Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Os arredores da FIERO estão cada vez mais parecidos com as confusões do 'Golfo Pérsico'


Robson Oliveira


Os arredores da FIERO estão cada vez mais parecidos com as confusões do 'Golfo Pérsico' - Gente de OpiniãoPesquisa

Mesmo longe ainda do pleito eleitoral de 2014, os partidos começam a se movimentar visando as eleições estaduais. Um grande instituto nacional de pesquisa foi contratado para verificar quais os nomes mais promissores para governador, senador, deputado federal e estadual.

 

Gente de OpiniãoDados

Os dados da pesquisa começam a ser colhidos na primeira semana de setembro. Tempo suficiente para desvincular a pesquisa de qualquer contaminação midiática. A coluna, claro, vai ter acesso aos dados. Será um pesquisa com perfil qualitativo e quantitativo. Completa.

 

Desgaste

A Câmara dos Vereadores de Porto Velho instaurou uma comissão para avaliar o envolvimento dos vereadores segregados na operação policial “Apocalipse”. A edilidade da capital faz sua parte e sinaliza sintonia com os ânimos das ruas que exigem apuração dos eventuais malfeitos. Com as eleições vindouras o tema vai parar no horário eleitoral sangrando os envolvidos que eventualmente busquem um novo mandato.

 

Baú

Os advogados do empresário Denis Baú, presidente afastado da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), garantiram hoje à coluna que cassaram a decisão de afastamento do empresário e que ele retorna à presidência da instituição patronal. É um golpe duro que Baú dá aos desafetos. Os arredores da FIERO estão cada vez mais parecidos com as confusões do 'Golfo Pérsico'.

 

Gente de OpiniãoLorota

Embora esta coluna já tenha feito menção às lamúrias do governador e a possibilidade de não disputar mais um mandato, não passam de lorotas as ameaças para unir os pedaços do partido dos inconformados com o desprezo com que sua excelência trata os correligionários. Na hora apropriada Confúcio Moura vai anunciar que é postulante à reeleição. Já unir os inconformados, em se tratando dos peemedebistas, basta utilizar as tintas do Diário Oficial. Ademais, com os adversários ficando inelegíveis.

 

Gente de OpiniãoRisco

O único político que eventualmente pode colocar uma pedra no meio do caminho eleitoral do governador é o ex-senador Expedito Junior (PSDB). Ainda assim o tucano calcula os riscos antes de anunciar o futuro político já que lhe pesa a dúvida sobre a elegibilidade. O maior risco de Moura é Junior efetivamente estar apto para disputar as eleições. Sendo esta hipótese positiva, tem tudo para levar uma sova. Caso contrário, se viabiliza.

 

Gente de OpiniãoTragédia

Quem anda se assanhando para colocar o nome para sucessão estadual é o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (PSD). Os entusiastas da pretensão acreditam que ele pode reeditar o mesmo caminho percorrido pelo então prefeito de Rolim de Moura, Ivo K-Sol. O problema é que a história se repete apenas como tragédia ou farsa. No caso em comento, os dois juntos.

 

Gente de OpiniãoFajuta

Para inflar o ego do prefeito de Ouro Preto encomendaram (literalmente) uma pesquisa que apurou um percentual colocando o alcaide em ascensão. O problema é que a coluna teve acesso ao questionário aplicado e descobriu que os dados tabulados foram anabolizados em relação ao alcaide. E desnutridos em relação aos outros pesquisados. O que chamamos de números fajutos.

 

Gente de OpiniãoSerpentário

O ex-governador José Bianco (DEMO) assiste de camarote cada movimento dos bastidores da política estadual. Sem ser incomodado por ninguém, conversa com todos e não revela qual cargo vai disputar. Sinaliza que tem pretensões em voltar a governar Rondônia mesmo com o desgaste das dez mil demissões, mas pode virar um estorvo às pretensões de Acir Gurgacz (PDT) caso opte em disputar a vaga senatorial. No mano a mano Bianco é mais rápido em composições e agregador do que Acir. Nesse cenário, a situação do pedetista morreria no ninho.

 

Elogios

A CAARO e a ESA, Caixa de Assistência e Escola Superior da OAB-RO, promoveram duas ações elogiáveis que agradam aos advogados rondonienses. A primeira ofereceu vacinas gratuitas contra hepatite B, febre amarela e gripe. A segunda, promoveu um ciclo de debates com os renomados colegas advogados Roberto Podoval e Cesar Brito, ambos na sexta-feira passada. A Seccional promete agora colocar a disposição dois planos de saúdes para a escolha dos inscritos. Aqui se critica quando é pra criticar e elogia quando é merecido. A hora é dos elogios.

 

Multimídia

A convite do Dr. Viriato Moura, renomado médico rondoniense, vamos participar todos os domingos, ao meio dia, no programa Viva Porto Velho (Assista entrevista deste domingo AQUI), com comentários políticos, veiculado na Rede TV. Nos sábados, às 11 horas, pela 107.9, Rádio Educativa FM, de Porto Velho, vamos participar do programa radiofônico também ancorado pelo famoso médico com uma resenha semanal da política local. Estrearemos inicialmente no programa radiofônico no próximo final de semana.

Os arredores da FIERO estão cada vez mais parecidos com as confusões do 'Golfo Pérsico' - Gente de Opinião 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)