Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 04/02/11


 Primeira Mão - 04/02/11  - Gente de Opinião

O ROMPIMENTO DA ALIANÇA PMDB-PT

FICOU CLARA NA ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA 

Como ficarão as relações políticas a partir de agora, com um grupo forte de oposição ao atual governo comandando a Assembléia? Essa é uma pergunta vital para se entender como as forças partidárias se relacionarão daqui para a frente. Confúcio Moura, por exemplo, perdeu o apoio do PT, que se bandeou para o grupo oposicionista na ALE-RO. Com exceção de Ribamar Araújo, que ficou fora do confronto político, os outros dois nomes petistas – Epifânia Barbosa e José Hermínio Coelho – já deixaram claro que serão totalmente independentes em relação ao governo, senão oposicionistas juramentados. Como o PT praticamente deu o grito de independência em relação ao grupo de Confúcio, mesmo com cargos na administração, desenha-se que, fatalmente, a aliança com o PMDB, para a Prefeitura de Porto Velho, está rompida. Pelo menos no cenário atual. Petistas poderão lançar nome próprio ao Palácio Tancredo Neves, assim como o grupo palaciano. Quem saiu muito fortalecido no episódio da eleição da Assembleia, foi obviamente o deputado Valter Araújo (foto), que é do PTB, mas está cercado de aliados importantes. Torna-se, desde agora, e com as várias lideranças que conseguiu agregar, um dos nomes mais quentes para a disputa pela Prefeitura da Capital em 2012.

Todos os olhos agora se voltam para as disputas municipais. Em Porto Velho, contrariando o que se imaginava antes, o PT pode até se aliar a Valter, na corrida pela Prefeitura. O próprio partido tem nomes fortes, mas nessa altura do campeonato, Valter seria um aliado de luxo. O PMDB de Confúcio  vai trabalhar duro para ganhar o comando da principal cidade do Estado. O PSB vem com Mauro Nazif em Porto Velho e Jesualdo Pires em Ji-Paraná, dois pesos pesados. Enfim, a peleja política para 2012 já deu seus primeiros passos. Agora, é aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

  

ACORDOS POLÍTICOS

Com o tempo, se saberá sobre como os acordos políticos feitos para a composição da nova Mesa Diretora influirão nas relações dos partidos. Dependendo como as coisas andarem, o atual prefeito, Roberto Sobrinho, pode ter algum alívio e não se transformar em alvo de todos os candidatos a candidatos, vindo dos lados da ALE. Em breve, o quadro fica mais claro.

 

POSIÇÕES ANTAGÔNICAS

Na bancada do PT, há pelo menos dois deputados que sonham com a Prefeitura, em 2012. Um deles é José Hermínio, ex-aliado de Sobrinho e hoje um crítico duro da administração municipal. O outro nome é o da deputada Epifânia Barbosa, aliada do atual Prefeito. O terceiro petista, Ribamar Araujo, não é da turma de Sobrinho. Os três terão posições diferentes em suas ações no legislativo estadual

PRIMEIRO NOME

Por enquanto, a carta de Confúcio para a eleição em Porto Velho é o  nome do atual vice-prefeito Emerson Castro. Ele teria também o aval do poderoso casal Raupp – o senador Valdir e a deputada federal Marinha, ambos campeões de votos – e de uma ala importante do partido. Daqui para a frente, contudo, é que o partido começará a definir seus rumos mais claramente.

 

HORA DE NAZIF?

Reeleito com mais de 63 mil votos, Mauro Nazif é nome certo entre os que vão disputar o governo municipal em 2012. Já está se preparando para mais uma tentativa de chegar a um posto executivo. Nazif já tentou outras vezes, foi bem votado, mas não teve sucesso. Agora, acha que pode ser a sua hora. O PSB anda a procura de parceiros, para a futura disputa.

 

 EX-GOVERNADORES

E o grupo dos ex-governadores Ivo Cassol e João Cahulla? É certo que terá também um nome forte para a corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Pode ser o próprio Cassol – ele nega essa possibilidade, a essas alturas – ou Cahulla, que já transferiu seu domicílio eleitoral para a Capital e tem projetos nesse sentido. A mobilização da turma cassolista já é grande.

 

ELEITORADO FIEL

Há ainda outro nome que nunca pode ser esquecido, no contexto das disputas eleitorais. Trata-se de Expedito Júnior, certamente o candidato mais prejudicado na última eleição ao governo. Ele está lutando para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral e,que ninguém se surpreenda se concorrer também em Porto Velho. Tem um eleitorado fiel e trabalha duro nas campanhas.

 

APOIO DO PALÁCIO

David Chiquilito, outro nome que sempre é lembrado quando se trata de concorrer à Prefeitura da Capital, ficou ao lado do Palácio Presidente Vargas e em oposição ao novo presidente da Assembleia, Valter Araújo. Chiquilito se colocou como um nome confiável da turma “confunciana”, de quem pode tentar apoio, se candidato.

 

MAIS ESPAÇO

Com a saída do PT do grupo aliado a Confúcio, se fortalece a posição do PDT, que já tem o vice-governador (Airton Gurgacz) e o senador Acir Gurgacz, principal líder do partido no Estado. Os pedetistas começarão a ocupar cada vez mais espaço na administração estadual. Acir, aliás, é nome sempre citado como futuro candidato ao governo. Tem cacife.

 

OLHO NO FUTURO

Terminada a disputa interna pela Assembleia, começa agora a corrida pelas Prefeituras. Vários deputados eleitos estão de olho na eleição de 2012 e vão tentar comandar seus municípios. Há ao menos meia dúzia entre os atuais parlamentares que vão concorrer nas próximas eleições municipais. Incluindo o presidente Valter Araújo.  

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)