Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Saia justa para o governador João Cahulla


 
 

NATAL!


Feliz natal para todos. Mas que tenhamos um natal cristão e não apenas um natal festivo.



SAIA JUSTA

A assessoria do governador João Cahulla submeteu-o, dia 22 passado, a um enorme constrangimento durante a entrega da Medalha Rondon, no auditório da Emater. Tudo bem, que é fim de governo e dizem que em fim de governo até o cafezinho vem atrasado e frio, mas o governador não merecia o que aconteceu, tudo erro de assessoria. Foi risível, e constrangedor, não haver um funcionário do setor responsável para indicar a Cahulla em que local ele deveria se postar, sendo necessário que o próprio tivesse de se postar num local e ajudar a empurrar a mesa que se encontrava ali. Depois, o tumulto dos diplomas, sendo necessário que o próprio governador jogasse duro com a assessoria que, mesmo assim, continuou entregando documento errado. Felizmente o jornalista Ciro Pinheiro, autoridade local em cerimonial e relação públicas, não estava presente.



ELEGÂNCIA

Até que o governador tratou com elegância o estival de erros. Seu comentário: "Às vezes o cerimonial erra".



LIÇÃO

Só espero que a assessoria do futuro governador não se espelhe no que aconteceu ali. Aliás, é comentário, mesmo entre servidores da governadoria, que numa cerimônia em um município do cone sul, quando pediram para tocar o hino do Brasil mandaram ver o da Bolívia. E na segunda-feira, 22, o vídeo anunciado com a trajetória de Rondon, não pode ser apresentado porque foi gravado em CD e não em DVD.



MEDALHA

Entre os homenageados os acadêmicos Antonio Cândido, Gerino Alves, ambos da ACLER, e Maria Teresa Chamma, da Academia Guajaramirense de Letras. O jornalista e desportista Walter Santos Barbosa também recebeu a comenda.



DATA

Falar nisso, nos três discursos durante a cerimônia, nenhuma referência a ser, dia 22 de dezembro, a data da criação do Estado.



COLÉGIO

O "Curso Professor Vancks", de Vilhena, começa a se transferir para outra área, mantendo o sistema já vigente, de preparatório para vestibulares e concursos, mas já está tratando de apresentar a documentação ao Conselho Estdual de Educação para conseguir ter o Ensino Médio.



ELOGIÁVEL

A proposta da Fundação Iaripuna, de realizar no Mercado Cultural, em Porto Velho, uma vez por mês, um evento literário deve merecer não só elogios mas, também, incentivos. Na terça-feira, 21, Mado, Miguel Neneve, Socorro, Dom Lauro, além dos membros da Academia de Letras de Rondônia Pedro Albino e Cláudio Feitosa, apresentaram ao público suas últimas obras.



CIDADANIA

Muita gente pensa que cidadania é apenas você ir à seção eleitoral e clicar os números de seus candidatos. O conceito, muito usado, mas pouco praticado, precisa ser melhor divulgado e ensinada sua prática nas escolas.



PERGUNTA

Transfiro a pergunta aos deputados, senadores, prefeitos, governadores e outros "dores": Por que políticos dizem ser contra a corrupção e abusos de poder, mas continuam atrelados aos que são acusados da prática disso?. Vem de Pimenta Bueno, de Ricardo dos Santos Correia a pergunta. Se algum dos citados souber responder, que responda ao meu e-mail acima citado.

Inté outro dia, se Deus quiser!


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)