Quinta-feira, 4 de dezembro de 2008 - 06h21
CATARINENSES ESPERAM POR PELO MENOS DOIS MILHÕES DE TURISTAS
Há as dezenas de vidas perdidas, há os prejuízos econômicos que, só no porto de Itajaí chegam a 35 milhões de dólares por dia. Há a dor, o sofrimento, a luta pelo recomeço. O povo de Santa Catarina precisa mais do que nunca do restante do Brasil para se reerguer. E é vital que o turismo, responsável por 9% do PIB do Estado, não seja prejudicado. Pelo contrário. Brasileiros de todos os quadrantes, se quiserem mesmo ajudar a reconstrução, devem programar as maravilhosas praias catarinenses e suas cidades com jeito de Europa no seu calendário de férias desse ano. Só assim, pelo menos repetindo os 2 milhões de turistas que recebeu entre outubro de 2007 e setembro de 2008, faturando algo em torno de 10 bilhões de reais, é que os catarinenses sentirão que seus irmãos brasileiros não só estão solidários como também continuarão ao seu lado. As cidades do litoral não foram atingidas pela tragédia, a infra-estrutura de Florianópolis está intacta. Em Blumenau, onde houve muitas perdas, pelo menos a estrutura para o turismo deve se recuperar em poucas semanas. Portanto, malas prontas e, todos para ajudar o turismo e a economia de Santa Catarina!
BATOM NA CUECA
O caso do pagamento de mais de 4 milhões de reais para conselheiros e ex-conselheiros do Tribunal de Contas ainda vai render muito assunto. É típico caso de batom na cueca. Não parece haver explicação plausível para um caso como esse.
COMPLICOU
Mesmo com todos os argumentos legais, fica complicado para a população entender um benefício desse tamanho para apenas algumas pessoas. O TCE-RO vai passar longo tempo tentando justificar porque pagou essa grana toda.
OS ANTIGOS...
Batalha dura nos bastidores pela presidência da Câmara de Vereadores. Autocandidatos, Zequinha Araújo e Ramiro Negreiros querem o cargo e estão reunindo forças em torno de seus nomes. Até agora, não há sinais claros de que os dois tenham apoios consistentes.
...E OS NOVOS
Já o novo grupo de eleitos, entre eles Marcelo Reis e Jean Oliveira, têm planos completamente diferentes. Querem compor um bloco em que a mesa diretora não tenha nomes da legislatura passada. Também estão trabalhando duro para formar uma chapa só de novos.
ALELUIA!
Até que enfim! Depois de construir e inaugurar um elefante branco, até hoje sem qualquer serventia, o governo oficializa o concurso para contratar 250 agentes penitenciários que vão trabalhar no presídio federal de Porto Velho.
ESSE É O BRASIL
Há quase um ano concluída, a obra não tem qualquer serventia, porque foi construída – e terminada – antes da contratação de funcionários para cuidar dos presos de alta periculosidade que devem vir para o presídio. Só no Brasil mesmo que acontece uma coisa dessas!
CENSURA VOLTA
Mais realista que o rei, o Ministério Público de São Paulo encontrou uma forma simples e objetiva de censurar a imprensa. Entrou com ação exigindo multa de mais de 1,5 milhão de reais de multa à Rede TV, por ter exibido – e dado um furo jornalístico na concorrência – reportagem sobre o caso da menina Eloá, assassinada barbaramente por um celerado há algumas semanas.
LEGÍTIMA DEFESA
A emissora conseguiu colocar no ar entrevista com o bárbaro assassino um dia antes do crime. O MP não pediu pena mais rigorosa para o bandido. Mas se preocupa muito com os direitos humanos dos criminosos e ainda recentemente inocentou um promotor que matou friamente um jovem com 12 tiros. Isso pode. Mas liberdade de imprensa, aí não!
CRISE EM PAUTA
Competente e respeitado em todo o país, o secretário estadual de Planejamento, João Carlos Ribeiro, preside hoje e amanhã em Florianópolis mais uma reunião nacional de secretários da sua área. Na pauta, a crise mundial que se aproxima. E, sem dúvida, a situação alarmante que vive o povo catarinense.
NÃO É MAROLA
Por falar em crise, ela está chegando. Não como marola, conforme previu com otimismo o presidente Lula. Mas como uma onda forte. Não ainda como temporal ou tsunami, como calculavam os mais pessimistas mas mesmo assim preocupante. Já há setores, como o da produção de veículos, que já estão demitindo em pleno mês de dezembro.
Fonte: Sergio Pires/Gentedeopinião
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe
De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr