Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Tudo pronto para iniciar recuperação do prédio da velha Câmara Municipal


Em Reunião Com Membros Da Associação Cultural Rio Madeira - ACRM, o Presidente da Câmara Municipal Vereador Allan Queiroz, disse da sua satisfação em ver que o prédio da velha Câmara, na Ladeira Comendador Centeno, Centro Histórico de Porto Velho, deixará de ser referência apenas para moradores de rua e será restaurado, recuperando o status de patrimônio histórico cultural do município de Porto Velho, segundo lei de 1993, sancionada pelo prefeito José Guedes.

Tudo pronto para iniciar recuperação do prédio da velha Câmara Municipal - Gente de Opinião

Diretor da ACRM José Berlanger, historiadora Yêeda Borzacov, vereador Allan Queiroz e o presidente da ACRM William Martins (F. Ivo Feitosa)

Allan Queiroz ressaltou que, para isso, foi importante o empenho da direção e membros da ACRM, somado "à contribuição dada pelos vereadores para que o projeto fosse aprovado, além da participação dos profissionais da área de arquitetura que contribuíram de todas as formas para vencer as etapas da proposta".

O presidente da Câmara portovelhense disse ter-se convencido a trabalhar para que o projeto se tornasse realidade, quando participou de uma reunião da ACRM, no prédio onde funcionou também a prefeitura da cidade de Porto Velho, ainda à época do Território Federal de Rondônia: "fiz um compromisso comigo mesmo que daria apoio para que o local fosse recuperado e estamos agora dando passos largos para isso. Tenho a certeza que quando a obra estiver pronta estará contribuindo para a melhoria da auto-estima dos portovelhenses, independente de quais regiões do país tenham nascido, mas que aqui passaram a viver e a amar esta terra".

Um dos fundadores da ACRM, José Berlange de Andrade, juiz de Direito do Estado de Mato Grosso do Sul, embora nascido em Porto Velho, lembrou a importância histórica do prédio e que a obra vai permitir que a história de Porto Velho tenha um novo alento.

Para o presidente da ACRM, acadêmico William Haverly Martins (Vídeo AQUI), "essa é uma vitória conseguida a muitas mãos. e tenho a certeza de que, sem o apoio decisivo do presidente da Câmara, vereador Allan Queiroz e dos vereadores, nada se teria conseguido. Quero ressaltar que esta não é uma conquista apenas da ACRM, mas também do Instituto

Histórico e da Academia de Letras de Rondônia, entidades que também trabalham em defesa do nosso patrimônio e da nossa cultura".

A historiadora YêDda Borzacov, membro da ACLER e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia entregou, em nome da ACRM, uma placa de “preito de gratidão” ao vereador Allan Queiroz.

William Martins disse sobre o projeto que, antes do início dos trabalhos de reconstrução, haverá uma grande discussão entre vários setores culturais da cidade, a fim de que seja elaborado o projeto executivo. será discutido, por exemplo, que parte da história terá prioridade na restauração: o prédio da década de vinte, que nem sanitários possuía, que na década de quarenta recebeu algumas alterações, ou o da década de sessenta, quando foi acrescentado um puxadinho e uma pequena varanda que virou sala de espera, tudo será discutido pelos historiadores e até por um arqueólogo, além das entidades sociais envolvidas: ACRM, ACLER, INSTITUTO HISTÓRICO, IPHAN etc.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)