Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Todos devolveram: Judas também


Ninguém no Palácio do Planalto viu a manada de elefantes, como disse o ex-deputado Jefferson, passar dentro de áreas restritas à circulação de não convidados naquele prédio onde estão instalados os gabinetes de alguns dos mais altos hierárquicas da República, o presidente e o ministro-chefe da Casa Civil, isso sem contar a guarda palaciana e todo o grupo de assessores.

Parecia até discurso ensaiado, tal como dos réus do Julgamento de Nuremberg que estavam com a resposta pronta quando perguntavam sobre sua culpabilidade. Não, todos disseram sempre que a culpa era de Hitler. Eles se diziam totalmente inocentes. Como os que nada viram ali.

O leitor deve estar se perguntando: “Mas, caramba, o que esse maluco está fazendo, com o título do texto enfocando uma coisa e ele citando outra sem nenhuma conexão. Não tiro sua razão, mas vou tentar esclarecer. É a mania de começar a falar de uma coisa lembrando outra, só isso. Vamos lá.

Segundo a História, Judas, o Iscariotes, apontado como quem vendeu Jesus, recebera por isso a importância de 30 dinheiros. Aí, para tentar se livrar, como se tivesse uma enorme dor de consciência, teria se atirado aos pés dos que o pagaram e jogou o saco de moedas para, em seguida, suicidar-se.

Não que esteja eu comparando declarações de quem vou citar a seguir a Judas, porque não dá para comparar, mas em ambos os casos é curioso notar seus comportamentos, sempre buscando a reparação.

Em Brasília, onde o paladino da moralidade pública Demóstenes Torres está cada vez mais enrolado”, o ator global e deputado federal Stepan Nercessian (PPS-RJ) sob acusação de que recebera R$ 175 mil do empresário Carlinhos Cachoeira, mandou para o jornal Folha de São Paulo (leia em claudiohumberto.com.br, edição deste sábado) estrato bancário alegando que devolveu 160 e que os 15 mil restantes usara para comprar ingressos do desfile de carnaval, a pedido do próprio Cachoeira.

Aqui entre nós uma deputada estadual, a senhora Epifânia Barbosa, denunciada por ter recebido dinheiro do presidente foragido da ALE deputado Walter Araújo, defendeu-se dizendo que devolveu tudo.

Está bom, não estou dizendo para os dois agirem similarmente à atitude de Judas, até porque sou totalmente contra a violência, e nunca iria sugerir violência contra ninguém, ainda que seja auto-violência. Apenas tomei como exemplo aquilo que Isariotes fez, só para lembrar que Judas, também, devolveu o dinheiro recebido ilegalmente.

BOLA FORA

A semana termina com duas bolas foras. Uma relativa à não consideração de estupro o fato envolvendo duas jovens, que segundo o noticiário já se prostituíam há algum tempo. O outro fato é relativo a bêbados dirigindo, e matando. A Justiça (?) se iguala ao Legislativo brasileiro que, cada vez mais, se distancia do que a sociedade efetivamente quer.

FUTEBOL

Ora, se o Corintians é líder do paulistão e o Palmeiras não perdia há 22 jogos antes de perder para o Corintians, então, considerando a ruindade daquela pelada do dia 25: o nosso futebol vai de mal a pior. Bom mesmo só para encher linguiça em programa esportivo. Na música “Caixinha, obrigado”, Juca Chaves dizia no início da década de 1960, que o “Futebol é quase sempre uma ilusão”. E olha que tínhamos de Gilmar a Didi, de Garrincha a Pelé.

CONTROL C...

Está virando uma febre. Pedir a alguém que autorize colocar seu texto num ajuntamento com textos de outros e aí é só apertar o control C e o control V que sai um livro.

Inté outro dia, se Deus quiser!

 Lúcio Albuquerque, Repórter
Membro da Academia de Letras de Rondônia e da Academia Guajaramirense de Letras
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)