Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

SAUDADES, 'COMPANHEIRADA'?


 
Lúcio Albuquerque, repórter

 

O (sempre dito) “período negro da história recente do Brasil”, começou num 31 de março e nesta quinta-feira, completando 52 anos dele, grupos proclamando defender a democracia, a imensa maioria vestindo camisas com a estrela do PT, realizou manifestações denunciando, por incrível que possa parecer, como “golpe”, um preceito previsto na Constituição Federal.

Pelo visto os organizadores e participantes do movimento (*) estão com saudade, até porque usam, também, o mesmo chavão que dirigentes civis e lideranças militares usaram em 1964, quando acusaram o então presidente João Goulart de tentar dar um “golpe” para fazer do Brasil uma república socialista.

Ora, quem claramente está querendo dar um “golpe” não são os advogados que denunciaram a presidente Dilma Rousseff, e cuja denúncia transformou-se numa ação de impeachment dentro dos moldes mais legais que se permite no país, através do que determina a legislação vigente.

Usando o espaço que a imprensa lhes dá, os defensores da presidente insistem que querem preservar a democacia. Mas, que democracia? A que está dentro da Constituição ou a que seja no interesse único desse grupo?

Ora, é lamentável, e perigoso, quando tal grupo, no afã de defender o que se aventa indefensável dentro do aspecto puro da Lei, repete a mesma tática que Goebbells usou na Alemanha hitlerista, quando se baseava na premissa de que “uma mentira, seguidamente repetida acaba se transformando em verdade”.

Só para lembrar, o mesmo preceito constitucional do impeachment proposto contra o presidente Fernando Collor, em 1992, é o reconhecido pelo STF como válido para a situação de agora. Ou será que para os autoproclamados “democratas” e “anti-golpistas” a lei é uma via de mão única, que só vale a seu favor?

(*) Em Porto Velho, conforme o  noticiado, a grande mobilização prevista foi cancelada pelos organizadores. 


 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)