Segunda-feira, 11 de julho de 2016 - 15h38
Ainda sob efeitos de uma sociedade que adota punição, castigo e medidas que reforçam a violência, Porto Velho lembrará o 26º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na próxima quarta-feira (13), em ato público no Espaço Alternativo [Bairro Industrial].
Denominado Entardecer com o ECA, o evento lembrará direitos e deveres de menores de 18 anos, estabelecidos pela Lei Federal Nº 8.069/93, que contempla principalmente as áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.
“O cumprimento dessa lei é uma tarefa para toda a sociedade. Desde a sua promulgação, o ECA possibilitou uma série de conquistas, mas o momento impõe muita reflexão”, comentou a psicóloga Ana Karla Feitoza Santos, da Gerência da Criança e do Adolescente, da Secretaria Estadual da Assistência Social e do Desenvolvimento Social (Seas).
Entre as falas de conselheiros tutelares, secretários e advogados, talentos musicais se apresentarão, enfatizando principalmente efeitos negativos da redução da maioridade penal e denúncia contra a prática do estupro.
Segundo Ana Karla, Rondônia não é diferente do restante do País, onde jovens ainda têm medo da polícia, entram em situação de raiva e são ouvidos com dificuldade quando poderiam manifestar melhor os sentimentos. Essas diferenças conceituais serão expostas ao público na programação elaborada pela Seas e colaboradores, na próxima quarta-feira.
A coordenação pede às pessoas que levem água mineral e compareçam vestidas com camisetas alusivas ao evento.
Às 17h30 começa o ato. Em parceria, a Seas e a Secretaria Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) mobilizaram outros órgãos e entidades, entre os quais o Ministério Público; secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semes) e de educação (Semed) de Porto Velho; Jovens Com Uma Missão (Jocum); Levante Popular da Juventude; Frente Rondônia; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca); Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA); Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Sociedade Pestalozzi.
Confirmaram apresentações as duplas de crianças Mateus (flauta) e Vitor (violão), Amadeu e Vitor [com voz e violão de Jucimar Morais], de freestylle [futebol arte nas ruas]. A Seas se reúne com Aldadina Pinheiro Miranda, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese da Capital, para completar a programação artística e musical.
Três tendas funcionarão no local: uma terá banners com direitos da criança e do adolescente, mostrará o histórico do ECA e distribuirá panfletos, fôlders; outra apresentará números de arte e cultura, e nela os participantes pintarão em cartolinas; a terceira apoiará artistas.
À noite, a partir das 20h, está prevista uma aula de zumba coordenada pela zin Greicy Kelly [Zumba Bairro Novo], com o tema Movimente-se: Defenda os direitos da Criança e do Adolescente. Regularmente, zumba envolve animadas danças latinas, com passos fáceis de acompanhar e adequados ao perfil de jovens, idosos ou crianças.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arte SEAS
Secom - Governo de Rondônia
O cidadão Samuel Sales Saraiva propôs nesta quarta-feira ao presidente dos Estados Unidos, estudos técnicos legislativos ou medidas executivas feder
Quando o nível do rio permitia, o transbordo obedecia à correnteza nas cachoeiras Jirau, Ribeirão e Teotônio, no Rio Madeira. Santo Antônio, via circu
Em carta enviada ao Presidente Donald Trump, com cópia para a direção da Polícia de Imigração e Alfândega (ICE), o cidadão americano Samuel Saraiva
Novo livro de Lúcio Flávio revela paixão pela floresta
Jornalista mais premiado da história na Região Norte, de acordo com o Ranking + Premiados da Imprensa Brasileira 2024, Lúcio Flávio Pinto acaba de lan