Sexta-feira, 3 de abril de 2009 - 05h59
PARA REVISTA, PORTO VELHO SÓ
TEM COISAS RUINS PARA MOSTRAR
A edição da revista Época dessa semana esculhambou com Porto Velho. Ouviu duas mulheres de trabalhadores graduados das usinas do rio Madeira e desancou contra a capital rondoniense, como se aqui fosse a anteporta do inferno. Não se vê, na matéria de circulação nacional, qualquer informação positiva, seja ela contraditória aos comentários de duas pessoas recém chegadas e ainda assustadas com a nova vida, seja no sentido de informar aos seus leitores, pelo menos, o volume de dinheiro que está sendo liberado para melhorar a qualidade de vida dos porto-velhenses. Fez algumas críticas até corretas, como a falta de urbanização, de água e esgoto e até do lixo das calçadas. Mas esqueceu-se de dizer que Porto Velho está numa região pobre do Brasil, que só agora começa a ser notada pelo restante do país por causa das famosas usinas. E que só agora começa a ter acesso a serviços que já existem há décadas em outras áreas. Os problemas com saúde, educação, habitação e outros semelhantes eram esperados. Mas a questão pior foi a desinformação. Pessoas que vieram de centros ricos do país não sabiam nada sobre Rondônia e Porto Velho. Como aqueles tecnocratas que ficam em gabinetes com ar condicionado, em Brasília, decidindo sobre questões que envolvam nossa terra e onde, muitas vezes, sequer colocaram os pés.
CASA NOVA
Depois de vários propostas e conversações – do PTB, do PR e de outros partidos – o governador Ivo Cassol está prestes a definir seu novo partido para a disputa da eleição de 2010, quando ele buscará uma cadeira para o Senado.
COM AGNALDO
Falta muito pouco para Cassol bater o martelo e definir sua ida para o PP, partido que, no Estado, é comandado pelo ex-deputado federal Agnaldo Muniz. O caminho está pavimentado e só faltaria ajustar alguns detalhes.
COM CAHULLA
Outra definição palaciana se consolida cada vez mais. É mesmo João Cahulla o nome de Cassol para a disputa da sucessão estadual em 2010. Todo o planejamento está sendo feito nessa direção, faltando apenas – e há muito tempo para isso – para ajustar a relação de parceiros que assumirão a candidatura.
ANIMADO
Cahulla está percorrendo o Estado. E tem ficado bastante satisfeito com o que tem ouvido e visto. Como parceiro de Cassol, tem tido a melhor das receptividades em todos os municípios que percorre. Anda se animando, o vice-governador...
ACERTOU
Com relação à crise econômica, o governador rondoniense previu que haveria problemas desde perto do final do ano passado. Cassol recorda que tinha certeza que o problema poderia se tornar sério. Mas também previu que em Rondônia a crise não chegaria com efeitos tão nefastos. É o que está ocorrendo.
PREOCUPANTE
O quadro preocupante no restante no país também afetou o Estado mas com menos força. Prevenido, Cassol preparou sua administração para enfrentar a crise. Por isso tem dinheiro nos cofres para pagar salários, fazer obras e pagar fornecedores em dia. Em outros estados, quem não se precaveu é que está sofrendo mais.
PARA VER
Merece ser assistido um novo programa na TV local. É o Record News Rondônia, produzido por Rocco Eduardo e apresentado por Adilson Honorato e Jully Ceni. A nova dupla está ao vivo, de segunda a sexta – das sete à oito da noite - na Record News, canal 58 na TV aberta e canal 17 na TV a cabo. É mais um destaque na programa televisiva da terra.
CADEIRANTES
Estão chegando mais pelo menos 40 ônibus para o sistema de transporte coletivo da Capital. Metade já chega neste primeiro semestre e o restante na metade final do ano. A grande novidade é que todos os novos coletivos já vêm com adaptação especial para o transporte de pessoas portadoras de deficiência.
PEGANDO FOGO
Por falar em transporte, a questão do mototáxi em Porto Velho está pegando fogo. Motoristas e cobradores de ônibus se uniram aos taxistas e a vários sindicatos – incluindo aí os ligados à CUT, imagine-se! – para combater o serviço ilegal dos mototaxistas. Vai quebrar o pau!
REMÉDIO AMARGO
Atenção brasileiros: nada de ficar doente. Os remédios continuam saindo pela hora da morte – com o perdão do trocadilho – inclusive os de uso continuado e agora chegam às farmácias com mais um aumento. Afinal, a multimilionária indústria farmacêutica precisa faturar mais. Os pobres é que se virem!
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr