Domingo, 17 de abril de 2011 - 10h27
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que esperar setembro para fazer campanha educativa sobre o trânsito?
EXEMPLO
Pelo que entendi, enfim uma notícia boa vinda de Cuba: a proposta de no máximo dois mandatos de cinco anos cada, para cargos políticos. O anúncio foi de Raúl Castro, durante comemoração do cinquentenário da “Baía dos Porcos”. Que tal fazer a mesma coisa, inclusive em sindicatos e afins, por aqui? Acabaria com muito peleguismo, de direita e de esquerda.
LEITURA
O projeto “Leitura no Ônibus”, desenvolvido há mais de 5 anos pelo escritor Luiz Carlos Cavalcanti, com duas edições mensais e 15 mil exemplares por vez, tudo distribuído gratuitamente na capital, entra agora em nova proposta, com a denominação de “Leitura Porto Velho”, mas mantendo a periodicidade, a tiragem e a forma de distribuição.
INFORMAÇÃO
Os interessados em conhecer os temas debatidos no I Encontro Cultural da Fronteira Brasil Bolívia podem fazê-lo acessando os sites www.gentedeopiniao.com.br e acler.com.br, este ainda em formação e pertencente à própria Academia de Letras de Rondônia, promotora do evento. Procurar no link "palestras".
SUGESTÕES
Quem trabalha e ganha salário mínimo teve aumento (eu disse aumento? Desculpem trabalhadores do mínimo) um pouco superior a 1%. Mas quem não trabalha, e vive de Bolsa Família e outros peduricalhos, está ganhando 19% a mais. E este é um país onde, diz a Constituição, “todos são iguais perante a Lei”.
BOLSONARO
Pelo visto estamos em plena época de proibir até pensar. Falar o que se pensa, a julgar pelo que estão fazendo com o deputado Bolsonaro, está proibido. Voltamos aos tempos do nazismo? E essa turma ainda condena o que eles chamam de “anos de chumbo”.
SUJEIRA
Até quando o contribuinte vai continuar pagando para limparem os resultados da farra naquele trecho da Pinheiro Machado entre a Presidente Dutra e a José Bonifácio?
FISCALIZAÇÃO
Pegou muito mal para o pessoal do trânsito municipal aquela avançada sobre carros estacionados nas proximidades do Mercado Cultural, há duas semanas. Enquanto isso, na Pinheiro Machado, onde chamam de “passarela da fama”, mautoqueiros e mautoristas continuam fazendo o que querem, sem serem importunados.
APOSTA
Entre os que apostam sobre tudo já corre um novo desafio: qual das duas obras acabará primeiro, o teatro de Porto Velho, cujo espigão está encravado na área da Esplanada das Secretarias, ou aquele prédio na Calama onde deverá ser uma escola técnica. Há quem queira colocar mais uma obra, os viadutos da 364.
DATAS DE RONDÔNIA
(17 A 20 DE ABRIL)
Dia 17 – Em 1943 – Instalada a agência do Banco da Borracha (atual Banco da Amazônia, Basa), tendo como gerente o sr. Raimundo Cantuária (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 17 – Em 1945 – A vila de Urupá passa a se chamar Distrito de Vila Rondônia (atual município de Ji-Paraná) conforme o Decreto Lei 7.470, assinado pelo presidente Getúlio Vargas (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 17 – Em 1945 – Pelo decreto-lei 7.420 o município de Santo Antonio, criado em 1912 pertencente ao Estado de Mato Grosso mas que a partir de 1943 passou a fazer parte do Território Federal do Guaporé) deixa de existir e suas terras são incorporadas a Porto Velho (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 17 – Em 1989 – Começa a funcionar a Associação Vilhenense de Educação e Cultura – Faculdade Avec (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)
Dia 19 – Em 1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, mais tarde Porto Velho (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 19 – Em 1944 – Fundada a cooperativa central dos Seringalistas do Guaporé LTDA., tendo como presidente o associado Homero de Castro Tourinho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 19 –Em 1944 - O governador Aluízio Ferreira assina o Decreto 14, criando o Serviço de Navegação do Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 20 – Em 1870 – O imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e