Supremo dá mais uma mãozinha para proteger os criminosos brasileiros
Os ministros do Supremo Tribunal Federal, na contramão dos clamores da sociedade brasileira, vítima da criminalidade, deu mais uma “mãozinha” para a bandidagem, Decidiu que é inconstitucional criminosos serem ouvidos através de videoconferência, ao prestando depoimentos via TV nas audiências judiciais. O método, utilizado em todos os países que querem mesmo tratar bandido como bandido, mantém o preso na cadeia e de lá ele presta seu depoimento ao juiz. Aqui não pode. Temos que continuar levando e trazendo criminosos perigosos dos presídios para falar em juízo, com todos os riscos que se conhece, além da obrigação de deslocar dezenas de policiais e viaturas para fazer o traslado do acusado de lá para cá.
Insensível ao que a maioria dos brasileiros está passando, o Supremo lavou as mãos e decidiu que a videoconferência só pode ser realizada depois de lei específica ser aprovada no Congresso. E daí, já se sabe quando ela será criada. O brasileiro comum, que jamais tem qualquer benefício que o proteja definitivamente da bandidagem, está tentando entender o que passa pela cabeça dos ministros do Supremo.
EM PESO
A inauguração do
Porto Velho Shopping foi quente em termos de prestígio. Do governador Ivo Cassol ao vice, João Cahúlla; dos senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior: do prefeito Roberto Sobrinho ao presidente da Assembléia, Neodi Carlos, a classe política apoiou em peso o grande empreendimento que a Capital ganhou.
PROTOCOLO
A turma de Cassol ficou de um lado e a turma do
PT de outro. Os cumprimentos entre os dois lados foram apenas aqueles que a boa educação e a convivência política determinam. Protocolares. Nada mais que isso.
RAUPP E ZEQUINHA
O prefeito Roberto Sobrinho tem dito que não vai se envolver na disputa pelo comando da Câmara Municipal que assume em janeiro. Já o senador Valdir Raupp, presidente regional do PMDB pensa diferente. Ele já anunciou que apóia o nome do vereador Zequinha Araújo para presidir o legislativo porto-velhense.
ASSANHADOS
A futura bancada oposicionista na Câmara anda se assanhando. Vereadores fora da base de apoio a Sobrinho andam se articulando. Imaginam que como há vários candidatos à Presidência na base aliada, a oposição poderá aproveitar um eventual racha e ganhar a mesa diretora.
OUTRO RUMO
O PSOL, liderado no Estado pelo professor Adilson Siqueira tem que procurar algum outro caminho para ter, ao menos, chance de se manter como partido. Adilson, concorrendo de novo à Prefeitura, fez pouco mais de 1.800 votos. Não se elegeria vereador em nenhuma das coligações.
DIMINUIU
Quando um candidato a Prefeito não chega perto de uma vaga de vereador, em termos de votos, obviamente que está na hora de rever posições, estratégias, buscar aliados e novos rumos. Senão, o PSOL vai se apequenando e pode desaparecer.
VALVERDE
No lado do PT, fala-se nos nomes de Roberto Sobrinho e
Fátima Cleide como potenciais candidatos ao governo em 2010. O deputado federal Eduardo Valverde não quer ser esquecido. Seus simpatizantes acham que o nome dele tem que estar nessa lista dos petistas.
RISCO LITERAL
Recém eleito prefeito de Ouro Preto, o deputado
Alex Testoni está se preparando para enfrentar um imenso desafio. Vai pegar uma Prefeitura mais que quebrada. O risco é Testoni ficar ainda mais magro.
SUSTO
Ao contrário da grande maioria dos políticos que engorda muito nas campanhas, todos comendo em todos os lugares que vão, Testoni emagreceu. Deve ter sido o susto ao tomar conhecimento de como está a Prefeitura que vai assumir.
POR CIMA
Como empresário de sucesso, Testoni pode reverter o quadro e sair como grande administrador, reforçando seu nome para vôos mais altos. Se fizer um governo positivo em Ouro Preto, uma cidade com tantos problemas com suas lideranças nos últimos anos, o deputado eleito prefeito ficará por cima da carne seca.
FIERO
Será em 29 de dezembro a última eleição desse ano. Trata-se da escolha da diretoria e conselho de administração da Federação das Indústrias de Rondônia, a Fiero. O atual presidente, Euzébio Guareschi, é candidato a mais um mandato.
Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)