Terça-feira, 3 de março de 2009 - 05h59
MST DESDENHA LEIS E O JUDICIÁRIO
E ANUNCIA INVASÕES NA AMAZÔNIA
Prova provada que a lei neste país só vale para alguns, é a resposta do MST à maior autoridade do Judiciário, o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. Ele criticou o fato de grupos invasores de terras receberem dinheiro público para suas ações. O MST deu o troco na hora: além de desdenhar do que disse Mendes, ainda enviou release a toda a imprensa avisando que, ao invés de diminuir, suas ações vão é aumentar. E foi mais longe o comando dos grupos invasores: agora a principal meta é ampliar o número de ataques a propriedades na região Amazônica. È um sinal claro, transparente, óbvio, de deboche à lei e de desobediência civil. Além de receberem fortunas dos cofres públicos, ou seja, nós, com o dinheiro dos nossos impostos estamos bancando esse tipo de crime, os líderes dos famosos grupos que se dizem sem terra – mas que têm muito poder e dinheiro – deixam claro que a Constituição brasileira e o Judiciário não mandam nada. Março e abril serão meses de grandes ataques do MST e seus associados à áreas amazônicas. E, afora o discurso, ninguém faz nada para mostrar a essa gente que esse país é sério e que suas leis têm que ser respeitadas por todos os brasileiros. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha!
MUNDOS DIFERENTES
Mais situações concretas que provam que, ao menos até agora, a famigerada crise internacional não chegou nem perto de Rondônia. Enquanto no centro-sul do país as vendas de carros caíram em torno de 14% no início do ano, por aqui elas só crescem.
META ATINGIDA
A revenda Volkswagem da Capital (Saga Veículos), por exemplo, está muito perto de atingir a meta de crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. E o crescimento atinge todos os tipos de veículos da linha que a empresa comercializa. Nem sinal de crise.
GENTE NA FILA
O mesmo ocorre na Autovema, revenda Fiat. O crescimento no número de carros vendidos no primeiro mês de 2009 foi de 11% e continua em crescimento. Há quase uma centena de compradores na fila, esperando a chegada dos carros que querem comprar. Dá para notar a diferença em relação a outras regiões?
MAIS TRABALHO
Mas tem mais. Enquanto no restante do Brasil milhões de trabalhadores vão dormir com o pesadelo e o risco do desemprego, no Estado ele continua caindo. Só com carteira assinada, janeiro teve 1.060 novos empregados, um crescimento de 0,63% sobre o ano passado. Nos últimos 12 meses, houve aumento de 3,64% no nível do emprego, com quase seis mil novos postos assumidos por trabalhadores rondonienses.
DE ARRASAR
O governador Ivo Cassol não deixa passar em branco. Atacado pela senadora Fátima Cleide, do PT, Cassol fez um contra-ataque duro e pesado. Ele, segundo lembram seus amigos e assessores, não é de comprar briga, mas os que o conhecem dizem que tem uma defesa arrasadora.
TOM MAIOR
Aliás, já dá para se notar que o tom dos debates políticos está aumentando. E vai ficar mais duro, até as eleições de 2010. De um lado, os opositores a Cassol vão atacá-lo e ao seu governo. Do dele, sempre haverá resposta à altura e contra-ataque duríssimo. Daqui para a frente, a coisa vai esquentar.
SEM LOCAL
Estamos em março, a quatro meses da grande festa do Flor do Maracujá e ainda não se sabe o local onde ela será realizada. Na área tradicional, próximo à Esplanada dos Ministérios, não será. Ali, começam em breve as obras do Novo prédio da Assembléia Legislativa.
PEDIDO ESPECIAL
Se o presidente Lula vier mesmo dia 12 a Porto Velho, vai ouvir pedidos para que dê especial atenção à transposição dos servidores do ex-Território. O deputado Lindomar Garçon quer mobilizar a bancada federal e lideranças sindicais para se encontrar com Lula e apresentar a ele a reivindicação.
TEM CHANCE
Outros parlamentares do estado, incluindo a senadora Fátima Cleide, autora da PEC da transposição e os senadores Expedito Júnior e Valdir Raupp, estão otimistas. Acham que finalmente a transposição anda em 2009. Expedito está tão otimista que imagina que ela possa ser votada ainda no primeiro semestre.
OLHO NO VOTO
Na verdade, todos os membros da bancada federal estão querendo tirar sua casquinha do assunto. É que ele envolve entre 20 e 25 mil ex-servidores. Isso representa votos em abundância para 2010. Todos querem mostrar serviço porque são candidatos à reeleição.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor