Domingo, 1 de fevereiro de 2009 - 08h30
RAUPP VAI ASSUMIR A COMISSÃO
DE INFRAESTRUTURA DO SENADO
O senador Valdir Raupp (foto) perdeu o cargo de líder da bancada do PMDB no Senado para Renan Calheiros mas assumirá outra função, muito mais importante para Rondônia: a de presidente da Comissão de Infraestrutura. Por ela passam os grandes projetos relacionados com estradas, obras de grande vulto, transformações que o País vai ter. Ao comandar uma comissão como essa,m Raupp livra-se das preocupações muito mais político-partidárias, tanto que preferiu assumir esse posto do que o da liderança do governo no Congresso, que daria a ele mais visibilidade mas menos resultados práticos para seu estado. O anúncio do novo cargo deve ser oficializado no início da semana, tão logo se confirme a eleição do senador José Sarney, o franco favorito, para presidir o Senado. Sobre a eleição, aliás, o próprio Raupp não tem dúvida de que Sarney vencerá. É com o ex-presidente da República que foi fechado o acordo para que o senador do PMDB rondoniense assuma a importante comissão do Senado já nos próximos dias.
SOMOS DIFERENTES
O assunto na posse do novo presidente da Fiero foi a crise internacional. Foi também unanimidade o destaque com o fundamental detalhe de que em Rondônia está conseguindo passar ao largo do péssimo momento da economia mundial. E estamos mesmo.
ACIMA DA MÉDIA
É bom lembrar que o PIB rondoniense cresceu mais de 24% no ano passado, bem acima da média nacional. E deve continuar crescendo pelo menos nos próximos dois anos, num nível próximo aos 15%, também bem melhor que o previsto para o resto do Brasil. Estamos bem na foto!
MISSÕES
Denis Baú assume com a missão de dar continuidade ao bom trabalho realizado por Euzébio Guareschi e tem novos desafios. Um deles é unir o empresariado num momento de preocupação com a situação econômica mundial. Mesmo não tendo chegado aqui com força, a crise é sempre um problema a ser pelo menos vigiado.
DIA DE TRABALHO
Hoje é dia de festa pelos lados da Assembléia Legislativa. Os deputados começam a trabalhar exatamente num domingo, empossando a nova mesa também presidida por Neodi Carlos e, ao mesmo tempo, entregam cheque de 21 milhões ao governador Cassol. Dinheiro economizado pelo legislativo estadual.
DUPLA DINÂMICA
O presidente Neodi Carlos, depois de algum tempo de silêncio, começa 2009 a mil. As medidas que adotou em parceria com a mesa diretora – destaque-se também o trabalho do secretário da ALE, Jesualdo Pires – estão colocando o legislativo rondoniense como grande destaque positivo, depois de tudo o que aconteceu.
LÁ NA FRENTE...
Aliás, o próprio Neodi e também Jesualdo são nomes constantemente citados em qualquer relação séria de possíveis candidatos ao governo em 2010. Os dois não falam sobre o assunto pelo menos por enquanto. Mais lá na frente, quem sabe?
OLHO NELES!
A Câmara de Vereadores da capital, como todas do Estado, retoma suas atividades normais amanhã. Espera-se muito do novo legislativo, renovado em mais de 80% na última eleição. Os edis têm que mostrar a que vieram desde o primeiro dia. A população está de olho neles.
DOBROU
A partir de hoje vale o novo salário mínimo, que subiu 12% e chega a 465 reais. Quase 200 dólares. O dobro do que era no final do governo FHC e início do governo Lula. A valorização do mínimo foi uma longa luta do PT traduzida em realidade. Essa verdade é incontestável e não pode ser tirada dos petistas.
DOM QUIXOTE
Quando se anuncia o novo mínimo, seria também injusto não lembrar o deputado gaúcho Paulo Paim. Durante longos anos, tal qual Dom Quixote, ele lutou sozinho contra moinhos, pedindo um salário mínimo de pelo menos 100 dólares. Hoje, a realidade é outra e o petista Paim tem dividendos a colher por seu trabalho.
NÃO COMEÇOU
É apenas um ensaio. O ano não começou de verdade. Ele inicia mesmo só depois do carnaval. Dali para a frente acaba a sucessão de festas, férias, dança e alegria e todos caem de vez na realidade. Do final de fevereiro em diante é que 2009 inicia de verdade.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr