Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 05/07/09


Primeira Mão - 05/07/09 - Gente de Opinião

DEPENDENDO DA FONTE, SOMOS VILÕES
OU MOCINHOS EM RELAÇÃO À FLORESTA


Certamente querem nos enlouquecer! As informações, contrainformações e desinformações relacionadas com a Amazônia e com Rondônia, vindas de fontes confiáveis e desconfiáveis chegam a todo o momento, vindos pela mídia. Dependendo de onde elas vêm, a floresta está sendo violentamente devastada ou está sendo recuperada. Se vem do governo do Estado, ficamos sabemos que houve um acordo para que as famílias da área da Flona Bom Futuro, que vivem há anos na região, não precisarão mais sair de lá. Se a informação vem do Ibama, o que nos chega é que os fiscais continuam aplicando multas violentas, apesar do acordo. Um pobre coitado que vive da terra recebeu, dias desses, uma multa de 600 mil reais e teve que ser amarrado para não transformar em tragédia toda a fúria que sentiu por causa da injustiça. ONGs que pululam na região – e elas são dezenas de milhares – divulgam relatórios contraditórios, uns dizendo que estamos desmatando menos, outros que estamos destruindo toda a floresta. Uns dizem que Rondônia desmata cada vez mais, enquanto relatórios oficiais do governo apontam que somos o único Estado onde 70% das áreas de floresta são preservados. Dependendo da origem da notícia e da visão política ou interesses em jogo, ou somos vilões e destruidores ou somos mocinhos, amigos da floresta. Um dia, quem sabe, saberemos exatamente qual a verdade. Por enquanto, o caminho é ignorar as bobagens interesseiras divulgadas por ONGs internacionais de olho nas nossas riquezas. O resto a gente vai depurando até encontrar alguma coisa próxima da realidade. 

EQUILÍBRIO

Uma das vozes mais respeitadas da Assembléia, o deputado Jesualdo Pires (PSB), em entrevista ao programa Candelária Debate, da TV Candelária, analisou o quadro político atual. Equilibrado, como é seu estilo, Jesualdo destacou que uma mudança no governo, agora, seria desastrosa para o Estado.

GRAVES DANOS

E foi mais longe: lembrou que a eleição é daqui a pouco mais de um ano. Aí sim, alegou, os partidos podem lançar seus candidatos, montar seus palanques e apresentar suas propostas. Mudar agora seria negativo sob todos os aspectos e poderia causar graves prejuízos ao Estado, num momento em que Rondônia vive uma fase ingualável de crescimento.

DIFERENTE

Outro deputado, Ribamar Araújo, do PT, elogiado até por seu adversário político Ivo Cassol, disse essa semana que não muda seu estilo. Não aceita conchavos, acordos espúrios e muita menos mutretas na política. “Muitas vezes sou prejudicado por essas posições. Pois prefiro o prejuízo do que fazer qualquer coisa que não seja ética, moral ou que vá contra os interesses do povo”, reafirmou.

O ESCOLHIDO

Caso o TSE decida mesmo tirar o governador Cassol do poder, ele ainda terá pelo menos dois meses antes de que um recurso ao Supremo seja julgado. Afora isso, ainda poderá ser o escolhido pela Assembléia para cumprir um mandato tampão. A lei prevê que a ALE pode escolher qualquer cidadão para o cargo.

SÓ NO PAPEL

Se forem somadas as penas dos 39 presos perigosos transferidos para a o presídio de segurança máxima da Capital, chega-se perto de mil anos. Pelo menos meia dúzia têm condenações que vão de 50 a 240 anos. Mas é sempre bom lembrar que ninguém pode, no Brasil, ficar preso por mais de 30 anos. E ainda há os benefícios da progressão da pena. Portanto...

QUALIDADE

É o último dia do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Neste domingo encerra uma das grandes festas dos últimos tempos, inclusive com uma melhora acentuada na qualidade das apresentações das quadrilhas e bois-bumbás. Para 2010, contudo, ainda não se sabe onde o arraial será realizado. Perto da Esplanada das Secretarias, foi a última vez.

AGORA VAI?

O presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer, disse pela enésima vez que a PEC da Transposição dos servidores do ex-Território vai à votação. No encontro com representantes da bancada federal e sindicalistas Temer garantiu que o projeto será votado em agosto. O mesmo, aliás, que ele disse no ano passado e no início deste ano. Marcou data mas a votação não saiu. Será que sai agora?

COFRES CORROÍDOS

É sempre bom lembrar que o caso da transposição – Rondônia é o único estado que foi Território Federal ainda não beneficiado por essa medida – e o caso da dívida absurda do Beron arrastam-se há anos no Congresso e não saem do lugar. Não há vontade política para resolver os dois dos maiores problemas que corróem as finanças do Estado.

ORAÇÕES

A meteorologia informa que, finalmente, está começando o verão na Amazônia e as chuvas vão parar de vez. Em Porto Velho, o prefeito Sobrinho acende vela para todos os santos para conseguir todas as obras que estão em andamento, muitas delas, segundo ele, atrasadas em função da violência do inverno deste ano. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)