Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 20h42
Contra
O pastor Aluísio Vidal, ex-candidato do PSOL ao Senado Federal, adiantou à coluna que é contrário a qualquer coligação nas eleições municipais por defender que o partido lance candidaturas próprias sem desviar dos princípios que inspiraram a criação da agremiação partidária. Dirigentes do Diretório Municipal do PSOL da capital querem apoiar a pré-candidatura de Mauro Nazif (PSB) e descartar a candidatura própria.
Desgosto
O deputado federal Carlos Magno (PP) revelou que anda desgostoso com a vida de deputado federal porque nem as emendas parlamentares são liberadas pelo Governo Federal.
Desafeto
O deputado pepista aproveitou a oportunidade para alfinetar Alex Testoni, o prefeito de Ouro Preto do Oeste, ao acusar o desafeto de administrar o município com metódos do coronelismo feudal. O parlamentar revelou ainda que pode abandonar a atividade política nas eleições de 2014.
Reunião
Não houve nenhuma reunião entre a cúpula petista e a peemedebista em Brasília, nesta terça-feira, para tratar das eleições de Porto Velho. O presidente nacional em exercício do PMDB, Valdir Raupp, estimula a pré-candidatura de José Augusto. Ele lembra que tem percorrido o país defendendo candidatura própria e não tem como defender o contrário exatamente na capital do seu estado.
Preferência
A coluna apurou junto a Fátima Cleide, pré-candidata do PT à sucessão de Roberto Sobrinho, que a preferência de coligação do PT é com o PMDB. 'A vaga de vice-prefeito poderá ser do PMDB, caso o partido resolva manter a coligação em Porto Velho', antecipou Fátima Cleide.
Resistências
Fátima Cleide reconheceu as resistências dos peemedebistas da capital contrários a uma coligação no primeiro turno com o PT, mas explicou que continuará insistindo. Antecipou, no entanto, que vai procurar os dirigentes municipais da legenda para tentar remover as resistências. Muitas delas são reflexos da indiferença com que o atual prefeito petista tratou os peemedebistas.
Condicionando
Já Mauro Nazif, pré-candidato do PSB, se reuniu com os dirigentes do Partido Comunista do Brasil. Nada ficou acertado, mas os 'vermelhos' colocaram como condição para dialogar que seja estendida a coligação na proporcional. Condição que assusta os pré-candidatos a vereadores do PSB que enxergam a nominata dos comunistas como fortes concorrentes.
Posse
Foi concorrida a posse da reitora da Unir, Berenice Tourinho, nesta terça-feira (8), na sede do Ministério da Educação. Além dos deputados federais Marinha Raupp (PMDB), Padre Ton (PT), Carlos Magno (PP) e Nilton Capixaba (PTB), prestigiaram o evento a ex-senadora Fátima Cleide (PT), professores, técnicos e familiares da magnífica. O discurso feito de improviso da reitora rondoniense chamou a atenção positiva do ministro Aluísio Mercadante.
Sepaz
A vereadora Penha de Cacoal foi sondada para assumir a Secretaria de Estado da Promoção da Paz, destinada a atender aos dependentes químicos e alcóolotras, antes mesmo de ser legalmente criada.
Caos
A ideia da criação da SEPAZ é boa. O que destoa da proposta é a rede de saúde pública estadual que está submersa no caos administrativo. Aliás, há quem aposte exatamente no caos como forma de 'justificar' malfeitos naquela área.
Transposição
Mais um documento foi protocolizado ontem na Advocacia Geral da União (AGU) comprovando que o Governo Federal repassou recursos federais destinados à quitação dos salários dos servidores públicos estaduais. Trata-se dos balancetes do Beron com a entrada e saída dos recursos oriundos da União.
Protesto
Na Assembleia Legislativa os servidores da saúde em greve protestaram contra o Governo de Rondônia. O movimento paredista ainda não conseguiu o apoio da população, visto que é a principal afetada. Mas os grevistas conseguem aumentar o desgaste de um governo sem rumo e sem esperança de melhora.
Cachoeira
Ouvimos uma confidência entre dois deputados federais que tiveram acesso às receptações telefônicas feitas pela Polícia Federal, revelando as estripulias promíscuas entre Carlinhos Cachoeira, políticos dos diversos partidos, servidores públicos, empresários e jornalistas, com autorização judicial, e ficamos pasmos com as revelações do conteúdo de parte das gravações. O que pode vir por aí (se forem todas as gravações divulgadas) é de deixar todos os pelos arrepiados. Uma cachoeira avassaladora pode inundar a praça dos Três Poderes. Isto na hipótese do curso não ser desviado. O que passou a ser uma possibilidade real.
Copa
Dizem que nem as obras da Copa do Mundo escapam da inundação das águas sujas do Cachoeira. Para evitar maiores prejuízos à reputação do país e para que a cachoeira não vire um tsunami, os 'deixa disso' já entraram em campo para que o evento não descambe de vez.
Azul
Depois da TAM e Gol anunciarem a suspensão de alguns voos de Porto Velho, eis que a Azul anuncia que o primeiro destino da companhia em Rondônia terá início em 20 de junho, com frequências diárias a partir de Manaus e Cuiabá.
Destino
A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil - para operar em Porto Velho. A companhia havia solicitado Hotran (horário de Transporte) à agência no mês passado e passará a operar voos diários da capital rondoniense a Manaus e Cuiabá, com voos diretos, oferecendo ainda conexões para 39 destinos a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Despedida
Depois de quatro anos respondendo pela Assessoria de Imprensa do Cofen na capital federal este 'cabeça-chata' conclui a missão com a sensação de dever cumprido. Permanece entre Brasília e Porto Velho para encarar novos projetos profissionais. Além da coluna.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t