Segunda-feira, 10 de junho de 2013 - 14h42
Robson Oliveira
Confirmação
O deputado estadual Hermínio Coelho (sem partido) confirmou ontem o que a coluna previu um mês atrás: desfiliou-se do PSD. A relação entre ele o o deputado federal Rubens Moreira Mendes (presidente estadual do partido) azedaram durante o encontro estadual do PSD no município de Ouro Preto do Oeste quando soube que não teria a legenda para postular um cargo majoritário.
Vermelho
De lá pra cá Coelho passou a esculhambar literalmente Moreira Mendes e procurar uma legenda que lhe dê abrigo aos projetos pessoais. Aliás, o PCdoB já estendeu o tapete vermelho para receber o parlamentar e homologar a postulação que melhor lhe interessar.
Cara e coroa
Caso o Congresso Nacional aprove um projeto de lei modificando a forma da aplicação do cálculo da Lei da Ficha Limpa e 'anistie' todos os políticos hoje afetados pela norma, a torcida nos bastidores políticos é por uma disputa ao Governo de Rondônia entre Expedito Junior (PSDB) e Ivo K-Sol (PP), em 2014.
No meio do caminho...
Tanto Jr quanto K-Sol são experimentados nas urnas e ainda possuem capilaridade suficiente para deixar o atual mandatário do Palácio Vargas fora de um eventual segundo turno. Quem não está gostando nada dessa possibilidade é Confúcio Moura (PMDB). Seria uma pedra e tanto no meio do caminho, diria o poeta.
Parental
O Senado debateu na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) uma das questões mais complexas que acontecem nas separações judiciais quando pais de uma criança a manipulam para que sinta repúdio em relação ao outro. Denominado de alienação parental, os congressistas querem regulamentar a questão em lei para uniformizar as decisões por aí afora. Excelente a decisão, pois o problema é mais comum nas cortes do que se imagina. A ideia é a guarda compartilhada. Na última novela do horário nobre da Globo o assunto foi exposto nacionalmente em sua trama e em toda sua complexidade.
Teimosia
Amanhã se exaure o prazo dado à Prefeitura Municipal de Porto Velho para a regularização das pendências do contrato dos viadutos para que o convênio seja renovado com o DNIT. Caso contrário a obra retorna para o órgão federal. Exceto o prefeito Mauro Nazif (PSB), todos querem que as obras dos viadutos sejam concluídas pelo DNIT. Eita cabra teimoso e rinhento.
Atenção
A última pesquisa divulgada no final de semana sobre a intenção de votos para presidência da república revela pela primeira vez uma oscilação para baixo de oito pontos percentuais na aprovação do governo Dilma Rousseff. Os números também confirmam que se as eleições fossem hoje a presidente se reelegeria no primero turno. No entanto, como a economia anda cambaleando das pernas, a oscilação é um sinal de atenção e alerta aos petistas mais afoitos. Tem um guri pernambucano promentendo fazer mais e melhor. Com perfil pra ser levado a sério.
Apoio
O presidente da Federação de Futebol de Rondônia, Heitor Costa, foi recebido com uma churrascada em Porto Alegre pela CBF. Após a comelança, foi ao fabuloso estádio do grêmio para assistir da tribuna de honra ao jogo entre Brasil e França. Encalacrado até o pescoço com denúncias de toda ordem, o atual presidente da CBF, José Marin, recebeu apoio incondicional do cartola rondoniense e outros quatorze presidentes de Federações para se manter no cargo. A pressão tem sido grande para que Marin desocupe a moita a bem do esporte nacional. Já tem gente mirando a moita do Heitor...
Péssimo
Cada dia fica pior o serviço de internet banda larga fixa oferecido pela empresa OI em Porto Velho, o Oi Velox. Quem contrata, por exemplo, 1 mega, e paga pelo serviço, recebe um sinal 95% menor em sua residência e a média mensal sequer chega a 10% no medidor oficial de velocidade da Anatel. Um transtorno para quem depende da rede para trabalhar.
Padrão
A Anatel estabelece padrões mínimos de qualidade, mas são máximos os índices de reclamações contra a Oi relacionadas à velocidade, queda de conexão e indisponibilidade do serviço. A conta mensal chega em dia e com a cobrança do serviço que não presta.
Seleção
A Funasa abriu as inscrições para o processo seletivo de repasses de recursos para as ações de saneamento básico. Os prefeitos deverão comparecer na superitêndencia estadual para a apresentação do projeto técnico de engenharia contento, no mínimo, memorial descritivo, memorial de cálculo, planilha orçamentária, planta do esquema geral do sistema de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário, peças gráficas e anotações de responsabilidade técnica. É uma ótima oportunidade para que os municípios possam contar com uma rede sanitária e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t