Quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 16h45
Robson Oliveira
Protesto
A população agradece o protesto convocado para esta sexta-feira pelos prefeitos brasileiros, em particular os rondonienses, que vão fechar as prefeituras para cobrar que a União distribua de forma mais equânime os tributos recolhidos às arcas do Governo Federal. A reivindicação é justa, sem dúvida.
Economia
O que a população não suporta são prefeitos incompetentes e despreparados que ajudam a arruinar as cidades. Nem adianta mandar montanhas de recursos porque não são utilizados da forma correta. Nos últimos nove anos não faltou grana na prefeitura da capital, o que não impediu que a administração pública virasse a desmoralização em que se encontra. Com as portas do paço municipal fechadas é possível economizar os minguados caraminguás do contribuinte.
Milagre
O empresário da construção civil Chagas Neto deverá ser o coordenador da campanha do pré-candidato a reeleição Confúcio Moura (PMDB). Trata-se de uma pessoal afável, competente e leal. O problema é que não tem o dom do milagre e a tarefa confiada é muito difícil de lograr êxito. Nessa empreitada Chaguinha não pode contar nem com a ajuda do santo das causas impossíveis, ocupado com afazeres mais exequíveis.
Isolado
Enquanto PMDB, PSDB, PP e PT começam a fechar os acordos para formar coligações densas capazes de alcançar o coeficiente para as candidaturas proporcionais, especialmente para Câmara Federal, o PTB do deputado federal Nilton Capixaba fica isolado. Não vai ser fácil as coligações conversadas abrirem uma vaga para que Capixaba pegue carona e emplaque mais quatro anos. O partido que ceder provocará baixa.
Alô
São cada vez piores os serviços prestados aos rondonienses pelas companhias de telefonia celular. A reclamação é geral. Em alguns setores da capital é praticamente impossível realizar uma ligação, ou receber. A situação é de caos. Há registro de situações que a operadora diz não existir o número. E em outras, o número dá como desligado ou ocupado.
Papagaio
Os prováveis candidatos nas eleições de outubro estão pegando carona em eventos de inaugurações de obras públicas. Para avivar a memória desses papagaios de piratas seria bom relerem a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que cassou o mandato senatorial de Ernandes Amorim em tempos não tão distantes. Assessores ineptos e puxa-sacos arrogantes são experts em deixar pré-candidatos inelegíveis.
Blefe
O deputado estadual Maurão de Carvalho, vice-presidente da Assembleia Legislativa, voltou a insinuar que é sim pré-candidato ao Governo de Rondônia pelo PP. Mas condicionou a pré-candidatura ao crivo da aprovação do senador Ivo K-Sol, real mandatário da legenda. Diz a lenda política que o candidato que não tem poder sobre a própria candidatura não é candidato. É um blefe. Será o caso do parlamentar?
Pueril
Durante a entrevista Maurão demonstrou que tem uma visão pueril sobre administração estadual, mas isso nunca foi problema em Rondônia para as funções que se insinua. O problema do deputado reside em não possuir influência suficiente para impor uma candidatura a governador no PP, mesmo K-Sol não lançando nenhum. Além da pouca densidade eleitoral capaz de emplacar a pretensão.
Óbitos
As enchentes provocadas pela elevação do nível do rio madeira fez suas primeiras vítimas: duas pessoas foram a óbitos acometidos de leptospirose - contaminação através da urinas dos ratos. Embora um laudo divulgado pelo governo informe que não há contaminação das águas por cólera ninguém pode garantir peremptoriamente que o risco esteja afastado, visto que o lençol freático está contaminado pelos dejetos das fossas clandestinas.
Omissos
Com a proximidade da semana santa quando boa parte da população cristã troca a alimentação da carne vermelha pelo peixe há uma desconfiança enorme em relação a eventuais contaminações do pescado comercializado em Rondônia. Há também uma grande desinformação sobre o assunto e as autoridades fazem de conta que não tem nada haver com o problema. Enquanto isto a população fica exposta à consumir peixe contaminado.
Posse
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia marcou para o dia 25 a posse do novo desembargador Hiram Souza Marques, escolhido pelo quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Rondônia. É o primeiro ex-presidente da entidade que assume as funções em Rondônia.
Retiro
Como este cabeça-chata aproveitará os feriados da semana santa para se recolher num agradável retiro longe de Rondônia e fazer seu jejum regado a generosos goles de Malbec, esta coluna volta a ser atualizada somente a partir do dia 22. Portanto, boa páscoa aos leitores e amigos.
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t
Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque
VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind