Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 07/01/09


Primeira Mão - 07/01/09 - Gente de Opinião 
UM NINHO QUE ESTÁ PRESTES A
MUDAR DE MÃOS EM RONDÔNIA

Uma das poucas novidades nos meios políticos do Estado pode ser, para surpresa geral, o PSDB. Um partido que já foi forte no Estado – quando tinha Cassol e Cia. como tucanos – ele foi se esfacelando, até tornar-se quase uma sigla de menor importância. Dirigido atualmente pelo ex-deputado federal e ex-presidente do Ibama nacional, Hamilton Casara, o partido, para Rondônia, volta a ter importância por causa da ascensão de José Serra, governador de São Paulo, como até agora o preferido pelos brasileiros para a Presidência em 2010. O pessoal de Casara, adversário de Cassol, tenta manter o controle tucano. Está difícil, até porque há muito poucos membros do PSDB em posição de destaque no cenário estadual, nesse momento. O deputado estadual Euclides Maciel (foto) está no ninho tucano há pouco tempo mas tem sido apontado como um nome que poderia conciliar interesses hoje contraditórios, inclusive trazendo de volta, há quem imagine, o próprio Cassol, o senador Expedito Júnior e outros nomes fortes na política estadual. Tudo por enquanto está sendo comentado apenas como possibilidade e conversa de bastidor. Mas que o controle do PSDB rondoniense está prestes a trocar de mãos, não existe dúvida alguma.

 

CHORO BOM

O início de ano teve uma grande notícia, que causou alívio a todos os rondonienses. A menina Ana Clara, que sumira no dia 1º, foi encontrada com vida e bem em Ariquemes. A coisa foi tão emocionante que até experientes policiais, como o delegado Cezar Pizzano, choraram de alegria.

 

ATÉ QUE ENFIM

Amanhã, finalmente, o deputado Chico Paraíba assume sua vaga no Tribunal de Contas do Estado. Teve que esperar mais de 15 meses para ocupar uma cadeira que a Assembléia Legislativa lhe outorgou, dentro da legislação. Uma decisão judicial de primeira instância, até hoje não compreendida, impediu que a lei fosse cumprida até agora.

 

NOVAS CARAS

Paraíba renuncia à sua cadeira de deputado e assume cargo vitalício no TCE. Na mesma solenidade, que acontece amanhã pelo manhã no auditório do TCE, assumem dois novos deputados. Edson Martins de Paula vai para a vaga de Paraíba. E José Eurípedes Clemente, o Lebrão, para a do agora prefeito Alex Testoni.

 

NADA CERTO

Não há ainda, pelo menos oficialmente, qualquer decisão sobre quem será o novo coordenador da bancada rondoniense no Congresso. O deputado Eduardo Valverde, que ocupa o cargo, acha que tem que haver rodízio. Até ontem, contudo, não havia aparecido novo nome para a coordenação.

 

DUAS VITÓRIAS

 Já o deputado federal Lindomar Garçon conseguiu duas vitórias políticas importantes na última semana: uma na poderosa Federação das Indústrias do Estado, a Fiero. E outra na Câmara Municipal de sua cidade, Candeias do Jamary.

 

NA 25ª HORA

No caso da Fiero a situação foi complicada. Garçon conseguiu, na vigéssima quinta hora, os apoios necessários para a eleição do seu candidato, o empresário Denis Baú, quando poucos acreditavam nessa possibilidade. O deputado teve também o aval do Palácio Presidente Vargas, na sua empreitada.

 

EM CANDEIAS

Na Câmara Municipal de Candeias, o prefeito recém empossado Dinho estava com a eleição da mesa diretora praticamente perdida. Garçon entrou na jogada e conseguiu reverter o quadro na última hora, elegendo um aliado para a presidência. Ou seja, duas vitórias políticas em menos de uma semana.

 

TEM EXPLICAÇÃO?

No reiveillon quase que uma festa para 14 mil pessoas não saiu porque, na última hora, a mesma comissão mudou seu parecer e determinou que autorização não fosse conseguida. É uma situação que até agora continua sem explicação razoável, já que a Justiça de imediato autorizou a comemoração.  

 

BYE BYE INCRA!

A criação do Instituto de Regularização Fundiária da Amazônia (Irfam), está prestes a se tornar realidade. Um dos resultados disso será o esvaziamento total do Incra, que há mais de duas décadas não concede nenhum documento de posse definitiva da terra na região.

 

CARGUINHOS

O Irfam já vem também com os tradicionais defeitos dos órgãos públicos. Vai abrir nada menos que 425 carguinhos em comissão – aqueles para os apaniguados – e poderá contratar em regime temporário, ou seja, também sem concurso, nada menos do que 1.800 técnicos. Depois não sabem para onde vai toda a grana de impostos que o governo arrecada.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com
ibanezpvh@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

Cenas criadas pela inteligência artificial criam mensagem de Natal e Ano Novo onde os adversários se abraçam

          Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis

          Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

Indo cada vez mais para o fundo do poço: agora, foi um comandante da PM preso por aliança com traficantes

          A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

Marcos Rocha vê boas perspectivas para Rondônia com o acordo da União Europeia e o Mercosul. Mas com um pé atrás!

          De um lado, otimismo, porque tudo o que pode ajudar Rondônia a crescer, ir em frente, gerar emprego e renda é importante para ele. De outr

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)