Terça-feira, 30 de setembro de 2014 - 14h59
Robson Oliveira
Acirramento
Cinco dias para as eleições e o clima eleitoral rondoniense começa a esquentar com os ânimos alterados de alguns postulantes. No último debate, da TV Record, o embate foi apenas uma amostra do que pode ocorrer na noite desta terça-feira (30), quando a TV RO promove mais um confronto de propostas entre os candidatos ao Governo de Rondônia.
Expectativa
Há também uma enorme expectativa nos comitês eleitorais em relação às pesquisas. O Ibope começou a colher os últimos dados desse primeiro turno e divulga a qualquer hora os percentuais para Governo e Senado. Embora esses dados sejam sempre contestados por quem não pontua de forma positiva, não há como desprezar os efeitos corrosivos que provocam nas campanhas. Em particular em relação à captação de recursos. Quando o candidato míngua nas pesquisas, o caixa se esvai junto.
Vale tudo
Nas redes sociais a campanha despencou para níveis rasteiros depois que um dos candidatos anunciou estar preparado para o pugilato eleitoral. Todos estão carecas de saber que este método de campanha abaixo da linha da cintura é um tiro no pé porque o eleitor sabe distinguir fato de versão. Especialmente quando a versão é exagerada e inverossímil.
Dia seguinte
Todos os dias o Tribunal Regional Eleitoral é instado a conter as transgressões dos aloprados e determina a retirada de conteúdos falsos contra os candidatos. Após a eleição, momento em que os processos seguem seu curso natural, os aloprados vão cair na real e perceber a bobagem em que se meteram. Quando será tarde para se lamentar. É sempre assim: as piabas de engalfinham e os tubarões se confraternizam.
Ingrato
Desde que foi alçado à liderança do pleito, o candidato Expedito Junior (PSDB) passou a ser alvo de boatos e ataques rasteiros. O principal concorrente, Confúcio Moura (PMDB), por exemplo, postou no próprio face impropérios ao concorrente. Esqueceu-se de também registrar que no segundo turno das eleições passadas, em 2010, mendigou o apoio do atual rival que tanto sataniza para derrotar o então governador K-Ula (PP). Para uns o mandatário é um ingrato, para outros um dissimulado. Como é uma avaliação subjetiva, cada qual avalia de forma livre e do jeito que melhor entender.
Cunhado
O principal coordenador da campanha eleitoral de Confúcio Moura em 2010, o cunhado Assis, foi visto degustando um suculento filé num sofisticado restaurante no shopping Porto Velho. Figura conhecida nos meios políticos e empresariais, o cunhado do governador andava sumido da vida social desde o ano passado. É possível que a campanha eleitoral seja o principal motivo da reaparição.
Teatro
É impossível deixar de reconhecer que a inauguração do teatro municipal da capital no final da campanha foi um lance de marketing bem mensurado pelos próceres palacianos. Também é impossível deixar de registrar que a casa é um espaço importante na difusão da cultura rondoniense. Espero que não seja utilizado apenas pelos mesmos privilegiados escolhidos a dedo para inauguração e afagar o ego do mandatário de plantão. A casa da arte é do povo, assim esperamos que seja. Apesar dos bobos da corte o batizarem de palácio.
E s p e t a c u l a r
A reviravolta dada por Dilma Rousseff em cima de Marina Silva desmonta a posição inicial de que os truques dos marqueteiros não surtiriam efeitos nestas eleições presidenciais. Ledo engano, nunca antes neste país o marketing foi tão usado em abundância. Por todos os candidatos. Inclusive pelos pigmeus que disseminam a homofobia.
Atentado
Os tiros que atingiram um carro da Justiça Eleitoral na região da BR 429, entre São Francisco e Costa Marques, são repugnantes porque atentam contra a própria democracia. É preciso uma resposta imediata e implacável das instituições para que não se abra um perigoso precedente. Tem político que não engana ao passar recibo de gato por lebre.
Desgastado
O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), a persistir a forma de administrar o município o prefeito vai chegar (se chegar) ao final do mandato com índice abaixo de zero. Pense num vigário teimoso. A última foi ordenar a ocupação de uma unidade hospitalar privada, visto que a municipal está desmantelada.
Prognóstico
Interessante o prognóstico feito pelo Globo nesta terça-feira apontando os candidatos aos governos com chances reais de vencer no primeiro e segundo turno, segundo as projeções de hoje. Rondônia está entre eles, claro!
Curiosidade
Uma quantidade enorme de camisetas amarelas desembarcou no estado. Não informaram a coluna o atacadista ou loja que tenha adquirido o produto em volume tão expressivo. Curioso, né?
Avião
Há algo no ar que não é avião.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t