Domingo, 4 de dezembro de 2011 - 20h15
Leia no final da coluna o comentário
SOCORRO! A POLÍCIA SUMIU !
RITA QUEIROZ
A melhor representante da arte plástica rondoniense, Rita Queiroz comemorou, com direito a bolo, parabéns a você o tradicional com quem será que ela vai casar, 75 anos bem vividos na última sexta-feira, durante uma festa surpresa na Casa de Cultura Ivan Marrocos, quando ela apresentava também suas últimas criações. Na foto Rita Queiroz quando recebeu a Ordem do Mérito Acadêmico, em junho, concedida pela Academia de Letras de Rondônia pelos bons serviços prestados à cultura regional. (F. Gilmar de Jesus/ACLER)
SÓCRATES
O ex-jogador Sócrates, que faleceu neste domingo em São Paulo, teve uma trajetória futebolística que ganhou mais impulso pelo apelo midiático das ações políticas no futebol do que, realmente, pelas conquistas como profissional de futebol. Sem ganhar um título de expressão, Sócrates fez parte daquele time de 1982 que foi derrotado pela Itália (2x3) e de 1986, quando o Brasil perdeu da França, num jogo em que outro famoso, Zico, perdeu um pênalti durante o jogo. Na disputa por penalidades, Sócrates não fez sua parte e perdeu uma das cobranças. A França venceu e, do alto de uma frase arrogante, Sócrates não quis nem reconhecer que errara, na entrevista pós-jogo.
BADALAÇÃO
Manchete da matéria do falecimento de Sócrates: Sócrates foi craque da democracia corintiana, da seleção brasileira, da política e da medicina. O grifo é meu, mas o redator deve estar com a cabeça feita por que, afora que eu esteja muito enganado, desconheço citação de qualquer feito do ex-jogador da seleção na área da Medicina. Que badalem, tudo bem, mas que o elevem tanto aí é abusar.
ZÉ NEUMAR
Fundador do Partido dos Trabalhadores, o professor José Neumar foi indicado pelo grupo Articulação de Esquerda, para ser o candidato do PT à prefeitura porto-velhense. A decisão final ainda vai para a convenção, mas a proposta do grupo é estabelecer uma linha de atuação que permita ao PT retomar a posição que detinha em seu nascedouro junto à opinião pública.
SOCORRO! A POLÍCIA SUMIU!
Constituição Federal, Título II, Capítulo II, Dos Direitos Sociais: Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a moradia, o lazer, a segurança a previdência...... (o grifo é meu).
Constituição Federal, Título V, Capítulo III, Da Segurança Pública, Art. 144 – A segurança pública, dever do Estado.....
Constituição Estadual. Art. 143: trata do mesmo assunto, com praticamente o mesmo texto.
No filme Apertem os cintos .... o piloto sumiu, um ex-piloto de guerra tem de assumir o comando de um avião comercial quando o piloto titular e sua tripulação adoecem em pleno vôo.
Em qualquer das situações que se observe a questão da segurança pública, o horizonte do cidadão porto-velhense é o mesmo: ela não existe efetivamente, apesar de a cidade contar com contingentes de todos os segmentos que formam a estrutura de Estado na área, mas ela não se faz presente e, o que é pior, a violência já está tão banalizada que nem se presta mais atenção a ela.
Aqui faço um convite à reflexão: a Rádio Jovem Pan está com uma chamada em que cita que a pena de morte já existe no Brasil. Não, claro que não oficialmente, mas de maneira diversa, sim: E o texto continua lembrando que é tão grande a fragilidade das leis brasileiras, e é tão enorme a quantidade de artifícios legais (?) para manter o criminoso solto, o que o faz ter a certeza daquilo que também o têm grandes figurões que ocupam o noticiário mais policial dom que político, o da corrupção.
A mesma emissora, em outro jingle, cita que o Congresso Nacional gerou uma lei que, a fonte é a mesma, já estaria classificada nos meios jurídicos como a lei da impunidade, a que permite a autores de crimes hediondos pagarem fiança e ficarem por aí.
Não sou favorável à violência nem, tampouco, à lei de talião, mas tenho o direito de cobrar por aquilo que me é tomado, impostos, e daqueles que tenham a responsabilidade legal de agir, mas não agem. A autêntica ausência de policiamento nas ruas é uma constante e há sinais claros da caminhada difícil em qualquer processo, gerando o entendimento de um estado de anomia, abrindo espaço a que se repitam cenas como já ocorreram em diversos locais brasileiros onde, porque o Estado é omisso em cumprir suas finalidades, os grupos sociais acabam agindo – ainda recentemente policiais militares em Ji-Paraná tiveram de intervir para salvar das mãos de populares dois assaltantes.
Na capital rondoniense a ausência de policiamento coloca a própria ordem pública a perigo, e isso em todos os campos, não dá para escapar um só, desde o trânsito até a outras ausências, como nas ruas, durante o dia ou durante a noite.
Ouço, seguidamente, dos órgãos da segurança que há falta de contingente. Da Justiça, que há falta de condições de trabalho. Nos dois casos, parece-me, há falta, realmente, de decisão política para cumprir o que a Lei manda. Mas a Lei é feita pelos parlamentares. E aí é mais fácil realizar audiências públicas e sessões de homenagem do que tratar das finalidades constitucionais do parlamento.
Enquanto isso a cada dia a população sente-se mais e mais abandonada e as velhas desculpas dos agentes responsáveis pelo Estado apenas se repetem.
DATAS DE RONDÔNIA
(30 de novembro a 6 de dezembro)
Novembro
Dia 30 – Em 1969 – Depois de mais de 40 anos voltam a ser eleitos vereadores nos dois únicos municípios do Território Federal de Rondônia. Em Porto Velho a última vez foi na década de 1920. Em Guajará-Mirim, município instalado em 1928, é realizada a primeira eleição municipal. Só dois partidos, a ARENAe o MDB, participam. Nenhum dos eleitos é do sexo feminino (Jornal O Guaporé).
Dezembro
Dia 1 – Em 1917 – Primeira eleição para prefeito e vereadores em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 3 – Em 1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 4 – Em 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)
Dia 6 – Em 1981 – Fundado o Lions Clube de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 6 – Em 1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e