Sábado, 10 de março de 2012 - 09h18
"O sexo, graças a Deus, não é organizado pela CBF".
Luís Fernando Veríssimo
Quando o secretário da FIFA, supostamente, disse que o Brasil está merecendo um chute no traseiro, ele pode até ter sido grosseiro conosco, contribuintes que sustentamos um país de altos contrastes. De um lado uma terra rica e com um povo (eu falei povo e não aquela classe privilegiada que só aparenta ser povo na hora de pedir voto) trabalhador. De outro, um índice alto de corrupção que gera risos em qualquer pessoa, até na cúpula de uma instituição que nem é chamada assim de tão séria, a FIFA. E foi desse segundo grupo que vieram as reações.
Sobre a FIFA, e a capacidade moral da entidade para criticar alguém, que o diga o jornalista inglês David Yalup, autor de um autêntico libelo intitulado Como eles Roubaram o Jogo - segredos dos subterrâneos da FIFA.
Ao sentir a extensão do que dissera, o secretário da FIFA repetiu o que é comum ouvir-se de políticos brasileiros de todos os níveis: A culpa é da Imprensa que não entendeu o que eu disse. Bom, o secretário da FIFA não disse exatamente assim, mas culpou a tradução de suas palavras.
Parece até aquela frase de quem não viu o mensalão articulado a metros de seu gabinete, e por isso tento parodiar o deputado Jeferson a quem disse não saber, ele também não viu uma manada ali.
Convenhamos: há poucos motivos para que a alta cúpula dirigente brasileira ficar irritada. Vou escrever supostamente atribuindo alguma seriedade na afirmação do secretário de que houve erro de tradução.
É novidade para alguém neste país que a corrupção é um dos grandes males nacionais? Ora, quando um presidente da República tem de negociar cargos políticos que, em tese, exigem para seu ocupante um grau de conhecimento grande, e negocia porque quer fazer passar no campo político tudo aquilo que quer, não está havendo corrupção?
É novidade para alguém neste país que as obras da Copa estão atrasadas, e que seu valores estão altamente acima do previsto?
É novidade para alguém neste país que está sendo construído um estádio para o Corintians, com envolvimento de dinheiro público só para atender a devaneios clubísticos?
É novidade que tivesse de ser levado em conta, pelos que defenderam a realização da Copa que os moldes que a FIFA impinge iriam contrariar diretamente a Constituição Federal e várias leis em vigor?
É novidade neste país estarmos muito abaixo de países muito menos fortes economicamente em índices como segurança pública, serviços de saúde pública e educação (isso para citar apenas três itens básicos da Carta de 1988)?
É novidade que ministros da presidente Dilma tiveram de ser afastados sob acusações de corrupção, só ano passado, e este ano um teve de ser blindado e outro saiu agora?
Ora, segundo a revista VEJA, edição de 1.12.11, o Brasil, está em 73º lugar no ranking da corrupção, isso dentre 183 países. Namíbia e Cuba, são apenas dois do países onde, conforme a organização Transparência Internacional, a corrupção seja menor que a brasileira.
Ora, num país que desde 2003 vem sendo humilhado por amigos como Bolívia, Paraguai e Equador, isso sem contar a Venezuela que também entra no jogo, como podem ficar tão ressentidos seus líderes quando alguém é citado como autor de uma frase, digamos, grosseira, mas que espelha aquilo que, inclusive muitos de nós pensamos que o Brasil merece.
Aliás, por que eles vestiram a carapuça?
Inté outro dia, se Deus quiser....
Fonte: Lúcio Albuquerque - Repórter
Membro da Academia de Letras de Rondônia e da Academia Guajaramirense de Letras - jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún