Quarta-feira, 9 de setembro de 2020 - 09h20
RONDÔNIA: 1977 – Ainda em fase experimental a Rádio Alvorada (Ji-Paraná) faz sua primeira transmissão externa ao vivo, o desfile do 7 de Setembro, a última grande cerimônia no distrito de Vila Rondônia antes da instalação do município de Ji-Paraná.
• COMEMORA-SE: Dia do Médico Veterinário, Dia da Velocidade, Dia do Administrador. Católicos lembram São Pedro Claver, São Gorgonio, São Ciarán de Clonmacnoise e Santo Audomar.
• FATOS: 337 — O Império Romano é dividido entre os três coimperadores, os irmãos Constantino II, Constâncio II e Constante I. 1561 — Acontece o Colóquio de Poissy, parte de um esforço para reconciliar os católicos e protestantes franceses; não deu certo. 1892 — Amalteia, terceira lua de Júpiter é descoberta por Edward Barnard. 1923 – Morre Hermes da Fonseca, oitavo presidente brasileiro. 1940 - George Robert Stibitz, demonstrou pela primeira vez a operação remota de um computador digital elétrico. 1971 — John Lennon lançou Imagine, um dos álbuns mais importantes de sua carreira solo. 1976 – Morre Mao Tse Tung. 1993 - Israel e a Organização de Libertação da Palestina se reconhecem reciprocamente.
FOTO DO DIA: A cena é de 1983.O ex-secretário de Educação do Território Jerzy Badocha, naquele ano deputado e um dos autores da primeira Constituição estadual; ao centro o então deputado federal, depois duas vezes prefeito de Porto Velho, Chiquilito Erse (falecido em 2001), e à direita um dos grandes contribuidores para o projeto de criação do Estado, o agrônomo William José Cury, que ocupou diversas funções e foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Rondônia, Codaron.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de abril de 2025
RONDÔNIA1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”. 1946 – Mesmo sem representante na Assem
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de abril de 2025
RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, depois
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 18 de abril de 2025
RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internaciona (PVh)l para assistir à peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja católica.195
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de abril de 2025
RONDÔNIA1919 – O Serviço de Saúde de Porto Velho registra que morreram 11 pessoas, vítimas da gripe espanhola.1943 – Tendo como gerente o sr. Raimundo