Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/05/09


Primeira Mão - 03/05/09 - Gente de Opinião

 
DETECTADAS EM RONDÔNIA DOENÇAS
VINDAS DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS


As notícias não são boas. A gripe suína, agora chamada de gripe A, que assusta o mundo, pode chegar ao Brasil e a Rondônia, até em função da enorme rapidez com que se propaga. Mas seus efeitos no nosso país podem ser menores e menos violentos, já que estamos bem preparados para enfrentá-la. O nossos problemas, mais próximos e mais reais, esses sim andam preocupando as autoridades sanitárias. O médico Mauro Tada, diretor do Cepem e mestre em doenças tropicais, nome reconhecido aqui e lá fora por sua competência na área, comentou esta semana que estão chegando a Rondônia vetores de doenças que não tínhamos aqui. Elas vêm com pessoas de outras regiões, principalmente do Nordeste, que chegam para trabalhar nas gigantescas obras das usinas do Madeira. Riscos como a lechmaniose, por exemplo, já são concretos. Perigos ainda maiores como a Doença de Chagas, transmitida pelo “barbeiro” também começam a rondar mais intensamente nossa Capital e cidades próximas. Já há casos detectados recentemente. Outros tipos de vetores que não eram comuns em Rondônia também preocupam. Mauro Tada diz que é preciso prevenir, orientar, informar. A gripe suína, ou gripe A, preocupa o Planeta mas pelo menos até agora ainda está distante de nós. Já as doenças tropicais, a febre amarela, a malária, a dengue e essas novas doenças vindas de outros estados começam a fazer parte, infelizmente, da nossa nova realidade.

SEM RISCO

Outra informação importante do especialista Mauro Tada, reafirmando o que tem sido divulgado. Não há qualquer risco de consumir carne suína. Ela não transmite a gripe. Cozida ou assada a mais de 75 graus, a carne não traz qualquer ameaça. E continua gostosa.

SÓ OUVE

Na Assembléia Legislativa, vários deputados continuam torcendo – e trabalhando – para que o presidente da Casa, Neodi Carlos, aceite disputar uma pré-candidatura ao Governo em 2010. Por enquanto, o presidente não diz sim nem não. Muito antes pelo contrário.

CONFLITOS

Com a próxima eleição chegando daqui a um ano e meio, já se observa, aqui e ali, o início de alguns conflitos, por interesses antagônicos, entre esse ou aquele deputado estadual. Na verdade, o perigo não está dentro da Assembléia. Vem de fora, com dezenas de lideranças de todo o Estado querendo tomar a vaga dos atuais parlamentares.

VÃO MESMO

Os dois neo-vereadores tucanos da Câmara Municipal de Porto Velho vão mesmo concorrer à Assembléia Legislativa. Mariana Carvalho disse esta semana que considera muito cedo para tratar do assunto. Mas já está decidida. O mesmo vale para Jean Carlos, filho do ex-presidente Carlão de Oliveira. Vai entrar na briga também.

PREPARANDO

Do lado do PT, o partido, com a Prefeitura na mão, também se prepara para lançar vários nomes na disputa. Entre eles os dos vereadores Cláudio Carvalho e do presidente reeleito, José Hermínio. Do secretariado de Roberto Sobrinho, o nome quente é o da vereadora e atual secretária de Educação, Epifânia Barbosa.

CARTILHA

Uma questão ainda complicada na política de Porto Velho está relacionada com o nome do deputado estadual Ribamar Araújo. Independente e em conflito com algumas lideranças do seu partido – PT – por não rezar na cartilha partidária, a vaga de Ribamar estaria na alça de mira de um grupo que quer vê-lo em confronto com o prefeito Roberto Sobrinho.

APAZIGUANDO

O deputado Miguel Sena, do PV, sempre duro em seus discursos e em defesa das suas posições, dessa vez colocou-se como veludo entre cristais. Foi dele a iniciativa de conseguir um encontro entre o governador Cassol e lideranças da área da saúde, que ameaçam greve. O encontro foi agendado para o início da semana.

TEM QUE LER

Há décadas, o sertanista Orlando Vilas Boas já previa que as ONGs internacionais iriam mandar e desmandar na Amazônia. Essa é apenas uma informação importante no contexto de um longo e interessante artigo publicado esta semana pela desembargadora Zelite Carneiro sobre a questão da Reserva Raposa Serra do Sol. É leitura obrigatória.

AVANÇA

A cada reunião da CPI do Leite, mais se avança em debates e busca de soluções para o setor. Nesta semana, até o leite para a merenda escolar foi debatida no encontro comandado pelo deputado Jesualdo Pires, com Ribamar Araújo e Valter Araújo também coordenando. Foi outro encontro muito produtivo, sob todos os aspectos.

CALÇA DE VELUDO...

Jornalistas, sempre tão críticos em relação à ética e comportamentos corretos exigidos pela sociedade, acabaram dando mau exemplo na recente eleição para o comando do Sindicato da categoria. Vencedores e perdedores trocam farpas e denúncias é o que não faltam. Parece até coisa do Congresso Nacional!

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

Rondonienses na multidão pela anistia. Ato mostrou (de novo!) A força dos conservadores

          Claro que não foram apenas as 44.900 pessoas “informadas” pelo doentio sistema de contagem da USP, que consegue ver multidões nas pífias m

Abril das invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Abril das invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

 Pelo menos dois representantes de Rondônia no Congresso (o senador Marcos Rogério e o deputado federal Lúcio Mosquini) se insurgiram contra o Abril

Cassol e Acir prontos para disputar as eleições de 2026. Donadon e Capixaba também serão beneficiados

Cassol e Acir prontos para disputar as eleições de 2026. Donadon e Capixaba também serão beneficiados

Falta muito pouco. É questão apenas de agenda e a situação de vários políticos Brasil afora, alguns deles em Rondônia, começa a mudar, ainda este an

Elias Rezende, parceiro de primeira hora, é nomeado por Marcos Rocha seu novo chefe da Casa Civil

Elias Rezende, parceiro de primeira hora, é nomeado por Marcos Rocha seu novo chefe da Casa Civil

Ele foi motorista. Lutava até para conseguir até gasolina, porque não havia recursos para os deslocamentos. Foi animador de palanque. Arriscou-se at

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)