Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 12h07
Consulado Geral em Toronto e o Itamaraty apóiam o Brafft. Dezesseis cineastas e até uma banda de Brasília fazem a festa
MONTEZUMA CRUZ
Agênciaamazônia
SÃO PAULO e BRASÍLIA – Dezesseis cineastas brasileiros participam nesta sexta-feira da abertura do 3º Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, no Canadá. O BRAFFT, como é conhecido, irá até o dia nove, no Bloor Cinema, onde os canadenses assistirão “Divã” – que já foi visto por mais de 1,8 milhão de pessoas – e “Nome Próprio”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2008. Novas mídias ganham espaço.
Na mostra competitiva serão exibidos, entre outros, “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, “Loki-Arnaldo Baptista”, “O menino da porteira” e “Se nada mais der certo”. Treze filmes vão competir no Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos.
Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei /CAMILA FINK |
Banda Cajamarca reúne diversos gêneros e linguagens musicais, independente de qualquer rótulo /DIVULGAÇÃO |
Com um tripé sustentado pela visão de negócios, público formador de opinião e retorno de mídia, o festival possibilita à Puente e à Southern Mirrors promover ações voltadas para novos compradores, espectadores e o reconhecimento internacional ao trabalho feito pelo cinema brasileiro.
Nesta edição os organizadores firmaram parcerias com o Consulado Geral do Brasil em Toronto, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Raindance Canada. Mais inovações: o acordo com instituições de ensino, inaugurado com a Faculdade Cásper Líbero para o Curso de Rádio e TV, e com a Escola Panamericana de Artes. Cecília informa que alunos da Cásper Líbero são convidados a participar como voluntários da equipe de produção do Festival, em São Paulo, e em Toronto.
Estudantes de design gráfico da Panamericana podem participar de um concurso cultural para criar o cartaz da edição 2010 do Festival. “Com isso, incentivamos o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes e abrimos a possibilidade de trabalho durante o evento, por meio de um exclusivo pacote da Opy Viagens”, comenta Cecília. Já o UpTo3´, mostra paralela ao BRAFFT, que apresenta filmes de até três minutos para novas mídias, conta com o apoio do Cinema do Brasil e da ToonBoom, neste ano.
Banda brasiliense mistura sons,
influências e estilos
Banda Cajamarca reúne diversos gêneros e linguagens musicais, independente de qualquer rótulo /DIVULGAÇÃO |
Desde 2007, resultados positivos
SÃO PAULO – Em 2008, o BRAFFT exibiu 31 filmes, entre eles “Meu nome não é Johnny”, “Pindorama” e “Via Láctea”. Lançou simultaneamente “Orquestra dos Meninos”. A delegação brasileira que visitou o Canadá durante o Festival, composta por 12 cineastas, também visitou a Sun TV e o Toronto Studios, no Canadá. Participou ainda de ações para negócios – networking e conversa com o público.
Todo esse trabalho teve resultou de uma parceria entre a brasileira Redalgo (Diogo Beltran) e a canadense Spongelab Interactive, para comercializar games e fazer uma co-produção. Também foi fechado um acordo por Jaime Lerner (Panda Filmes) para a Usina de Idéias e Projetos. Por sua vez, a mostra paralela UpTo3’ conquistou um canal próprio no Claro Minha TV, para portadores de celulares com a tecnologia 3G.
O Festival faz parte do Fórum dos Festivais, está registrado na Agência Nacional de Cinema e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2009, publicado pela Associação Cultural Kinoforum. O Cinema do Brasil é partner do UpTo3’, o Consulado Geral do Brasil em Toronto oferecerá uma festa tipicamente canadense em um dos pubs mais tradicionais de Toronto, após a apresentação do filme “Divã”. O Itamaraty levará alguns cineastas participantes. O evento conta com o apoio das empresas canadenses Mellohawk (transportadora oficial), Sementeria, Cajú, A Docuvixen Film, CMichelon, Abacus, Itabras, Real Trade Magazine, Oi Toronto, Wave, Etc. & Tal, Brasil News, PanTV e das brasileiras Maxpress, Estúdios Quanta, Paula Estúdio, Ponto e Letra, Canal Brasil, Faculdade Cásper Líbero – Curso de Rádio e TV, CEC – Centro de Educação Canadense, Câmara de Comércio Brasil – Canadá, Panamericana Escola de Arte e Design, Gueto Prataria, Planeta Tela, Jorge Brandão Design, Gráfica Iara, Opy Viagens, Roteiro do Imóvel, Peixoto & Ferraz Advogados, 3D Turismo, além do Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher e Yacaré – Vídeo, Foto e Recordações.
Saiba mais sobre o festival. Clique aqui
3° Festival de Cinema Brasileiro em Toronto – BRAFFT
Data: 4 a 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
II UpTo3’ - Mostra de Animação com filmes de até 3 minutos para mídias alternativas
Data: 7 e 8 de setembro
Local: Bloor Cinema (506 Bloor St. West), Toronto, Canadá
I Encontro de Profissionais do Audiovisual no Canadá
Data: 3 a 8 de setembro
Atividades: seminário, encontro de networking, visitas técnicas
Locais: Innis Hall, Caju. Apoio: Raindance Canada
I UpTo3´- Integração de diferentes mídias
Data: 8 e 9 de setembro
Atividades: painéis, rodada de negócios
Local: National Film Board
Apoio: Cinema do Brasil e ToonBoom
Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião
“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”
Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado
Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025
A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa
PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho
Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre
"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta
Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v