Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Cinema brasileiro, novamente visto por canadenses


 
Consulado Geral em Toronto e o Itamaraty apóiam o Brafft. Dezesseis cineastas e até uma banda de Brasília fazem a festa
 
MONTEZUMA CRUZ
Agênciaamazônia
 
SÃO PAULO e BRASÍLIA – Dezesseis cineastas brasileiros participam nesta sexta-feira da abertura do 3º Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, no Canadá. O BRAFFT, como é conhecido, irá até o dia nove, no Bloor Cinema, onde os canadenses assistirão “Divã” – que já foi visto por mais de 1,8 milhão de pessoas – e “Nome Próprio”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2008. Novas mídias ganham espaço.

Na mostra competitiva serão exibidos, entre outros, “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, “Loki-Arnaldo Baptista”, “O menino da porteira” e “Se nada mais der certo”. Treze filmes vão competir no Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos. 

Cinema brasileiro, novamente visto por canadenses  - Gente de Opinião
Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei /CAMILA FINK


A delegação brasileira participará de diversas atividades, entre as quais o 1º Encontro de Profissionais do Audivisual no Canadá e o I UpTo3’ – Integração de Novas Mídias. Os eventos contam com visitas técnicas, rodada de negócios, seminário, painéis de discussão e shows das bandas Cajamarca (DF) e Donna Lolla (RJ), que tocarão na cerimônia de premiação e na festa de encerramento.

Criado há três anos, o BRAFFT é fruto de uma parceria entre a empresa brasileira Puente, representada pela jornalista Cecília Queiroz e pela canadense Southern Mirrors, da atriz e produtora cultural, Bárbara de la Fuente, e realização do Instituto Cefac. Cinqënta profissionais – cineastas, produtores, empresários e historiadores – estão envolvidos na mostra.

Reconhecimento internacional e voluntariado

Cinema brasileiro, novamente visto por canadenses  - Gente de Opinião

Banda Cajamarca reúne diversos gêneros e linguagens musicais, independente de qualquer rótulo /DIVULGAÇÃO

Para Cecília, o BRAFFT já acumula bons resultados: “A cada ano aumentam o número de filmes inscritos, as parcerias e apoios”. Segundo ela, o crescimento de parceiros ultrapassou a taxa de 500%, a equipe de voluntários saltou de oito para 50 e mais de 900 matérias foram publicadas pela mídia espontânea. “Em dois anos, 60 filmes, dos quais cinco indicados ao Oscar pelo Ministério da Cultura, já foram apresentados ao mercado canadense no próprio Festival e em outros eventos”, destaca.

Com um tripé sustentado pela visão de negócios, público formador de opinião e retorno de mídia, o festival possibilita à Puente e à Southern Mirrors promover ações voltadas para novos compradores, espectadores e o reconhecimento internacional ao trabalho feito pelo cinema brasileiro.

Nesta edição os organizadores firmaram parcerias com o Consulado Geral do Brasil em Toronto, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Raindance Canada. Mais inovações: o acordo com instituições de ensino, inaugurado com a Faculdade Cásper Líbero para o Curso de Rádio e TV, e com a Escola Panamericana de Artes. Cecília informa que alunos da Cásper Líbero são convidados a participar como voluntários da equipe de produção do Festival, em São Paulo, e em Toronto. 

Estudantes de design gráfico da Panamericana podem participar de um concurso cultural para criar o cartaz da edição 2010 do Festival. “Com isso, incentivamos o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes e abrimos a possibilidade de trabalho durante o evento, por meio de um exclusivo pacote da Opy Viagens”, comenta Cecília. Já o UpTo3´, mostra paralela ao BRAFFT, que apresenta filmes de até três minutos para novas mídias, conta com o apoio do Cinema do Brasil e da ToonBoom, neste ano.


Banda brasiliense mistura sons, 
influências e estilos

Cinema brasileiro, novamente visto por canadenses  - Gente de Opinião

Banda Cajamarca reúne diversos gêneros e linguagens musicais, independente de qualquer rótulo /DIVULGAÇÃO


BRASÍLIA – A Banda Cajamarca vai agitar a cerimônia de premiação. Formada em 2006, ela é fruto da mistura de sons, influências e estilos. A inspiração é trabalhada pela experimentação e só tem um objetivo: soar bem, passeando por diversos gêneros e linguagens musicais, independente de qualquer rótulo. Com letras trabalhadas e arranjos firmes, a Cajamarca promete levar seu público em uma viagem musical inesquecível e divertida. 

A banda brasiliense é composta por Anand Brito (baixo), Leonardo Aguirre (bateria), Pedro Gadelha (violão e vocal) e Pedro Veloso (guitarra e vocais). Em sua trajetória, já foi finalista das edições de 2007 e 2008 do FINCA - Festival de Música da UnB, assim como semifinalista do prêmio SESC Tom Jobim de Música Brasileira de 2008. A Cajamarca conta também com apresentações em diversas casas da cidade e em festivais de produtoras independentes da capital. Dentre suas músicas mais conhecidas estão “Tecendo Renda” e “Haka Sudaka”.

Pedro, o vocalista da banda, diz que o Brasil é conhecido no mundo todo pela riqueza de sua arte. “O cinema, sendo a arte multifacetada que é, não poderia deixar de colher os benefícios da música. É com esse sentimento que a temos a honra de participar do Brazilian Film Festival of Toronto”.

Para ele, a importância do festival não se resume apenas na divulgação da cultura brasileira em terras canadenses. Fala com o coração:  “Para nós, trata-se de um divisor de águas, pois é a primeira vez que nos apresentamos a um público estrangeiro. Acolhemos de corpo e alma a oportunidade de mostrar um pouco da música brasileira, num festival dedicado a celebrar a cultura”.

Para conhecer mais sobre a banda acesse


Desde 2007, resultados positivos 

SÃO PAULO – Em 2008, o BRAFFT exibiu 31 filmes, entre eles “Meu nome não é Johnny”, “Pindorama” e “Via Láctea”. Lançou simultaneamente “Orquestra dos Meninos”. A delegação brasileira que visitou o Canadá durante o Festival, composta por 12 cineastas, também visitou a Sun TV e o Toronto Studios, no Canadá. Participou ainda de ações para negócios –  networking e conversa com o público. 

Todo esse trabalho teve resultou de uma parceria entre a brasileira Redalgo (Diogo Beltran) e a canadense Spongelab Interactive, para comercializar games e fazer uma co-produção. Também foi fechado um acordo por Jaime Lerner (Panda Filmes) para a Usina de Idéias e Projetos. Por sua vez, a mostra paralela UpTo3’ conquistou um canal próprio no Claro Minha TV, para portadores de celulares com a tecnologia 3G. 

O Festival faz parte do Fórum dos Festivais, está registrado na Agência Nacional de Cinema e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, publicado pela Associação Cultural Kinoforum. O Cinema do Brasil é partner do UpTo3’, o Consulado Geral do Brasil em Toronto oferecerá uma festa tipicamente canadense em um dos pubs mais tradicionais de Toronto, após a apresentação do filme “Divã”. O Itamaraty levará alguns cineastas participantes. O evento conta com o apoio das empresas canadenses Mellohawk (transportadora oficial), Sementeria, Cajú, A Docuvixen Film, CMichelon, Abacus, Itabras, Real Trade Magazine, Oi Toronto, Wave, Etc. & Tal, Brasil News, PanTV e das brasileiras Maxpress, Estúdios Quanta, Paula Estúdio, Ponto e Letra, Canal Brasil, Faculdade Cásper Líbero – Curso de Rádio e TV, CEC – Centro de Educação Canadense, Câmara de Comércio Brasil – Canadá, Panamericana Escola de Arte e Design, Gueto Prataria, Planeta Tela, Jorge Brandão Design, Gráfica Iara, Opy Viagens, Roteiro do Imóvel, Peixoto & Ferraz Advogados, 3D Turismo, além do Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher e Yacaré – Vídeo, Foto e Recordações. 

Saiba mais sobre o festival. Clique aqui


 
3° Festival de Cinema Brasileiro em Toronto – BRAFFT

Data: 4 a 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
II UpTo3’ - Mostra de Animação com filmes de até 3 minutos para mídias alternativas

Data: 7 e 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
I Encontro de Profissionais do Audiovisual no Canadá

Data: 3 a 8 de setembro
Atividades: seminário, encontro de networking, visitas técnicas
Locais: Innis Hall, Caju. Apoio: Raindance Canada
I UpTo3´- Integração de diferentes mídias

Data: 8 e 9 de setembro
Atividades: painéis, rodada de negócios
Local: National Film Board
Apoio: Cinema do Brasil e ToonBoom
 
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)