Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/02/09


Primeira Mão - 04/02/09 - Gente de Opinião   

O FIM DA AMAZÔNIA E O TOM
APOCALÍPTICO SOBRE O FUTURO

Quando vêm de fora, os números relacionados com a destruição da floresta amazônica sempre são catastróficos. Nunca se sabe o que é verdade e o que é exagero. A última informação do Programa de Meio Ambiente da ONU, aponta que 17% do território da floresta foram destruídos em apenas cinco anos, entre 2000 e 2005. Teriam sido queimados, nesse período, mais de 850 mil quilômetros quadrados de árvores. A área das queimadas seria maior que toda a Venezuela. Se esse número fosse real e as perdas continuassem assim, significaria que em 30 anos não teríamos sequer uma árvore em toda a gigantesca floresta. No final dos anos 70, quando a questão ambiental e de preservação da floresta começou a despertar, já havia previsões dramáticas que diziam que antes de 2010 a Amazônia não existiria mais. São essas coisas que tiram a credibilidade de estudos sobre a região, alguns bastante sérios mas a maioria apenas prenúncios de catástrofes longe da realidade. Vamos com calma. Precisamos sim cuidar da floresta e mantê-la viva. Mas sem acreditar muito e nem dar muita bola para esse tom apocalípto. Devagar com o andor.

 

CONFIRMADO

Com a vitória de José Sarney para presidir o Senado, confirma-se informação exclusiva dada pela coluna na semana passada. O rondoniense Valdir Raupp vai assumir a importante Comissão de Infra-Estrutura no Senado. O acordo foi selado com Sarney antes da eleição.

 

CABO ELEITORAL

Raupp, que foi líder do PMDB até o fim de semana, quando foi substituído por Renan Calheiros, foi um dos principais cabos eleitorais de Sarney. Usou seu livre acesso com a “companheirada” do partido para pedir votos ao seu candidato. Ganhou e levou.

 

FICOU POR CIMA...

Só para não esquecer: José Sarney chegou a ter maior popularidade, durante pouco tempo, do que tem hoje Lula, quando lançou um plano de controle de preços e os “fiscais do Sarney”. Ele assumiu o poder em 15 de março de 85 e nos primeiros mees do mandato caiu no gosto da população.

 

...SAIU POR BAIXO

O problema foi logo depois, quando teve que recuar do seu duro programa de combate à inflação. Terminou o mandato, em 1995, com índices baixíssimos de aprovação. Sarney perdeu a chance de sair consagrado, porque não suportou a pressão e teve que afrouxar a fiscalização contra os preços altos. É história. Não se pode esquecer.

 

CHUTOU O BALDE

Depois da área de turismo, onde fez uma “limpa” na Secretaria responsável pelo setor, o governador Ivo Cassol chutou o balde, no final de semana, com a Polícia Ambiental. Cassol ameaçou demitir todo o mundo e mandar a Ambiental para o policiamento de rua. O governador ficou muito irritado com o recente episódio que envolveu a vinda do ministro Carlos Minc a Rondônia.

 

NA RUA

Cassol afirmou que iria demitir o pessoal por incompetência. Ele lembrou que o ministro Carlos Minc veio ao Estado, lacrou madeireira por estar retirando madeira de reservas estaduais e a equipe da ambiental informou que nada sabia do assunto.

Cassol bateu duro. “Vou colocar todo o mundo prá prender bandido na rua”.

 

PRIORIDADE

Construir o novo prédio da Assembléia Legislativa passa a ser agora uma das grandes prioridades dos deputados. As obras devem iniciar em breve, no local onde tradicionalmente acontecia a festa do Flor do Maracujá.

 

LOCAL IGNORADO

De outro lado, uma preocupação: já estamos em fevereiro e até agora não se sabe onde acontecerá a maior festa cultural do Estado. O tempo  urge, quadrilhas e boi-bumbás estão começando os preparativos e ainda não sabem onde irão se apresentar.

 

RESULTADOS

Começa, no parlamento estadual, a contar a partir de agora a história política de dois novos deputados. José Clemente, o Labrão e José Martins assumiram no domingo, substituindo Alex Testoni e Chico Paraíba. As comunidades que eles representam têm grande esperança no trabalho dos dois. E vão cobrar resultados.

 

MAIS MÉDICOS

O Hospital de Base recebeu , já a partir dessa semana, 29 médicos residentes que começam a trabalhar no atendimento aos pacientes. Eles vêm de vários estados para formar mais uma turma de residentes que ficará dois anos no HB. Os médicos residentes fortalecerão a equipe de profissionais que atende milhares de pessoas todos os meses.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.b
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?

         Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)