Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018


Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018 - Gente de Opinião

Com participação de mais de 50 pessoas, e transmissão ao vivo no facebook do site rondoniadagente.com.br, o Sindicato de Jornalistas de Rondônia, Sinjor, abriu, na noite de quinta-feira, 17, com o tema “A eleição de 2018 e a Imprensa. Ganhamos ou Perdemos” o Projeto “Roda de Conversa”, evento realizado no auditório da Escola do Legislativo o que., conforme a presidente Sara Duque Estrada, “vai acontecer a cada 45 dias com participação de jornalistas e convidados”.

Sara fez a abertura e a seguir passou a direção ao repórter Lúcio Albuquerque que fez uma rápida explicação sobre as razões do evento e da temática, iniciando a discussão com opiniões de cinco jornalistas convidados pelo Sindicato, citando a importância no evento de alunos do curso de Jornalismo da faculdade Uniron.

Estudioso da questão relativa ao resultado e às razões que levaram a isso, o primeiro foi o jornalista Abdoral Cardoso, que lembrou sobre os efeitos futuros para o jornalismo do resultado final do pleito, destacando a questão dos fake news e a possibilidade de sua influência direta nos próximos pleitos.

O professor Benedito Teles, do jornalismo da TV-Rondônia, disse que os desafios da prática do jornalismo na atualidade são grandes e merecem, do profissional, um acompanhamento constante dos  fatos e de como apresentar isso ao público consumidor de notícias, numa atividade que exige a cada momento exatidão, velocidade e responsabilidade social.

Admitindo que o pleito de 2019 deve merecer de parte do produtor da notícia uma atenção redobrada, a jornalista Mara Paraguassu  fez questão de dizer aos estudantes de Comunicação presentes que numa atividade profissional cada vez mais exigente, é fundamental uma boa e constante leitura como forma de aprimorar o que vai ser produzido. Ela lembrou não ter dúvidas de que deve haver atenção na melhora da qualidade e do exercício da isenção na prática do jornalismo.

Para o coordenador do curso de Jornalismo da Unir, professor Sandro 1coferal há uma série de fatores que devem ser vistos relativos à disputa de 2019, defendendo também a necessidade do conhecimento sobre os assuntos que devam ser abordados junto ao público, lembrando ser necessário que o profissional deva cultivar fontes e se aprimorar cada vez mais.

Editor do site noticiastudoaqui.com, o jornalista Osmar Silva disse ser necessário manter a discussão de temas de interesse da classe, e que a disputa de 2018 trouxe lições que devem ser bem analisadas pelos que praticam o jornalismo, para poder haver o reconhecimento social da atividade profissional.

“A proposta do “Roda” tem duas faces, a primeira de permitir uma interação maior entre os profissionais do jornalismo e convidados e, além disso, trazer sempre a possibilidade de discutirmos temas que interessem à sociedade e a categoria”, explicou a presidente. Sara lembrou que o Sinjor “está em uma nova caminhada e que a intenção é também fazer a categoria refletir sobre sua presença e participação como um dos pilares da convivência social”.

A presidente Sara Duque Estrada lembrou ainda que o projeto deve continuar e que a próxima “Roda de Conversa” poderá tratar de temas ligados à questão tecnológica e o futuro da profissão.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)