Quinta-feira, 2 de abril de 2009 - 07h18
ESTADO PERDE 50 MILHÕES EM
TRÊS MESES MAS PAGA EM DIA
Mesmo numa situação atípica, crescendo em vários setores enquanto a maioria deles, país afora, está com sérios problemas, o Estado de Rondônia também está sendo afetado com muita força pela crise econômica internacional. Uma das provas disso é que a arrecadação deve ter uma perda superior a 50 milhões de reais apenas no primeiro trimestre do ano. Sorte que a administração estadual fez o que o governador Ivo Cassol (foto) chama de “dever de casa”, ou seja, economizou onde pôde, controlou os gastos e guardou dinheiro no tempo das vacas gordas. Daí porque, mesmo com todas as perdas, todos os pacotes de obras que estão previstos – do Centro Político Administrativo ao Teatro Estadual e ao asfaltamento de rodovias – estão garantidos. Mais ainda, é importante destacar que com as medidas preventivas tomadas, os salários dos servidores e até o 13º de 2009 estão garantidos. O que o governo não pode fazer, nesse momento de perigo, é mudar sua estratégia. Qualquer deslize, qualquer coisa fora do projetado, uma simples falta de controle de gastos, por menor que seja, pode afetar as finanças rondonienses. É por isso que Cassol, o secretário de Finanças José Genaro e toda a equipe de governo estão pisando em ovos. A hora é de ter cuidados redobrados, porque senão a crise econômica pode afetar profundamente toda a estrutura do Estado.
TRÊS VEZES
Não se pode dizer que o vereador Chico Caçula, do PDT, não tem sorte. Suplente três vezes seguidas na Câmara de Porto Velho, ele acabou assumindo uma cadeira nas três. A última gora. Caçula vai para o posto de Mário Sérgio, que foi convocado pelo prefeito Roberto Sobrinho para voltar à Emdur.
LÁ E AQUI
Cada um defende o seu. Em nível nacional, parlamentares do PT defendem a política do presidente Lula de não dar aumento ao funcionalismo federal por causa da crise. Aqui em Rondônia, os representantes do partido pressionam o governo Cassol para dar aumento aos servidores. Mesmo com a crise.
DISCURSANDO
Outros deputados querem tirar sua “casquinha”, dizendo que estão ao lado dos servidores. Na verdade, todos sabem qual a exata situação financeira do Estado, que hoje vive sob o risco da queda da arrecadação cada vez maior e sem perspectivas de conceder aumentos a quem quer que seja. Mas, para sobreviver na política, é preciso pelo menos discursar...
PULE DE DEZ
O governador Cassol continua em ascensão. Qualquer pesquisa que se faça hoje no Estado o coloca como preferido para qualquer cargo, de senado, ao que ele vai concorrer, até subchefe de distrito. Na preferência da grande maioria dos rondonienses, Cassol é pule de dez.
ENCOSTO
É por isso que, mesmo com todo o esforço da oposição, nada pega no governador rondoniense. E há até notórios adversários do passado que andam se aproximando dele. Nesses tempos difíceis para a classe política, nada melhor do que se “encostar” em quem é bom de voto.
NÃO DECIDIU
Cassol ainda não definiu para que partido vai para poder disputar a eleição do ano que vem. Já se falou em PSDB, em PPS e agora fala-se no PR, partido da base aliada do presidente Lula. O próprio governador só ouve os comentários mas não fala nada oficialmente. Só o fará quando bater o martelo.
IGUAL A LULA
O mesmo vale para o presidente Lula. Mesmo com uma pequena queda nos índices de aprovação dele, é certo que estar perto de Lula é bom para quem quer voto em 2010. O Presidente tem alta aceitação e tem conseguido até emplacar a antes difícil de engolir Dilma Roussef. A Dilma já está usufruindo do poder popular do seu atual chefe.
FOGO CRUZADO
O presidente regional do PSDB, Hamilton Casara, continua sob fogo cruzado dentro do seu partido mas não quer nem ouvir falar em deixar o cargo. Mesmo sem receber dinheiro do fundo partidário desde agosto do ano passado, por problemas internos do partido, o chefe tucano prefere bancar as despesas do seu bolso do que abrir o ninho tucano para outros.
PASTORE
Nome quentíssimo para a disputa de uma das cadeiras à Câmara Federal, o comandante do Idaron no Estado, Augustinho Pastore, anda comemora resultados positivos em todas as ações do órgão em Rondônia e até na parceria com o governo da Bolívia, na luta contra a aftosa. Augustinho tem boas chances de chegar ao Congresso, no ano que vem.
FANTASMA
A filha do ex-presidente Fernando Henrique estaria recebendo, como fantasma no gabinete do senador Heráclito Fortes. Um petista protestou contra a total falta de repercussão do assunto. “Já pensou se fosse a filha do Lula?”, questionou.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr