Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - 19h02
NATAL!
Feliz natal para todos. Mas que tenhamos um natal cristão e não apenas um natal festivo.
SAIA JUSTA
A assessoria do governador João Cahulla submeteu-o, dia 22 passado, a um enorme constrangimento durante a entrega da Medalha Rondon, no auditório da Emater. Tudo bem, que é fim de governo e dizem que em fim de governo até o cafezinho vem atrasado e frio, mas o governador não merecia o que aconteceu, tudo erro de assessoria. Foi risível, e constrangedor, não haver um funcionário do setor responsável para indicar a Cahulla em que local ele deveria se postar, sendo necessário que o próprio tivesse de se postar num local e ajudar a empurrar a mesa que se encontrava ali. Depois, o tumulto dos diplomas, sendo necessário que o próprio governador jogasse duro com a assessoria que, mesmo assim, continuou entregando documento errado. Felizmente o jornalista Ciro Pinheiro, autoridade local em cerimonial e relação públicas, não estava presente.
ELEGÂNCIA
Até que o governador tratou com elegância o estival de erros. Seu comentário: "Às vezes o cerimonial erra".
LIÇÃO
Só espero que a assessoria do futuro governador não se espelhe no que aconteceu ali. Aliás, é comentário, mesmo entre servidores da governadoria, que numa cerimônia em um município do cone sul, quando pediram para tocar o hino do Brasil mandaram ver o da Bolívia. E na segunda-feira, 22, o vídeo anunciado com a trajetória de Rondon, não pode ser apresentado porque foi gravado em CD e não em DVD.
MEDALHA
Entre os homenageados os acadêmicos Antonio Cândido, Gerino Alves, ambos da ACLER, e Maria Teresa Chamma, da Academia Guajaramirense de Letras. O jornalista e desportista Walter Santos Barbosa também recebeu a comenda.
DATA
Falar nisso, nos três discursos durante a cerimônia, nenhuma referência a ser, dia 22 de dezembro, a data da criação do Estado.
COLÉGIO
O "Curso Professor Vancks", de Vilhena, começa a se transferir para outra área, mantendo o sistema já vigente, de preparatório para vestibulares e concursos, mas já está tratando de apresentar a documentação ao Conselho Estdual de Educação para conseguir ter o Ensino Médio.
ELOGIÁVEL
A proposta da Fundação Iaripuna, de realizar no Mercado Cultural, em Porto Velho, uma vez por mês, um evento literário deve merecer não só elogios mas, também, incentivos. Na terça-feira, 21, Mado, Miguel Neneve, Socorro, Dom Lauro, além dos membros da Academia de Letras de Rondônia Pedro Albino e Cláudio Feitosa, apresentaram ao público suas últimas obras.
CIDADANIA
Muita gente pensa que cidadania é apenas você ir à seção eleitoral e clicar os números de seus candidatos. O conceito, muito usado, mas pouco praticado, precisa ser melhor divulgado e ensinada sua prática nas escolas.
PERGUNTA
Transfiro a pergunta aos deputados, senadores, prefeitos, governadores e outros "dores": Por que políticos dizem ser contra a corrupção e abusos de poder, mas continuam atrelados aos que são acusados da prática disso?. Vem de Pimenta Bueno, de Ricardo dos Santos Correia a pergunta. Se algum dos citados souber responder, que responda ao meu e-mail acima citado.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e