Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

UM DIA PARA VIAJAR NA NOSSA HISTÓRIA


DIA DO TERRITÓRIO - Faz pouco tempo, mas atualmente poucos se lembram, mesmo os detentores da responsabilidade educacional de lembrar: Há 64 anos, no Palácio Rio Negro, sede do Governo brasileiro na região serrana de Petrópolis, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 5812 criando o Território Federal do Guaporé, a partir de 1956 Rondônia, e, em 1981, seria o primeiro dos Territórios Federais a ser Estado.
A decisão da criação do Território do Guaporé, com a inclusão da região amazonense de Porto Velho, foi tomada por Getúlio na vinda dele a Porto Velho em 1940, quando o então superintendente da ferrovia Madeira-Mamoré, Aluízio Pinheiro Ferreira, convenceu o presidente a juntar partes do Amazonas, da divisa com Humaitá à cachoeira de Santo Antonio, e daí em diante até próximo a Vila Bela no rio Guaporé, tornan do a região única para ser criado o Território Federal do Guaporé.

A caminhada do Território, logo se tornando pujante e gerando, a partir de 1956 com o nome Rondônia, o Estado criado pelo presidente João Figueiredo, é conhecida. Mas a falta de interesse das autoridades, especialmente das áreas de Educação e Cultura, em valorizar fatos marcantes da História rondoniense levaram ao abandono da data, sem qualquer dúvida da maior importância para esta parte do Brasil, onde a cada dia mais nos esquecemos de onde viemos.
 
DIA DA TV RONDÔNIA - Mas o 13 de setembro, para Rondônia, não fica limitado à grandeza do ato assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1974, com apoio do Governo Federal mas, principalmente, contando com a visão futurística e a capacidade empreendedora peculiar, o empresário e jornalista Phelippe Daou inaugurava a primeira filial da Rede Amazônica de Televisão, a TV-Rondônia, em Porto Velho.
Em seu discurso, naquela ocasião, disse o dr. Pehlipe Daou: " Estamos aqui para participar de todos os momentos dos rondonienses, viver as suas alegrias, as suas tristezas, pelejar os mesmos objetivos, porque somos todos amazônidas e temos identidade de propósitos e sentimentos. Não vimos tomar o lugar de ninguém. Irmãos em Cristo e pelo mesmo ideal não se entredevoram. Somar esforços, energias e poder criativo, para vencer dificuldades e obstáculos".

Eu cheguei aqui pouco depois de um ano da inauguração da TV-Rondônia. Mas conheci a maioria dos pioneiros da idéia plantada pelo dr. Phelippe Daou: João Dalmo, Wladimir de Carvalho, Murilo Aguiar, Ubiratam Sampaio, Osmar Vilhena, o "seu" Ulisses. (*)
 
DIA DO SESC - Em 1977 um importante setor de atendimento e formação social brasileiro era instalado em Porto Velho. Era a vez do Serviço Social do Comércio, o SESC, por onde já passou mais de uma geração de rondonienses e se espraiou para outras cidades do Estado. Ao Tito, à "tia" Penha e a tantos outros, meu abraço.
 
DIA DO DIÁRIO DA AMAZÔNIA - Na área de comunicação, além da TV-Rondônia, há outro fator a lembrar. Em 1993 circulou nesta data o primeiro número do Diário da Amazônia, um empreendimento a mais de um empreendedor contribuidor efetivo para o desenvolvimento do Estado - e quando, ao mandar plotar nos ônibus de sua frota imagens de cenas e animais amazônicos se tornou um propagador, mais ainda, positivo da Amazônia. Trata-se do empresário Acir Gurcaz, um dos muitos milhares de outros brasileiros vieram para cá e passaram a gerar emprego e renda, passou no dia 13 de setembro de 1994 a também investir em comunicação gerando um sistema do qual fazem parte hoje não apenas o Diário da Amazônia. Ao Waldir Costa, ao Marcos Grutzmacher, à Ana Aranda, ao carlos Sperança, à Andréa Minuto, ao Idelfonso Valentim, ao Zé Gomes e a tantos outros de lá, atuais ou não, um grande abraço.
 
(*) - Em próxima ocasião vou lembrar um pouco como foram os primeiros anos da TV-Rondônia, uma pioneira geradora de frutos espraiados em todo o Estado. E aproveito para cumprimentar os atuais mantendores do sonho do dr. Phelippe Daou.
 
Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)