PAÍS TEM 350 MIL ONGS E TODAS ELAS SE
EMPANTURRAM COM DINHEIRO PÚBLICO
Alguém aí tem ideia de quantas Organizações Não Governamentais, também conhecidas por ONGs, existem no Brasil? Há quem fale em 450 mil. Mas a própria Associação Nacional das ONGs reconhece 350 mil. Ou seja, 350 mil entidades que não precisam, no geral, prestar contas a ninguém, que recebem vultosas somas de dinheiro público – milhões, milhões e milhões – e que se dizem não ligadas ao governo, ou seja, não teriam porque receber verbas dos cofres públicos. Há muitas delas que realmente funcionam, que são importantes para setores da comunidade, que ajudam principalmente aquela faixa da população mas carente. Mas há milhares que apenas se aproveitam do país, que são componentes ativos de um sistema nacional de corrupção que está quase fora do controle. Formam, no geral, uma espécie de super caixa preta, onde entra muita grana, mas ninguém sabe para onde ela vai. Só na Amazônia, segundo estatísticas constantemente divulgadas, inclusive em vários sites da internet, atuam mais de 100 mil ONGs, de todos os tamanhos e defendendo todos os interesses – raramente os do nosso país – e algumas recebem polpudas verbas oficiais, sem dar nada em contrapartida. A não ser para seus padrinhos, que recebem o dinheiro sujo e enchem seus bolsos.
A presidente Dilma Rousseff, depois de tantas escândalos descobertos – como o recente caso do Ministério dos Esportes – tomou a decisão de, durante pela menos um mês inteiro, impedir o repasse de um só centavo a qualquer uma dessas 340 mil ONGs. Ao fim de 30 dias, muitas delas sumirão, porque não suportam qualquer investigação. Outras tantas serão fechadas na marra. Vão sobrar ainda umas 250 mil. Se a Presidente fechar a torneira do dinheiro para as ONGs por, pelo menos um ano, estará dando um passo decisivo para acabar com o grosso da corrupção que campeia em seu governo. É só começar a agir...
VISITA PETISTA
Na próxima semana, importante membro da cúpula do PT nacional estará em Porto Velho. Vem conhecer as ações do partido em Rondônia, visitar obras na Capital e se reunir com os três pré candidatos petistas à sucessão de Roberto Sobrinho. Por enquanto, Epifânia Barbosa, Fátima Cleide e Cláudio Carvalho querem a indicação do PT para disputar a eleição.
VAI TER PRÉVIAS
Decisão que está praticamente tomada no PT, dependendo apenas de alguns detalhes: o partido vai mesmo realizar uma prévia para a escolha do seu candidato (ou de sua candidata), para 2012, em Porto Velho. O presidente municipal Tácito Pereira está tratando do assunto, que seria apoiado por todos os pretendentes à indicação petista. A prévia começa a ser discutidos em reunião do próximo dia 11 de novembro.
COLISÃO
Outra do PT: o partido entrou na Justiça, pedindo o mandato do deputado José Hermínio, que deixou a sigla para filiar-se ao PSD. Vai ser uma grande discussão jurídica. Hermínio e os seus ex-companheiros de partido nem estão mais só em rota de colisão. Já bateram de frente há muito tempo.
SÓ NAMORO
Dos partidos considerados grandes, só o PDT não tem ainda definição sobre uma eventual candidatura em Porto Velho. Ouve-se os nomes do professor Mário Jorge e do apresentador e advogado Dalton di Franco. Os dois “namoram” com a ideia, mas ambos nem sequer pensam, por enquanto, em comprar alianças de noivado. Pelo jeito, o PDT vai outra vez só como coadjuvante, na Capital.
VERGONHA NA TV
Dupla de rondonienses fez fiasco, esta semana, num programa de calouros do SBT. Foi tão horrível, que os próprios “jurados” saíram em defesa da nossa terra. “Isso aí não é Porto Velho e não é Rondônia. Isso aí é o que de pior tem por lá, mas é uma terra muito boa”, disse um deles. O apresentador ficou tão constrangido que decidiu sair em nossa defesa. Bem que os dois poderiam não ter dito de onde são...
VIROU MODA
A Polícia Militar de Porto Velho está enfrentando agora não só os bandidos, mas até as famílias deles. Já ocorreram vários casos. Nessa semana, depois de prender um menor e um maior que tinham assaltado uma jovem indefesa, os policiais foram atados por familiares de um dos criminosos, que exigiam que o assaltante fosse solto. Cadeia para todos, bandidos e quem os defende. Esse é o caminho.
DINHEIRO TEM!
Dá para se ter ideia de quanto significam 1 trilhão e 200 bilhões de reais? Pois essa impressionante quantia foi arrecadada em impostos, Brasil afora, nos governos federal, estaduais e municipais até ontem. O ano deve fechar com 1 tri e 450 bi de impostos pagos. Dinheiro tem. O problema é ele voltar aos brasileiros em forma de benefícios. Daí, já é outra história bem diferente.
PERGUNTINHA
Se acabar com a corrupção e tiver sucesso como Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo não se tornará uma sombra para a reeleição de Dilma Rousseff ou a volta de Lula?