Domingo, 30 de dezembro de 2018 - 10h59
ECONOMIA
O PT e aliados anunciaram que não irão à posse do Bolsonaro. Pelo menos vamos economizar por três lados: 1) sem eles o erário vai patrocinar menos cafezinhos; 2) idem água; 3) e teremos menos discursos e entrevistas dos “cumpañeros”.
“DIÁLOGOS”
Um desconvite é o programa das 12 às 13 da Rádio Caiari, aos sábados. O do dia 29 foi uma espécie de descarrego de mágoa, com Lula chamado de “preso político” – quando o ex é, em realidade, um político preso. Os dois “dialoguistas”, sem argumentos maiores passaram o tempo quase todo reclamando da decisão do eleitor contrária ao Hadad. Emissora católica, ao abrir espaço para “diálogo” como aquele, está permitindo a ideia de que defende o desprezo pela decisão do eleitor e, pior, da decisão de muitos católicos, inclusive religiosos, de não votar no candidato petista.
Que tal as lideranças leigas católicas pedirem à direção da emissora para respeitar o radioouvinte?
PREFEITURA 2020 – LEO MORAES ADMITE CANDIDATURA
O deputado federal eleito Leo Moraes pode ser candidato novamente à prefeitura da capital em 2020, mas ainda não há uma definição a respeito disso. No entanto, ele admitiu tentar novamente o cargo – foi o segundo colocado em 2016, mas disse que o assunto vai depender de algumas conversas daqui para a frente.
MARINHA DE VOLTA
Quem deve estar torcendo muito que Leo Moraes seja candidato, e ganhe a disputa, com certeza é a deputada federal Marinha Raupp, que não conseguiu a sétima eleição para o cargo este ano mas, sendo a primeira suplente da coligação PODE (Moraes) MDB (Marinha), teria retorno garantido a Brasília, mas só em 2021.
RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS
Deputados estaduais rondonienses levam para casa, além de vencimentos e penduricalhos, o maior valor, dentre todas as Assembleias Legislativas, do “auxílio moradia”, 5 mil reais. (https://www1.folha.uol.com.
9 ESTADOS
Conforme o link só nove estados pagam o “auxílio moradia”. De quebra, a legislatura que acaba em fim de janeiro, teria se auto beneficiado com mais dois salários, 13º e 14º. Léo Moraes foi único voto contrário.
DATAS DE RONDÔNIA
Dezembro
Dia 31 – 1964 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 55.271 autorizando a lavra mecanizada de cassiterita em Rondônia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 31 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira manda publicar no primeiro número do Diário Oficial do Estado seus primeiros atos como chefe do Executivo do Estado de Rondônia incluindo as leis orgânicas do Estado e dos Municípios (Diário Oficial do Estado de Rondônia).
Janeiro
Dia 1 – Em 1913 – Circula o número 1 do jornal Extremo Norte, na cidade de Santo Antonio, então município de Mato Grosso e a partir de 1945 um bairro de Porto Velho. O Extremo Norte, o primeiro jornal todo em língua portuguesa do que hoje é Rondônia, se identificava como um “Jornal de Propaganda”. Era vendido a um centavo cada número (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Dia 1 – Em 1915 – Empossados os primeiros vereadores eleitos no município de Santo Antonio. Eram chamados intendentes, e todos filiados ao Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 1 – Em 1917 – Tomam posse o primeiro prefeito eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os intendentes (vereadores) Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Dantas Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos do Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 1 – Em 1995 – O empresário Valdir Raupp – PMDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 3º governador eleito do Estado. Antes ele havia sido vereador em Cacoal, prefeito de Rolim de Moura e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Governo Jerônimo Santana. (Jornal Estadão do Norte).
Dia 1 – Em 1999 – O advogado José Bianco – PFL, com base eleitoral em Ji-Paraná, toma posse como 4º governador eleito do Estado. Antes foi presidente da Assembleia Estadual Constituinte e deputado estadual (1983/87) e prefeito de Ji-Paraná - 1989/1992 (Jornal Alto Madeira).
Dia 1 – Em 2003 – O empresário Ivo Cassol – PSDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 5º governador eleito do Estado. Antes foi prefeito, duas vezes, de Rolim de Moura (Jornal Estadão do Norte).
Dia 1 – Em 2007 - O empresário Ivo Cassol – PPS (Rolim de Moura) toma posse como o 6º governador do Estado, e o primeiro reeleito. (JornalFolha de Rondônia).
Dia 1 – Em 2011 – O médico Confúcio Moura – PMDB, com base eleitoral em Ariquemes, toma posse como o 7º governador do Estado. Foi deputado federal duas vezes e duas vezes prefeito de Ariquemes (Jornal Folha de Rondônia).
HISTÓRIAS DO LÚCIO - AVIÃO OU AVIMARINO?
SEU BENU E O “AVIMARINO”
A nota inserida, dia 21 de novembro de 2018, no twiter "@DefesaGovBR" não deixava dúvida sobre a origem da notícia, e, lógico, não passou em branco pelo seu Benu. E ele logo ligou para o jornalista Zé Carlos Sá, um dos seus muitos leitores e que ajudam a tirar dúvidas ou pesquisar.
"Zé, em Brasília deu a doida. Agora é o ministro da Defesa que vai viajar num novo tipo de aeronave, ou seria submarino?". No susto o Zé disse que só em ficção científica é que pode haver um avião que mergulhe no mar como submarino.
Seu Benu então leu que o ministro Raul Jugman iria fazer um voo num "tucano" da FAB para simular interceptação de um avião no espaço aéreo do Nordeste.
"O avião fará um sobrevoo sob a região do litoral de Natal - RN".
Mais não disse e o Zé, também, nada acrescentou.
Apenas todos rimos muito. Mas seu Benu acrescentou: Era um avião toupeira ou a toupeira foi o autor da do texto?
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã