Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 03/12/08


Primeira Mão - 03/12/08 - Gente de Opinião 
UMA VIDA MAIS LONGA PARA QUEM
CONSEGUIR ESCAPAR DA VIOLÊNCIA 

Se não encontrar uma bala perdida, se não for morto num assalto, se não for atropelado por um motorista embriagado, se conseguir escapar das tragédias que a natureza tem imposto ao Brasil nos últimos tempos, se o cigarro ou o álcool ou as drogas não matá-lo, você é um felizardo, segundo o IBGE. Sua média de idade aumentou em cinco anos desde 1991. Ou seja, a partir de agora, pelos números frios da pesquisa, você deve viver quase 73 anos. Afora as causas violentas de mortes – que atinge principalmente a faixa etária entre os 16 e os 25 anos, ou seja, muito mais jovens – o homem brasileiro tem realmente uma qualidade de vida melhor. Entre outras coisas, graças aos avanços econômicos, que tirou muita gente da linha da pobreza mas também muito em função dos avanços da Medicina, que hoje controla doenças que há poucos anos atrás eram mortais. Enfim, não se vive só de más notícias. Com algum cuidado, a vida pode até ser muito mais longa e saudável.

 

FAÍSCA

Vai sair faísca. Neste sábado, dia 6, dia 11,  uma reunião da Associação dos Produtores Rurais do Projeto Joana D´Arc II, localizada a menos de 100 quilômetros de Porto Velho vai botar a boca no trombone. Denúncias pesadas contra o Incra e contra funcionários dos órgãos estão sendo anunciadas.

 

VAI SER DUREZA

O presidente da associação, Francisco Assis de Lima, junto com sua diretoria e associados fará um grande encontro para denunciar uma série de irregularidades. Dizem que tem coisa cabeluda que será trazida a público. Lembrando: é sábado, dia 6, a partir das 10 da manhã.

 

FALTA POUCO

O mês de dezembro está andando, célere como foi todo o ano, e não há ainda data certa para a votação do orçamento de 2008. Muitos deputados ainda não apresentaram suas emendas. Nesse ritmo, a votação corre o risco de atrasar. O relator Luiz Cláudio, do PTN, está correndo atrás dos seus colegas, pedindo pressa nas emendas.

 

TROCOU

Epifânia Barbosa fez sucesso nas urnas. Deixou a secretaria de educação da Prefeitura e recebeu expressiva votação. Nesta semana, em função das negociações políticas e acordos para a composição da nova Câmara Municipal – além, é claro, das qualidades inegáveis dela para o cargo – Epifânia abriu mão de assumir o legislativo. Voltou para o comando da educação.

 

VOLTANDO

Com a saída de Epifânia, José Wildes, um dos vereadores que se destacaram na legislatura passada mas que ficara fora – chegou à primeira suplência – assume a cadeira de Epifânia. E Sobrinho troca um nome novo na Câmara por outro já conhecido. Ambos, é claro, aliados.

 

PRESIDÊNCIA

Outras mudanças virão ainda, antes da posse dos novos vereadores. Tudo vai passar também por uma renhida disputa pela presidência da Casa. Os petistas e aliados de Sobrinho não querem correr o risco de ficar sem o comando da casa.

 

TORNEIRAS SECAS

Amanhã é dia da capital ficar sem água. A previsão é de que sejam cinco horas de torneiras vazias mas normalmente o tipo de serviço que será feito – manutenção e limpeza de rede – demora bem mais. Portanto, o dia é de  economizar água para não se lamentar depois.

 

SOLIDARIEDADE

Cícero da Rocha, que se diz leitor assíduo da coluna, é catarinense e mora em Cacoal. Quer ajudar de qualquer forma seus irmãos na tragédia que se abateu sobre Santa Catarina. Pede informações sobre como doar alimentos e roupas. Uma das dicas é procurar emissoras de rádio e televisão da sua região,que estão coletando os donativos para mandar para os flagelados.

 

BOIADA

Através de notas e releases distribuídos à imprensa, o PT, através do seu presidente, Tácito Pereira, tem chamado o governador Ivo Cassol para a briga. Cassol ainda não respondeu. Mas quem o conhece sabe que, quando vier, a resposta será à altura. Dizem que Cassol dá um boi para não brigar e uma boiada para não sair dela.

 

NÃO PÁRA

Parece inacreditável mas é só passar pela Esplanada das Secretarias para se ver como andam rápidas as obras do futuro Centro Político e Administrativo do Estado. A obra, uma das prioridades do governador Cassol, anda de vento em pôpa. Vai ficar pronta dentro do prazo previsto, sem dúvida.     

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)