Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017 - 11h16
Lúcio Albuquerque, repórter
Em boa hora o governador Confúcio Moura resolveu trocar o discurso político, natural em ato público onde o Estado entregou 10 veículos para transporte escolar, para outro, aplicando um autêntico “puxão de orelha” na comunidade de pais. E não só do pequeno município de Cujubim, mas de todos do Estado.
Confúcio seguiu uma linha que há algum tempo este centenário Jornal vem defendendo: a necessidade dos pais deixarem de lado o seu lazer e se entranharem no dia-a-dia de seus filhos, na vida familiar, na escola etc.
O recado que Confúcio deixou naquela ocasião é simples: a sociedade como um todo tem de voltar para seus valores, deve atentar para a formação de novas gerações, recolocando na ordem do dia o conceito de que a família seja peça fundamental para a formação do futuro cidadão, deixando clara a distância entre a responsabilidade que o fator Família tem e o fator Escola tem.
Não há como negar que fatores externos acabaram gerando a situação atual em que a sociedade se debate, onde muitos dos jovens, especialmente adolescentes – mas é preciso notar que a formação do indivíduo vem de antes dessa fase, praticamente ficam entregues à própria sorte quando o assunto seja sua formação.
Para muitos pais, e bota muitos nisso, entendem que o processo de formação dos filhos seja apenas na, e a, escola, relegando a importante função que têm o núcleo familiar, e o resultado é o que vivemos onde mérito, valor, respeito e civismo são descartados.
A fala do governador não se destinou apenas à comunidade cujubinense. Ela tem um alcance muito maior, mas precisa ser multiplicada pelos próprios agentes comandados pelo próprio Confúcio Moura, e entendida pela sociedade, porque só assim vai vingar e proliferar.
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún