Quinta-feira, 8 de julho de 2010 - 11h17
Mais de 150 pessoas, entre acadêmicos, professores, estudantes de ensino médio e universitário, além de pesquisadores da história local participaram, na tarde de quarta-feira, 7, no auditório do Teatro Banzeiros do seminário "50 anos da BR", promoção da Academia de Letras de Rondônia, ACLER com apoio do Departamento de História e arqueologia da Unir.
Na abertura foram feitas duas homenagens póstumas, ao autor de "Ferrovia do Diabo", Manoel Rodrigues Ferreira, pela acadêmica Yeda Borzacov, e ao prêmio nobel de Literatura José Saramago pelo acadêmico William Martins.
Os aspectos históricos da BR foram o tema do acadêmico Lúcio Albuquerque, seguindo-se os depoimentos do jornalista Euro Tourinho (sobre a presença do presidente JK em Vilhena a 4 de julho de 1970) e do funcionário aposentado Gervásio Feitosa e do empresário Roberto Cazenave sobre a Caravana Ford.
Esses dois últimos depoimentos emocionaram a platéia pela narrativa das dificuldades enfrentadas pelos participantes da caravana, com destaque às figuras do mecânico Eduardo Lima e Silva, que chefiou a comitiva a partir de Pimenta Bueno, e do governador Paulo Nunes Leal.
A última palestra foi do professor Antonio Cláudio Rabello, da UNIR, debatendo o sub-tema "A BR-029 e o desenvolvimentismo: periferia do Brasil ou sudoeste da Amazônia?", muito elogiada pelos participantes.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu
O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA
RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go
O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!
RONDÔNIA1923 - Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito p
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 21 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1943 – O diretor do colégio Dom Bosco, padre Adriano Tourinho é o novo vigário de Porto Velho.1954 – O carnaval em Guajará-Mirim, como se torn