Segunda-feira, 5 de julho de 2010 - 15h37
Barrado
Depois de discursar na convenção tucana com adjetivos acerbos contra o ex-governador e candidato a senador pelo PP (Ivo K-Sol) e, em seguida se unir ao desafeto, o pretenso candidato a senador pelo PHS, Melki Donadon, é considerado persona não grata na coligação. De acordo com o presidente do PPS, Donadon vai ser barrado no palanque e ficará sem o tempo de TV e rádio da coligação.
Ausência
Durante a passagem da comitiva de João Cahulla e K-Sol na festa de abertura da Feira Agropecuária de Vilhena, sexta-feira passada, a ausência de Melki Donadon não passou despercebida. Aliás, alguns dos candidatos a deputado estadual e federal da coligação e presentes ao evento não escondiam o constrangimento do ingresso de Melki no palanque dos candidatos do PP e PPS.
Comitiva
João Cahulla (PPS) foi recebido no aeroporto de Vilhena por um número expressivo de populares e partidários, o que indica que sua pretensão em se manter no cargo não pode ser subestimada pelos adversários, pois o “cabra” aprendeu os caminhos das pedras políticas com muita rapidez e arredondou o discurso.
Solitário
Já K-Sol (PP) não recebeu o mesmo tratamento caloroso do pupilo em Vilhena. No parque de exposição, o ex-governador caminhava sem empolgar os transeuntes nem com o cortejo de aliados de outrora. É a prova cabal de que rei morto é rei posto. Isso não significa que sua influência política no estado diminuiu. Ao contrário, continua sendo um forte candidato. E cabo-eleitoral. Mas não é imbatível.
Alvo
Quem continua no périplo pelos municípios é o peemedebista Valdir Raupp. Em três dias visitou doze municípios e concedeu inúmeras entrevistas nas mais diversas rádios e sites por onde passou. Ele tem consciência de que a disputa vai ser dura e sabe que os adversários vão usar de todos os tipos de expedientes para tentar criar dificuldades e constrangimentos na sua campanha pela reeleição. Aliás, já vem sendo alvo da base aliada do Planalto.
Fôlego
O candidato a governador pelo PSDB, Expedito Júnior, também é rápido e percorre os municípios para evitar queda, em especial para os ex-aliados palacianos. Os tucanos saíram da convenção com baixas ao perder o apoio do PHS e PMN, além do PSB. Como JR é ágil, escolheu um vice com rapidez para conter qualquer desgaste. Por enquanto sua campanha está redonda. É difícil prever qual fôlego que possui ($) para mantê-la nos atuais patamares.
Saldo
O candidato do PT, Eduardo Valverde, conseguiu finalmente produzir um fato novo ao atrair para seu palanque o PSB do Dr. Mauro. Saiu do isolamento e busca espaço para empinar a candidatura que se encontrava em total obscurantismo. E o PSB saiu no saldo (?) mesmo depois de dormitar no ninho tucano e amanhecer no petista.
Constrangimento
Numa inauguração de um centro de apoio ao pecuarista (Centro Moisés Freitas) dentro do parque de exposição em Vilhena, o governador João Cahulla ficou constrangido quando a pecuarista Carla Freitas (anfitriã) cumprimentou todas as autoridades que compunham a mesa e esqueceu exatamente dele (Cahulla). O constrangimento aumento depois que o cerimonial do palácio alertou a anfitriã sobre a gafe cometida, obrigando-a a se desculpar pelo lapso cometido. E o fez piorando a situação quando revelou que não sabia de quem se tratava. Não fosse o excesso de zelo do cerimonial a gafe teria passado despercebida.
Gentleman
Ao discursar o governador relegou a gafe e foi de uma elegância incomum ao tecer loas à anfitriã e à família Freitas. Aproveitou a oportunidade para defender os feitos do governo e alfinetar com sutileza os adversários.
Civilidade
O cumprimento mais observado foi o do deputado estadual Tiziu Jidalias ao senador Valdir Raupp. Foi um cumprimento respeitoso e protocolar de ambos, visto que nenhum deles se atura desde que romperam as relações políticas.
Suplentes
O suplente ao Senado de Valdir Raupp é o ex-deputado estadual e ex-prefeito da capital Tomás Correia. De Ivo Cassol é o ex-deputado estadual e federal Reditário Cassol e de Fátima Cleide é o ex-deputado federal Eurípedes Miranda. Todos estão sem mandatos e tentam retornar a ribalta política no banco de reserva de titulares craques de votos.
IBOPE
Está programada a divulgação oficial de três pesquisas do IBOPE para as candidaturas majoritárias de Rondônia. Ainda sem data marcada para divulgação nem para a apuração dos dados. Uma coisa é certa: os comitês vão aguardar os números nervosos porque a disputa tente a ser acirrada pela primeira e segunda vaga no turno final das eleições.
Fofoca
Na solenidade de posse de Wilber Coimbra no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas o deputado estadual afirmava categoricamente que o candidato a governador Expedito Junior havia desistido da candidatura. A fofoca se espalhou que nem vento por todo Estado, o que obrigou o comitê eleitoral de JR soltar uma nota negando a fofoca.
Posse
Uma liminar requerida pelo PSB impediu a posse de David Chiquilito na vaga deixada na Assembléia Legislativa pela renúncia de Wilber Coimbra. O PSB alegou a regra da infidelidade partidária para evitar a pose de Chiquilito porque ele trocou a legenda pelo PCdoB. Uma pena que a melhor revelação da política da capital seja duas vezes penalizada (também teve o mandato de vereador tomado pelo mesmo motivo), mas dificilmente vão conseguir impedir a trajetória promissora do rapaz que tem tudo para ser vencedora.
Ilustre
Os vilhenenses desfrutaram da presença do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que participou ativamente da feira agropecuária. O ex-ministro fez generosos elogios aos parlamentares rondonienses Moreira Mendes e Valdir Raupp.
Sova
O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Roberto Requião, levou um soco na fuça neste domingo no aeroporto de Campo Mourão. O golpe foi desferido pelo presidente do PPS paranaense, Rubens Bueno. Após o murro o ex-governador cantou de galo e disse que daria facilmente uma surra do agressor, mas não é isso que se espera de alguém que quer ser senador da república. Então ta.
Adin
Os partidos nanicos estão sendo acionados para ingressarem com ações de inconstitucionalidades contra a lei ficha limpa. Os grandes estão receosos de ingressarem com ADIn para evitar um desgaste junto à opinião pública.
Princípios
A verdade é que a nova regra viola frontalmente princípios constitucionais a exemplo da presunção da inocência até o trânsito em julgado de ação condenatória e o princípio da anualidade, que impede alteração no processo eleitoral a menos de um ano das eleições. Abrir mão dessa seguridade jurídica é pior do que abrir a porteira e deixar os fichas suja passarem. Cada vez que a constituição é relativizada quem perde é o país. Mesmo sendo por uma causa nobre.
Incoerência
Pior é ver a OAB defender uma aberração jurídica. A aplicação da lei imediata, mesmo sendo uma necessidade premente, é uma incoerência para uma instituição indispensável à distribuição da justiça e uma forte defensora do Estado Democrático de Direito. Em nome do clamor muita aberração jurídica tem sido criada ao arrepio da nossa carta magna. Esse filme já assistimos e o epílogo não foi feliz.
Registro
De passagem por Vilhena reencontramos o grande advogado Carlos Eduardo Pietrobom. O velho jurista continua com a sabedoria de sempre e um humor cada vez mais afinado.
Fonte: Robson Oliveira
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado