar os moradores que foram a Manaus aproveitar os preços da Zona Franca para comprar televisores.
Livro conta a história da
primeira TV rondoniense
Apesar do pequeno número de aparelhos e os jogos passarem em VTs, aqueles dias da Copa alemã serviu também para aquecer o comércio de Porto Velho fora da venda de TVs, porque muitos que moravam nas proximidades da cidade vinham para assistir, em casas de amigos ou como “televizinhos”, a competição.
Alguns moradores, mais abastados, viram a Copa do Mundo de 1974 ao vivo, aproveitando para ir a Manaus, que naquela competição começou a receber o sinal direto da televisão e fazendo compras de produtos na Zona Franca.
Quatro anos depois o rondoniense passaria a receber o sinal direto pela TV, e a Copa da Argentina pode ser vista, daí em diante, “ao vivo” e “à cores”.
Lúcio Albuquerque, Repórter
HISTÓRIAS DAS NOSSAS COPAS DO MUNDO (6)
Causos das Copas do Mundo em Porto Velho
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã