Sábado, 4 de abril de 2009 - 06h51
DILMA NÃO ESTÁ PRÁ BRINCADEIRA:
O JOSÉ DIRCEU E O PT QUE O DIGAM
A vinda a Rondônia, ontem, do ex-deputado José Dirceu, ainda um homem forte do PT, foi mais uma demonstração clara do quanto o partido e principalmente seu principal líder, o presidente Lula, apostam na candidatura de Dilma Roussef à Presidência. Ainda muito respeitado entre seus companheiros, José Dirceu falou aqui e tem falado em todo o país com entusiasmo no nome de Dilma Roussef. No mesmo tom de Lula, de vários ministros e nomes de proa no comando no partido e do país. Dilma, que quando escolhida pelo Presidente como o nome da sua preferência à sucessão chegou a ser vista como uma alternativa inviável, tem demonstrado na prática que a teoria é outra. Em várias pesquisas ela tem crescido, enquanto seu principal oponente José Serra ou estagna ou caiu um pouco. Quem ninguém se surpreenda com a “dama de ferro” brasileira. Nas urnas, em 2010, ela pode ser uma grande surpresa para os que ainda acham que ela não terá fôlego para chegar ao comando do país. Quem aposta nessa hipótese pode estar se enganando. E muito.
É TIZIU
Por aqui, já há algumas certezas. Uma delas é que o companheiro de dobradinha do governador Ivo Cassol para a disputa das duas cadeiras ao Senado será o empresário e deputado Tiziu Jidalias, do PMDB.
DOBRADINHA
Tiziu, que não reza pela mesma cartilha que a coordenação regional do seu partido, é o atual líder do governo na Assembléia. Já teria fechado um acordo com Cassol para que ambos saiam pelo Estado, juntos, em busca dos votos para levá-los ao Congresso, no ano que vem.
TEATRO
Não há artistas melhores do que alguns políticos. Como sempre aconteceu, gente que se abraça e saúda efusivamente – por exemplo, no plenário da Assembléia - quando se afasta diz cobras e lagartos uns dos outros.
SERPENTUÁRIO
Nessa semana, um nome muito conhecido da ALE não poupava críticas a seus pares. A quem, poucas horas antes, havia abraçado e saudado. Além da arte de engolir sapos, a política é também a arte da dança no meio do serpentário.
ESQUENTOU
O clima esquentou em encontro sobre a Flona Bom Futuro, esta semana, em Porto Velho. Em determinado momento, não fosse a turma do deixa disso, o deputado federal Ernanes Amorim e o prefeito Roberto Sobrinho poderiam ter trocado o campo das idéias pelo de batalha.
ESFRIOU
No final, contudo, os ânimos se acalmaram e os dois até trocaram cumprimentos, como se esperava de duas lideranças políticas. Mas o temperamento de Amorim e o de Sobrinho não é fácil. Os dois não levam desaforo. Daí para a discussão, é um passo.
ABELHEIRO
O deputado Miguel Sena (PV), voltou a mexer no abelheiro. Quer o fim do pagamento do auxílio moradia a juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça, promotores e procuradores do Ministério Público; conselheiros do Tribunal de Contas, governador, vice e deputados estaduais.
SEM MEDO
Miguel, que está em conflito com o MP há muito tempo, abriu mão do próprio auxílio-moradia e já avisou: não tem medo de represálias. E mais uma vez voltou a destacar que já abriu mão oficialmente de seu sigilo bancário, fiscal e telefônico. Nada teme, o Miguelzinho!
TUDO MUDA
Clima de romance no ar. O presidente americano Barak Obama e o presidente Lula andam trocando elogios como poucas vezes se viu entre dois chefes de Estado. E agora, sem brincadeira: quando se imaginava um presidente da esquerda ouvindo tantas mesuras e as devolvendo a um chefe de estado norte-americano?
NOS DISTRITOS
Depois de Jacy- Paraná será a vez de Fortaleza do Abunã a receber uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Porto Velho. O encontro está agendado para o próximo dia 27. Em Extrema haverá outra reunião mas no mês de maio.
CAVALO AZUL
Os vereadores porto-velhenses querem mostrar serviço também para as populações dos distritos. Já é um avanço em relação à legislatura anterior, onde a presença de membros do legislativo municipal era tão rara quanto cavalo azul voando.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr