Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 06/02/09


Primeira Mão - 06/02/09 - Gente de Opinião 
BAFÔMETRO VAI SER USADO NA
FISCALIZAÇÃO NO RIO MADEIRA

 

Parece incrível mas é verdade. Há  muitos barcos que navegam pelo rio Madeira cheios de passageiros e cargas que são muitas vezes pilotados por gente embriagada. Terrível mas verdadeiro, segundo investigações realizadas nos últimos meses. A Delegacia Fluvial de Porto Velho não teve outro caminhoa não ser começar a fiscalizar com rigor, inclusive utilizando o bafômetro, para pegar quem passa dos limites no álcool. Como no trânsito das ruas, onde o motorista que bebe e é pego sofre pesadas sanções, o piloto de qualquer tipo de barco também tem normas rígidas a seguir, sob pena de também acabar mal. O novo comandante da Delegacia, Ubirajara Luberiaga, já anunciou: vai realizar, com sua equipe, uma série de blitz contra o álcool e agirá com todo o rigor que a lei determina. Quem for pego na fiscalização com níveis de álcool acima do permitido poderá não só perder sua licença para trabalhar como corre o risco de parar na cadeia. O aviso está dado! 

 

ROLO DOS GRANDES

Quem conhece o governador Cassol sabe que ele vai mandar esclarecer, muito bem esclarecido, o caso dos computadores do governo apreendidos numa Lan House, em Ji-Paraná. É quando descobre uma malandragem dessa que Cassol roda a baiana. Vai sobrar prá quem está envolvido no rolo.

 

NÃO TEM SEGREDO

O deputado Ribamar Araújo, do PT, não pára. Dois anos antes da reeleição, ele percorre várias regiões na área rural, onde muitos políticos só vão na época de corrida atrás do voto. Depois, quando as urnas se abrem, alguns perguntam como o Ribamar consegue se eleger sempre. Não tem segredo. É trabalho duro.

 

ERRO CRASSO

Alguém menos informado poderia imaginar que a rivalidade entre Rondônia e Acre poderia ter diminuído. Quem achou isso está redondamente enganado. Veja-se o caso do senador Sibá Machado. O acreano foi indicado para representar Rondônia na estrutura de comando que coordena as obras das usinas do Madeira. E então quebrou o pau!

 

TODOS OS LADOS

Com exceção da voz isolada do deputado federal Eduardo Valverde, a indicação do acreano Sibá como representante rondoniense transformou-se num assunto em que as críticas são cada vez mais duras. De todos os lados.

 

E OS NOSSOS?

Uma questão central é que, sem dúvida alguma, há dezenas de pessoas em Rondônia com grande capacidade para nos representar no cargo. Sibá deveria, se fosse o caso, falar em nome do seu estado. No nosso, não precisamos.

 

PARTO ANTECIPADO?

O Partido dos Trabalhadores de Rondônia elege seus novos comandantes em novembro deste ano. Faltam nove meses para a disputa mas o parto está sendo apressado. Tem candidato sobrando. É que os eleitos vão comandar o processo eleitoral de 2010.

 

VERGONHA

Tem que ter todo o cuidado, para não acabar preso, porque para quem não dizer as coisas direitinho, pode sobrar processo. Aqueles bandidões, assassinos, estupradores que atacam até famílias inteiras, têm que ser nominados como “menores infratores”. Não dá vontade de vomitar?

 

APELIDOS

Por falar nisso, Porto Velho vai ganhar uma casa para detenção de “adolescentes em conflito com a lei”. É impressionante os apelidos que a lei brasileira obriga a gente da dar a bandidão, não importa o tamanho nem idade. Eles podem fazer o que quiserem contra a população e nós temos que cuidar deles. Senão, nós é que podemos ser considerados criminosos.

 

DESNUTRIÇÃO

Enquanto o governo da Bolívia investe pesado na política, em mudanças na sua Constituição, na reeleição do atual Presidente Evo Morales, o povo anda de mal a pior. A UNICEF denuncia que cerca de 25% das crianças bolivianas com menos de dois anos estão desnutridas.

 

SEM LEITE

Apesar do país estar vivendo mais em função de política e discursos ideológicos, há questões na Bolívia que são impressionantes, pela ignorância. Na zona rural, por exemplo, a maioria das mães não dá o leite materno aos seus bebês porque acreditam que o leite faz mal. Não é perto do inacreditável?

 

FALTA POUCO

Estamos a menos de três semanas para o início oficial do ano no Brasil. Tão logo termine o carnaval, a gente cai na realidade. Até lá, é festa e festa.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

          A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

          De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)