Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Seminário 50 anos da BR emocionou participantes


Mais de 150 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de ensino médio e universitário, além de pesquisadores da história local participaram, na tarde de quarta-feira, 7, no auditório do Teatro Banzeiros do seminário "50 anos da BR", promoção da Academia de Letras de Rondônia, ACLER com apoio do Departamento de História e arqueologia da Unir.

Na abertura foram feitas duas homenagens póstumas, ao autor de "Ferrovia do Diabo", Manoel Rodrigues Ferreira, pela acadêmica Yeda Borzacov, e ao prêmio nobel de Literatura José Saramago pelo acadêmico William Martins.

Os aspectos históricos da BR foram o tema do acadêmico Lúcio Albuquerque, seguindo-se os depoimentos do jornalista Euro Tourinho (sobre a presença do presidente JK em Vilhena a 4 de julho de 1970) e do funcionário aposentado Gervásio Feitosa e do empresário Roberto Cazenave sobre a Caravana Ford.

Esses dois últimos depoimentos emocionaram a platéia pela narrativa das dificuldades enfrentadas pelos participantes da caravana, com destaque às figuras do mecânico Eduardo Lima e Silva, que chefiou a comitiva a partir de Pimenta Bueno, e do governador Paulo Nunes Leal.

A última palestra foi do professor Antonio Cláudio Rabello, da UNIR, debatendo o sub-tema "A BR-029 e o desenvolvimentismo: periferia do Brasil ou sudoeste da Amazônia?", muito elogiada pelos participantes.

 Fonte: Lúcio Albuquerque
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)