Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 - 18h29
NOVO RECORDE: LULA TEM MAIS QUE
A SOMA DE TODOS OS OUTROS NOMES
Muito antes de 2010, todas as semanas pesquisas apontam para José Serra, bem à frente e Dilma Roussef, como os principais nomes para a Presidência. Nos últimos dias, pelas pesquisas, Serra caiu um pouco e Dilma subiu um pouco. Nada que ultrapasse a margem de erro. Mais de 30 pontos percentuais ainda separariam os dois, caso a eleição fosse agora. Mas nem Serra, nem Dilma, nem Heloísa Helena, nem Ciro Gomes e outros menos cotados, juntos, chegam à popularidade, com novo recorde, atingida pelo presidente Lula. Ele chegou à impressionante marca de mais de 82% por cento de popularidade. É por isso que no Congresso, mesmo contra a opinião do próprio Presidente, há os que acham que ele deveria poder disputar um terceiro mandato. Se a voz do povo é a voz de Deus, Lula certamente seria Presidente de novo. Mas ele não aceita nem falar no assunto. No final, o brasileiro parece que terá que optar sobre uma mudança radical nos planos de governo, com Serra, ou a continuidade dos projetos de Lula, com Dilma. Isso, é claro, se o quadro não mudar em nada até 2010.
MUDANDO
O governador Cassol passou do discurso à ação. Troca hoje de manhã o comando da Polícia Ambiental, sediada em Candeias do Jamary. Até agora ele não engoliu o caso da vinda do ministro Carlos Minc, que fechou madeireiras que usavam madeira de reserva estadual, sem que a Ambiental soubesse do assunto. Foi a gota d´água.
ESTÁ GRAVADO
Antes de eleito para presidir a Câmara Federal, Michel Temer prometeu ao seu colega, o deputado Lindomar Garçon que priorizaria a votação da PEC da Transposição dos servidores do ex-Território Federal. Gravou entrevista inclusive para a TV Candelária,-Record de Porto Velho dando sua palavra.
VAI ANDAR
Eleito, Temer já foi procurado por Garçon e reafirmou a promessa. Lembrou inclusive que já escreveu pelo menos dois livros sobre os ex-Territórios brasileiros, que conhece o assunto a fundo e que, dessa vez, a PEC da Transposição vai andar no Congresso. Garçon anda comemorando.
NA BOA
Sempre bem humorado, Odair Cordeiro reagiu com uma brincadeira ao saber que há conversas de que ele, um dos petistas mais antigos do Estado, poderia disputar o comando do PT regional com Eduardo Valverde, um dos seus mais antigos companheiros.
APOIO
“Se o Eduardo for candidato a dançarina e depender do meu voto, pode ir comprando a roupa para a festa”, brincou Odair. Quis dizer, claramente, que não disputaria nada com Valverde mas sim o apoiaria em qualquer eleição.
“NÓS FORA!”
Outro assunto pendente é a coordenação da bancada federal. Pelo menos dois parlamentares sondados já disseram que não querem nem ouvir falar no assunto. Pode ser até que o atual coordenador, o petista Eduardo Valverde fique mais algum tempo na função. Até ontem, tudo continuava sem definição.
SONHO DISTANTE
Dois dos nomes mais conhecidos que disputaram a Câmara de Porto Velho e não levaram, ficam cada vez mais distante de assumir suas vagas. Tanto o caso da ex-vereadora Sandra Moraes quanto do ex-secretário de Obras da Prefeitura, Edison Silveira, continuam parados na Justiça. Sem solução à vista.
NÃO REPERCUTIU
Se tivesse cometido qualquer deslize, a Assembléia Legislativa certamente estaria de volta à mídia nacional. Mas como está agindo com correção, como deu exemplo do país, economizando mais de 60 milhões de reais em dois anos, aí a notícia não interessa. Não houve repercussão nacional porque a notícia é boa. Se fosse ruim...
SEM APOIO
O PDT, vira e mexe, tenta encontrar espaço na política de Porto Velho e do Estado. Como só tem um líder, o partido não consegue se espraiar e fortalecer. Agora, na Capital, os pedetistas querem participar do governo do PT, que dizem ter apoiado. Até agora não levaram nada.
CRESCENDO
Já o PTN tem novo comandante. É o deputado Luiz Cláudio, um dos nomes que mais tem se destacado na Assembléia. O partido, ainda nanico, anda crescendo em vários municípios. Já ganhou, por exemplo, a Prefeitura de Ouro Preto, com Alex Testoni. E quer muito mais a partir deste ano.
Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno
Rocha faz discurso na COP 29 e pergunta: “quem vai pagar para que a floresta fique em pé”?
Depois da China, o Azerbeijão. O périplo internacional do governador Marcos Rocha, que começou na Feira Internacional de Importação e Expor